Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TeÃfilo Roberto da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20738
Resumo: A presente pesquisa buscou demonstrar a viabilidade teÃrico-metodolÃgica de uma interface tripla entre a teoria de frame de Barsalou (1992b), a Teoria da MetÃfora Conceitual (TMC), de Lakoff e Johnson (1980, 1999), e a noÃÃo de estruturas simbÃlicas, conforme Langacker (1987, 2008). A interface foi operacionalizada para identificar a forma como aprendizes de lÃngua inglesa â alunos de graduaÃÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà â utilizam metÃforas para compreender o processo de aprendizagem da lÃngua. Os dados analisados consistem em discussÃes transcritas, coletadas em dois grupos focais. Todos os informantes foram participantes do programa CiÃncia sem Fronteiras em paÃses de lÃngua inglesa. O aporte teÃrico consiste numa interface da Teoria da MetÃfora Conceitual (TMC), de Lakoff e Johnson (1980, 1999), com a perspectiva de frames de Barsalou (1992b). Para os procedimentos analÃticos, a interface teÃrico-metodolÃgica se viabilizou pelo conceito de estrutura simbÃlica (LANGACKER, 1987, 2008). Neste sentido, o presente estudo nÃo considera a unidade lexical como unidade de anÃlise: sua unidade de anÃlise à a estrutura simbÃlica, que nÃo se manifesta necessariamente em unidade lexical. Neste aspecto, a pesquisa se distancia da tendÃncia comum aos estudos da metÃfora. A diversidade das experiÃncias dos informantes nos permitiu identificar conceitualizaÃÃes em contexto de aprendizagem instrucional e em contexto de aprendizagem nÃo instrucional. No primeiro caso, as anÃlises revelaram a predominÃncia de compreensÃes negativas com metÃforas fortemente fundamentadas na noÃÃo de objeto. No segundo caso, predominaram compreensÃes positivas da aprendizagem, e as metÃforas emergentes consistentemente baseadas na noÃÃo de movimento. Essas caracterÃsticas se apresentaram difusas no contexto de aprendizagem em cursos livre. As investigaÃÃes demonstraram a adequaÃÃo das interfaces teÃricas. O modelo de frames propostos por Barsalou (1992b) mostrou-se nÃo apenas como ferramenta teÃrica com forte potencial de contribuiÃÃo à TMC, mas tambÃm compatÃvel com a caracterizaÃÃo das estruturas simbÃlicas de Langacker (1987, 2008). Consideramos as interfaces teÃrico-metodolÃgicas uma contribuiÃÃo importante desta pesquisa.
id UFC_26ae246ee844a2b236784fdebd66ba04
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13098
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInterface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa2018-12-00Luciane CorrÃa Ferreira4502899003499966541222TeÃfilo Roberto da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRMetÃfora Frames Estruturas simbÃlicas Aprendizagem de lÃngua inglesa GramÃtica cognitiva LÃngua inglesa â estudo e ensino LÃngua inglesa â frame de aprendizagem - anÃlise linguÃstica LÃngua inglesa â processo de aprendizagem LinguÃstica MetÃforaLINGUISTICAA presente pesquisa buscou demonstrar a viabilidade teÃrico-metodolÃgica de uma interface tripla entre a teoria de frame de Barsalou (1992b), a Teoria da MetÃfora Conceitual (TMC), de Lakoff e Johnson (1980, 1999), e a noÃÃo de estruturas simbÃlicas, conforme Langacker (1987, 2008). A interface foi operacionalizada para identificar a forma como aprendizes de lÃngua inglesa â alunos de graduaÃÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà â utilizam metÃforas para compreender o processo de aprendizagem da lÃngua. Os dados analisados consistem em discussÃes transcritas, coletadas em dois grupos focais. Todos os informantes foram participantes do programa CiÃncia sem Fronteiras em paÃses de lÃngua inglesa. O aporte teÃrico consiste numa interface da Teoria da MetÃfora Conceitual (TMC), de Lakoff e Johnson (1980, 1999), com a perspectiva de frames de Barsalou (1992b). Para os procedimentos analÃticos, a interface teÃrico-metodolÃgica se viabilizou pelo conceito de estrutura simbÃlica (LANGACKER, 1987, 2008). Neste sentido, o presente estudo nÃo considera a unidade lexical como unidade de anÃlise: