A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Maria Da Serra Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20409
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_e2e58df3b7f96650b68e9c28ca4a898b
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12809
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9 ano do ensino fundamental2018-06-00Aurea Suely Zavam39929272704http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D081517203368http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4264294Z5Fernanda Maria Da Serra CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBRProduÃÃo escrita GÃneros textuais SequÃncia didÃtica CrÃnicasWritten production Genres Didactic sequence ChroniclesLETRASCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior O presente trabalho versa sobre o desenvolvimento da competÃncia escrita de alunos do 9 ano do Ensino Fundamental, por meio de uma sequÃncia didÃtica aplicada ao gÃnero crÃnica, visando proporcionar avanÃos no processo de redigir. Para o aporte teÃrico, dÃ-se preferÃncia Ãs abordagens de gÃnero na perspectiva de Bakhtin (2011), Bazerman (2009), Bazerman e Miller (2011) e Marcuschi (2015). A metodologia envolve uma pesquisa-aÃÃo, conforme elucidaÃÃes de Gil (2008). O procedimento se dà pela aplicaÃÃo de uma sequÃncia didÃtica inspirada em contribuiÃÃes de Dolz, Noverraz e Schneuwly ([2004] 2013), Swiderski e Costa- HÃbes (2009), Lopes-Rossi (2011), Vieira (2005) e Serafini (2003), com vista ao aprendizado de produÃÃo de texto do gÃnero crÃnica sob a Ãtica da escrita como processo. Por meio das atividades de leitura e escrita de crÃnicas, percebe-se que os alunos refletiram sobre os procedimentos de escritor, sensibilizaram mais o seu olhar para o cotidiano e ampliaram o conhecimento de sua competÃncia linguÃstica. Acredita-se que propiciar situaÃÃes de aprendizagem apresentando-as nÃo como um fardo, mas com a graÃa â apesar do necessÃrio investimento pedagÃgico â que a escrita pode vir a ter, garante, assim, que os alunos concluam o Ensino Fundamental tendo a oportunidade de elaborar textos consoantes ao seu direito de serem proficientes em sua lÃngua materna.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20409application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental
title A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental
spellingShingle A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental
Fernanda Maria Da Serra Costa
ProduÃÃo escrita
GÃneros textuais
SequÃncia didÃtica
CrÃnicas
Written production
Genres
Didactic sequence
Chronicles
LETRAS
title_short A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental
title_full A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental
title_fullStr A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental
title_sort A produÃÃo escrita de crÃnicas em sala de aula do 9Â ano do ensino fundamental
author Fernanda Maria Da Serra Costa
author_facet Fernanda Maria Da Serra Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aurea Suely Zavam
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 39929272704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 81517203368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4264294Z5
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernanda Maria Da Serra Costa
contributor_str_mv Aurea Suely Zavam
dc.subject.por.fl_str_mv ProduÃÃo escrita
GÃneros textuais
SequÃncia didÃtica
CrÃnicas
topic ProduÃÃo escrita
GÃneros textuais
SequÃncia didÃtica
CrÃnicas
Written production
Genres
Didactic sequence
Chronicles
LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Written production
Genres
Didactic sequence
Chronicles
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LETRAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho versa sobre o desenvolvimento da competÃncia escrita de alunos do 9 ano do Ensino Fundamental, por meio de uma sequÃncia didÃtica aplicada ao gÃnero crÃnica, visando proporcionar avanÃos no processo de redigir. Para o aporte teÃrico, dÃ-se preferÃncia Ãs abordagens de gÃnero na perspectiva de Bakhtin (2011), Bazerman (2009), Bazerman e Miller (2011) e Marcuschi (2015). A metodologia envolve uma pesquisa-aÃÃo, conforme elucidaÃÃes de Gil (2008). O procedimento se dà pela aplicaÃÃo de uma sequÃncia didÃtica inspirada em contribuiÃÃes de Dolz, Noverraz e Schneuwly ([2004] 2013), Swiderski e Costa- HÃbes (2009), Lopes-Rossi (2011), Vieira (2005) e Serafini (2003), com vista ao aprendizado de produÃÃo de texto do gÃnero crÃnica sob a Ãtica da escrita como processo. Por meio das atividades de leitura e escrita de crÃnicas, percebe-se que os alunos refletiram sobre os procedimentos de escritor, sensibilizaram mais o seu olhar para o cotidiano e ampliaram o conhecimento de sua competÃncia linguÃstica. Acredita-se que propiciar situaÃÃes de aprendizagem apresentando-as nÃo como um fardo, mas com a graÃa â apesar do necessÃrio investimento pedagÃgico â que a escrita pode vir a ter, garante, assim, que os alunos concluam o Ensino Fundamental tendo a oportunidade de elaborar textos consoantes ao seu direito de serem proficientes em sua lÃngua materna.
description CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20409
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295238877347840