A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20409 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_e2e58df3b7f96650b68e9c28ca4a898b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12809 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9 ano do ensino fundamental2018-06-00Aurea Suely Zavam39929272704http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D081517203368http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4264294Z5Fernanda Maria Da Serra CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBRProduÃÃo escrita GÃneros textuais SequÃncia didÃtica CrÃnicasWritten production Genres Didactic sequence ChroniclesLETRASCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior O presente trabalho versa sobre o desenvolvimento da competÃncia escrita de alunos do 9 ano do Ensino Fundamental, por meio de uma sequÃncia didÃtica aplicada ao gÃnero crÃnica, visando proporcionar avanÃos no processo de redigir. Para o aporte teÃrico, dÃ-se preferÃncia Ãs abordagens de gÃnero na perspectiva de Bakhtin (2011), Bazerman (2009), Bazerman e Miller (2011) e Marcuschi (2015). A metodologia envolve uma pesquisa-aÃÃo, conforme elucidaÃÃes de Gil (2008). O procedimento se dà pela aplicaÃÃo de uma sequÃncia didÃtica inspirada em contribuiÃÃes de Dolz, Noverraz e Schneuwly ([2004] 2013), Swiderski e Costa- HÃbes (2009), Lopes-Rossi (2011), Vieira (2005) e Serafini (2003), com vista ao aprendizado de produÃÃo de texto do gÃnero crÃnica sob a Ãtica da escrita como processo. Por meio das atividades de leitura e escrita de crÃnicas, percebe-se que os alunos refletiram sobre os procedimentos de escritor, sensibilizaram mais o seu olhar para o cotidiano e ampliaram o conhecimento de sua competÃncia linguÃstica. Acredita-se que propiciar situaÃÃes de aprendizagem apresentando-as nÃo como um fardo, mas com a graÃa â apesar do necessÃrio investimento pedagÃgico â que a escrita pode vir a ter, garante, assim, que os alunos concluam o Ensino Fundamental tendo a oportunidade de elaborar textos consoantes ao seu direito de serem proficientes em sua lÃngua materna.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20409application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:49Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental |
title |
A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental Fernanda Maria Da Serra Costa ProduÃÃo escrita GÃneros textuais SequÃncia didÃtica CrÃnicas Written production Genres Didactic sequence Chronicles LETRAS |
title_short |
A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental |
title_full |
A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental |
title_sort |
A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental |
author |
Fernanda Maria Da Serra Costa |
author_facet |
Fernanda Maria Da Serra Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aurea Suely Zavam |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
39929272704 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
81517203368 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4264294Z5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernanda Maria Da Serra Costa |
contributor_str_mv |
Aurea Suely Zavam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ProduÃÃo escrita GÃneros textuais SequÃncia didÃtica CrÃnicas |
topic |
ProduÃÃo escrita GÃneros textuais SequÃncia didÃtica CrÃnicas Written production Genres Didactic sequence Chronicles LETRAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Written production Genres Didactic sequence Chronicles |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LETRAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho versa sobre o desenvolvimento da competÃncia escrita de alunos do 9 ano do Ensino Fundamental, por meio de uma sequÃncia didÃtica aplicada ao gÃnero crÃnica, visando proporcionar avanÃos no processo de redigir. Para o aporte teÃrico, dÃ-se preferÃncia Ãs abordagens de gÃnero na perspectiva de Bakhtin (2011), Bazerman (2009), Bazerman e Miller (2011) e Marcuschi (2015). A metodologia envolve uma pesquisa-aÃÃo, conforme elucidaÃÃes de Gil (2008). O procedimento se dà pela aplicaÃÃo de uma sequÃncia didÃtica inspirada em contribuiÃÃes de Dolz, Noverraz e Schneuwly ([2004] 2013), Swiderski e Costa- HÃbes (2009), Lopes-Rossi (2011), Vieira (2005) e Serafini (2003), com vista ao aprendizado de produÃÃo de texto do gÃnero crÃnica sob a Ãtica da escrita como processo. Por meio das atividades de leitura e escrita de crÃnicas, percebe-se que os alunos refletiram sobre os procedimentos de escritor, sensibilizaram mais o seu olhar para o cotidiano e ampliaram o conhecimento de sua competÃncia linguÃstica. Acredita-se que propiciar situaÃÃes de aprendizagem apresentando-as nÃo como um fardo, mas com a graÃa â apesar do necessÃrio investimento pedagÃgico â que a escrita pode vir a ter, garante, assim, que os alunos concluam o Ensino Fundamental tendo a oportunidade de elaborar textos consoantes ao seu direito de serem proficientes em sua lÃngua materna. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20409 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295238877347840 |