sua unidade de anÃlise à a estrutura simbÃlica, que nÃo se manifesta necessariamente em unidade lexical. Neste aspecto, a pesquisa se distancia da tendÃncia comum aos estudos da metÃfora. A diversidade das experiÃncias dos informantes nos permitiu identificar conceitualizaÃÃes em contexto de aprendizagem instrucional e em contexto de aprendizagem nÃo instrucional. No primeiro caso, as anÃlises revelaram a predominÃncia de compreensÃes negativas com metÃforas fortemente fundamentadas na noÃÃo de objeto. No segundo caso, predominaram compreensÃes positivas da aprendizagem, e as metÃforas emergentes consistentemente baseadas na noÃÃo de movimento. Essas caracterÃsticas se apresentaram difusas no contexto de aprendizagem em cursos livre. As investigaÃÃes demonstraram a adequaÃÃo das interfaces teÃricas. O modelo de frames propostos por Barsalou (1992b) mostrou-se nÃo apenas como ferramenta teÃrica com forte potencial de contribuiÃÃo à TMC, mas tambÃm compatÃvel com a caracterizaÃÃo das estruturas simbÃlicas de Langacker (1987, 2008). Consideramos as interfaces teÃrico-metodolÃgicas uma contribuiÃÃo importante desta pesquisa.The present research aimed to demonstrate the theoretical and methodological feasibility of a triple interface between the frame theory of Barsalou (1992b), Lakoff and Johnson's Theory of Conceptual Metaphor (TMC) (1980, 1999), and the notion of symbolic structures, according to Langacker (1987, 2008). The interface was operationalized to identify how English language learners â undergraduate students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Cearà â use metaphors to understand the process of language learning. The data analyzed consisted of transcribed discussions, collected in two focus groups. The informants had all been participants in the Science without Borders program in English-speaking countries. The theoretical framework consists of an interface of Conceptual Metaphor Theory (TMC), by Lakoff and Johnson (1980, 1999), with the frames perspective of Barsalou (1992b). For analytical procedures, the theoretical-methodological interface was made possible through the concept of symbolic structure (LANGACKER, 1987, 2008). In this sense, the present study does not consider the lexical unit as a unit of analysis, its unit of analysis is the symbolic structure, which is not necessarily manifested in lexical unity. In this aspect, the research distances itself from the tendency common to the studies of the metaphor. The diversity of informants' experiences allowed us to identify conceptualizations in the context of instructional learning and in the context of non-instructional learning. In the first case, the analyzes revealed the predominance of negative understandings with metaphors strongly based on the notion of object. In the second case, positive understandings of learning predominated, and emerging metaphors were consistently based on the notion of movement. These characteristics were diffused in the context of learning the language in a specialized course. The investigations demonstrated the suitability of the theoretical interface. The frame model proposed by Barsalou (1992b) was not only a theoretical tool with a strong contribution potential for TMC but also compatible with the characterization of Langacker's symbolic structures (1987, 2008). We consider the theoretical-methodological interface an important contribution of this research.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20738application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-13T10:26:07Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa
title Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa
spellingShingle Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa
TeÃfilo Roberto da Silva
MetÃfora
Frames
Estruturas simbÃlicas
Aprendizagem de lÃngua inglesa
GramÃtica cognitiva
LÃngua inglesa â estudo e ensino
LÃngua inglesa â frame de aprendizagem - anÃlise linguÃstica
LÃngua inglesa â processo de aprendizagem
LinguÃstica
MetÃfora
LINGUISTICA
title_short Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa
