AnÃlise acÃstica do schwa na produÃÃo oral de aprendizes brasileiros de francÃs lÃngua estrangeira em diferentes nÃveis de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe Sousa Sampaio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20767
Resumo: nÃo hÃ
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise acÃstica do schwa na produÃÃo oral de aprendizes brasileiros de francÃs lÃngua estrangeira em diferentes nÃveis de aprendizagem2019-04-00Ronaldo Mangueira Lima JÃnior72311266187http://lattes.cnpq.br/911162911738473585556655447Felipe Sousa SampaioUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRSchwa AnÃlise acÃstica FLE AquisiÃÃo fonolÃgica Vogais Aprendizagem de LÃnguas AquisiÃÃo da segunda lÃngua Fonologia LÃngua Francesa â anÃlise fonÃtica acÃstica LÃngua Francesa â Estudo e ensino â Falantes de portuguÃs LÃngua Francesa â fonologia â Estudo e ensino LÃngua Francesa â Schwa (som vocÃlico) â anÃlise acÃsticaLINGUISTICAnÃo hÃO schwa em francÃs moderno à um fenÃmeno referente ao nÃvel fonÃtico e fonolÃgico da lÃngua e bastante instÃvel na produÃÃo oral. TambÃm conhecido por E-mudo, E-instÃvel ou E-caduco, o schwa tem sido bastante discutido por autores na Ãrea do francÃs como lÃngua materna a respeito da sua identidade e seu papel na lÃngua francesa (LÃON, 1996; APPIA; METTAS, 1968; LAURET, 2015; LÃON et al, 2012), uma vez que ele pode ser pronunciado ou nÃo sem que isso comprometa o sentido da palavra. à sabido que o schwa francÃs à uma vogal de mÃdia abertura, anterior e labializada, diferentemente do schwa em outras lÃnguas e daquele apresentado no Alfabeto FonÃtico Internacional (AFI). Nossos objetivos foram os de verificar em qual grupo ocorreu a maior taxa de apagamento do schwa; verificar se a duraÃÃo relativa do schwa à maior ou menor que a das vogais mÃdias vizinhas [e ε à Šo ͻ]; verificar se a duraÃÃo relativa do schwa aumenta ou diminui em relaÃÃo aos nÃveis de aprendizagem; e identificar o grau de distanciamento do schwa por meio de seus valores formÃnticos, F1 e F2, comparando-os aos das vogais mÃdias vizinhas [e ε à Šo ͻ] nos diferentes nÃveis de aprendizagem (iniciante, intermediÃrio e independente). Como teorias de base, toma-se o Modelo de Aprendizagem da Fala de Flege (1981, 1991, 1995) e da AquisiÃÃo de segunda lÃngua como Sistema Complexo e DinÃmico (LARSEN-FREEMAN, 1997; BOT et al, 2007), compreendendo a interlÃngua de aprendizes de L2 como um sistema adaptativo complexo. Os dados foram coletados por meio de gravaÃÃes da fala de aprendizes de FLE de trÃs nÃveis (iniciante, intermediÃrio e independente) de um centro de idiomas da Universidade Federal do CearÃ, a Casa de Cultura Francesa, os quais leram uma lista de palavras com a presenÃa do schwa, bem como de vogais vizinhas, inseridas em uma frase-guia a fim de controlar os efeitos de prosÃdia. Utilizamos o software PRAAT para segmentaÃÃo e etiquetaÃÃo das vogais em anÃlise e o R para testes estatÃsticos e geraÃÃo de grÃficos com a finalidade de testar as hipÃteses de pesquisa. Os resultados para as taxas de apagamento entre os grupos nÃo foram estatisticamente significativas, de forma que nÃo podemos vincular apagamento com nÃvel de aprendizagem. TambÃm mostraram que os participantes produzem o schwa com duraÃÃo relativa menor apenas que as vogais [Ã], [Å] e [ͻ], nos grupos iniciante e independente, nÃo sendo encontrado resultado estatisticamente significativo para o grupo intermediÃrio. Verificamos ainda que nÃo hà reduÃÃo do valor de duraÃÃo à medida que aumenta o nÃvel de aprendizagem dos participantes. A respeito do grau de distanciamento do schwa, os resultados da plotagem das vogais e as distÃncias euclidianas mostraram que o schwa encontra-se sobreposto ao mesmo espaÃo acÃstico das outras vogais mÃdias, nos trÃs grupos, sendo percebido e produzido como muito prÃximo acusticamente dessas vogais.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20767application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-27T10:14:48Zmail@mail.com -
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