title_full Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa
title_fullStr Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa
title_full_unstemmed Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa
title_sort Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa
author TeÃfilo Roberto da Silva
author_facet TeÃfilo Roberto da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciane CorrÃa Ferreira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 45028990034
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 99966541222
dc.contributor.author.fl_str_mv TeÃfilo Roberto da Silva
contributor_str_mv Luciane CorrÃa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv MetÃfora
Frames
Estruturas simbÃlicas
Aprendizagem de lÃngua inglesa
GramÃtica cognitiva
LÃngua inglesa â estudo e ensino
LÃngua inglesa â frame de aprendizagem - anÃlise linguÃstica
LÃngua inglesa â processo de aprendizagem
LinguÃstica
MetÃfora
topic MetÃfora
Frames
Estruturas simbÃlicas
Aprendizagem de lÃngua inglesa
GramÃtica cognitiva
LÃngua inglesa â estudo e ensino
LÃngua inglesa â frame de aprendizagem - anÃlise linguÃstica
LÃngua inglesa â processo de aprendizagem
LinguÃstica
MetÃfora
LINGUISTICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa buscou demonstrar a viabilidade teÃrico-metodolÃgica de uma interface tripla entre a teoria de frame de Barsalou (1992b), a Teoria da MetÃfora Conceitual (TMC), de Lakoff e Johnson (1980, 1999), e a noÃÃo de estruturas simbÃlicas, conforme Langacker (1987, 2008). A interface foi operacionalizada para identificar a forma como aprendizes de lÃngua inglesa â alunos de graduaÃÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà â utilizam metÃforas para compreender o processo de aprendizagem da lÃngua. Os dados analisados consistem em discussÃes transcritas, coletadas em dois grupos focais. Todos os informantes foram participantes do programa CiÃncia sem Fronteiras em paÃses de lÃngua inglesa. O aporte teÃrico consiste numa interface da Teoria da MetÃfora Conceitual (TMC), de Lakoff e Johnson (1980, 1999), com a perspectiva de frames de Barsalou (1992b). Para os procedimentos analÃticos, a interface teÃrico-metodolÃgica se viabilizou pelo conceito de estrutura simbÃlica (LANGACKER, 1987, 2008). Neste sentido, o presente estudo nÃo considera a unidade lexical como unidade de anÃlise: sua unidade de anÃlise à a estrutura simbÃlica, que nÃo se manifesta necessariamente em unidade lexical. Neste aspecto, a pesquisa se distancia da tendÃncia comum aos estudos da metÃfora. A diversidade das experiÃncias dos informantes nos permitiu identificar conceitualizaÃÃes em contexto de aprendizagem instrucional e em contexto de aprendizagem nÃo instrucional. No primeiro caso, as anÃlises revelaram a predominÃncia de compreensÃes negativas com metÃforas fortemente fundamentadas na noÃÃo de objeto. No segundo caso, predominaram compreensÃes positivas da aprendizagem, e as metÃforas emergentes consistentemente baseadas na noÃÃo de movimento. Essas caracterÃsticas se apresentaram difusas no contexto de aprendizagem em cursos livre. As investigaÃÃes demonstraram a adequaÃÃo das interfaces teÃricas. O modelo de frames propostos por Barsalou (1992b) mostrou-se nÃo apenas como ferramenta teÃrica com forte potencial de contribuiÃÃo à TMC, mas tambÃm compatÃvel com a caracterizaÃÃo das estruturas simbÃlicas de Langacker (1987, 2008). Consideramos as interfaces teÃrico-metodolÃgicas uma contribuiÃÃo importante desta pesquisa.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The present research aimed to demonstrate the theoretical and methodological feasibility of a triple interface between the frame theory of Barsalou (1992b), Lakoff and Johnson's Theory of Conceptual Metaphor (TMC) (1980, 1999), and the notion of symbolic structures, according to Langacker (1987, 2008). The interface was operationalized to identify how English language learners â undergraduate students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Cearà â use metaphors to understand the process of language learning. The data analyzed consisted of transcribed discussions, collected in two focus groups. The informants had all been participants in the Science without Borders program in English-speaking countries. The theoretical framework consists of an interface of Conceptual Metaphor Theory (TMC), by Lakoff and Johnson (1980, 1999), with the frames perspective of Barsalou (1992b). For analytical procedures, the theoretical-methodological interface was made possible through the concept of symbolic structure (LANGACKER, 1987, 2008). In this sense, the present study does not consider the lexical unit as a unit of analysis, its unit of analysis is the symbolic structure, which is not necessarily manifested in lexical unity. In this aspect, the research distances itself from the tendency common to the studies of the metaphor. The diversity of informants' experiences allowed us to identify conceptualizations in the context of instructional learning and in the context of non-instructional learning. In the first case, the analyzes revealed the predominance of negative understandings with metaphors strongly based on the notion of object. In the second case, positive understandings of learning predominated, and emerging metaphors were consistently based on the notion of movement. These characteristics were diffused in the context of learning the language in a specialized course. The investigations demonstrated the suitability of the theoretical interface. The frame model proposed by Barsalou (1992b) was not only a theoretical tool with a strong contribution potential for TMC but also compatible with the characterization of Langacker's symbolic structures (1987, 2008). We consider the theoretical-methodological interface an important contribution of this research.
description A presente pesquisa buscou demonstrar a viabilidade teÃrico-metodolÃgica de uma interface tripla entre a teoria de frame de Barsalou (1992b), a Teoria da MetÃfora Conceitual (TMC), de Lakoff e Johnson (1980, 1999), e a noÃÃo de estruturas simbÃlicas, conforme Langacker (1987, 2008). A interface foi operacionalizada para identificar a forma como aprendizes de lÃngua inglesa â alunos de graduaÃÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà â utilizam metÃforas para compreender o processo de aprendizagem da lÃngua. Os dados analisados consistem em discussÃes transcritas, coletadas em dois grupos focais. Todos os informantes foram participantes do programa CiÃncia sem Fronteiras em paÃses de lÃngua inglesa. O aporte teÃrico consiste numa interface da Teoria da MetÃfora Conceitual (TMC), de Lakoff e Johnson (1980, 1999), com a perspectiva de frames de Barsalou (1992b). Para os procedimentos analÃticos, a interface teÃrico-metodolÃgica se viabilizou pelo conceito de estrutura simbÃlica (LANGACKER, 1987, 2008). Neste sentido, o presente estudo nÃo considera a unidade lexical como unidade de anÃlise: sua unidade de anÃlise à a estrutura simbÃlica, que nÃo se manifesta necessariamente em unidade lexical. Neste aspecto, a pesquisa se distancia da tendÃncia comum aos estudos da metÃfora. A diversidade das experiÃncias dos informantes nos permitiu identificar conceitualizaÃÃes em contexto de aprendizagem instrucional e em contexto de aprendizagem nÃo instrucional. No primeiro caso, as anÃlises revelaram a predominÃncia de compreensÃes negativas com metÃforas fortemente fundamentadas na noÃÃo de objeto. No segundo caso, predominaram compreensÃes positivas da aprendizagem, e as metÃforas emergentes consistentemente baseadas na noÃÃo de movimento. Essas caracterÃsticas se apresentaram difusas no contexto de aprendizagem em cursos livre. As investigaÃÃes demonstraram a adequaÃÃo das interfaces teÃricas. O modelo de frames propostos por Barsalou (1992b) mostrou-se nÃo apenas como ferramenta teÃrica com forte potencial de contribuiÃÃo à TMC, mas tambÃm compatÃvel com a caracterizaÃÃo das estruturas simbÃlicas de Langacker (1987, 2008). Consideramos as interfaces teÃrico-metodolÃgicas uma contribuiÃÃo importante desta pesquisa.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20738
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295460910170112