Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Format: | Doctoral thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Download full: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20738 |
Summary: | A presente pesquisa buscou demonstrar a viabilidade teÃrico-metodolÃgica de uma interface tripla entre a teoria de frame de Barsalou (1992b), a Teoria da MetÃfora Conceitual (TMC), de Lakoff e Johnson (1980, 1999), e a noÃÃo de estruturas simbÃlicas, conforme Langacker (1987, 2008). A interface foi operacionalizada para identificar a forma como aprendizes de lÃngua inglesa â alunos de graduaÃÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà â utilizam metÃforas para compreender o processo de aprendizagem da lÃngua. Os dados analisados consistem em discussÃes transcritas, coletadas em dois grupos focais. Todos os informantes foram participantes do programa CiÃncia sem Fronteiras em paÃses de lÃngua inglesa. O aporte teÃrico consiste numa interface da Teoria da MetÃfora Conceitual (TMC), de Lakoff e Johnson (1980, 1999), com a perspectiva de frames de Barsalou (1992b). Para os procedimentos analÃticos, a interface teÃrico-metodolÃgica se viabilizou pelo conceito de estrutura simbÃlica (LANGACKER, 1987, 2008). Neste sentido, o presente estudo nÃo considera a unidade lexical como unidade de anÃlise: sua unidade de anÃlise à a estrutura simbÃlica, que nÃo se manifesta necessariamente em unidade lexical. Neste aspecto, a pesquisa se distancia da tendÃncia comum aos estudos da metÃfora. A diversidade das experiÃncias dos informantes nos permitiu identificar conceitualizaÃÃes em contexto de aprendizagem instrucional e em contexto de aprendizagem nÃo instrucional. No primeiro caso, as anÃlises revelaram a predominÃncia de compreensÃes negativas com metÃforas fortemente fundamentadas na noÃÃo de objeto. No segundo caso, predominaram compreensÃes positivas da aprendizagem, e as metÃforas emergentes consistentemente baseadas na noÃÃo de movimento. Essas caracterÃsticas se apresentaram difusas no contexto de aprendizagem em cursos livre. As investigaÃÃes demonstraram a adequaÃÃo das interfaces teÃricas. O modelo de frames propostos por Barsalou (1992b) mostrou-se nÃo apenas como ferramenta teÃrica com forte potencial de contribuiÃÃo à TMC, mas tambÃm compatÃvel com a caracterizaÃÃo das estruturas simbÃlicas de Langacker (1987, 2008). Consideramos as interfaces teÃrico-metodolÃgicas uma contribuiÃÃo importante desta pesquisa. |
id |
UFC_26ae246ee844a2b236784fdebd66ba04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:13098 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInterface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa2018-12-00Luciane CorrÃa Ferreira4502899003499966541222TeÃfilo Roberto da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRMetÃfora Frames Estruturas simbÃlicas Aprendizagem de lÃngua inglesa GramÃtica cognitiva LÃngua inglesa â estudo e ensino LÃngua inglesa â frame de aprendizagem - anÃlise linguÃstica LÃngua inglesa â processo de aprendizagem LinguÃstica MetÃforaLINGUISTICAA presente pesquisa buscou demonstrar a viabilidade teÃrico-metodolÃgica de uma interface tripla entre a teoria de frame de Barsalou (1992b), a Teoria da MetÃfora Conceitual (TMC), de Lakoff e Johnson (1980, 1999), e a noÃÃo de estruturas simbÃlicas, conforme Langacker (1987, 2008). A interface foi operacionalizada para identificar a forma como aprendizes de lÃngua inglesa â alunos de graduaÃÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà â utilizam metÃforas para compreender o processo de aprendizagem da lÃngua. Os dados analisados consistem em discussÃes transcritas, coletadas em dois grupos focais. Todos os informantes foram participantes do programa CiÃncia sem Fronteiras em paÃses de lÃngua inglesa. O aporte teÃrico consiste numa interface da Teoria da MetÃfora Conceitual (TMC), de Lakoff e Johnson (1980, 1999), com a perspectiva de frames de Barsalou (1992b). Para os procedimentos analÃticos, a interface teÃrico-metodolÃgica se viabilizou pelo conceito de estrutura simbÃlica (LANGACKER, 1987, 2008). Neste sentido, o presente estudo nÃo considera a unidade lexical como unidade de anÃlise: sua unidade de anÃlise à a estrutura simbÃlica, que nÃo se manifesta necessariamente em unidade lexical. Neste aspecto, a pesquisa se distancia da tendÃncia comum aos estudos da metÃfora. A diversidade das experiÃncias dos informantes nos permitiu identificar conceitualizaÃÃes em contexto de aprendizagem instrucional e em contexto de aprendizagem nÃo instrucional. No primeiro caso, as anÃlises revelaram a predominÃncia de compreensÃes negativas com metÃforas fortemente fundamentadas na noÃÃo de objeto. No segundo caso, predominaram compreensÃes positivas da aprendizagem, e as metÃforas emergentes consistentemente baseadas na noÃÃo de movimento. Essas caracterÃsticas se apresentaram difusas no contexto de aprendizagem em cursos livre. As investigaÃÃes demonstraram a adequaÃÃo das interfaces teÃricas. O modelo de frames propostos por Barsalou (1992b) mostrou-se nÃo apenas como ferramenta teÃrica com forte potencial de contribuiÃÃo à TMC, mas tambÃm compatÃvel com a caracterizaÃÃo das estruturas simbÃlicas de Langacker (1987, 2008). Consideramos as interfaces teÃrico-metodolÃgicas uma contribuiÃÃo importante desta pesquisa.The present research aimed to demonstrate the theoretical and methodological feasibility of a triple interface between the frame theory of Barsalou (1992b), Lakoff and Johnson's Theory of Conceptual Metaphor (TMC) (1980, 1999), and the notion of symbolic structures, according to Langacker (1987, 2008). The interface was operationalized to identify how English language learners â undergraduate students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Cearà â use metaphors to understand the process of language learning. The data analyzed consisted of transcribed discussions, collected in two focus groups. The informants had all been participants in the Science without Borders program in English-speaking countries. The theoretical framework consists of an interface of Conceptual Metaphor Theory (TMC), by Lakoff and Johnson (1980, 1999), with the frames perspective of Barsalou (1992b). For analytical procedures, the theoretical-methodological interface was made possible through the concept of symbolic structure (LANGACKER, 1987, 2008). In this sense, the present study does not consider the lexical unit as a unit of analysis, its unit of analysis is the symbolic structure, which is not necessarily manifested in lexical unity. In this aspect, the research distances itself from the tendency common to the studies of the metaphor. The diversity of informants' experiences allowed us to identify conceptualizations in the context of instructional learning and in the context of non-instructional learning. In the first case, the analyzes revealed the predominance of negative understandings with metaphors strongly based on the notion of object. In the second case, positive understandings of learning predominated, and emerging metaphors were consistently based on the notion of movement. These characteristics were diffused in the context of learning the language in a specialized course. The investigations demonstrated the suitability of the theoretical interface. The frame model proposed by Barsalou (1992b) was not only a theoretical tool with a strong contribution potential for TMC but also compatible with the characterization of Langacker's symbolic structures (1987, 2008). We consider the theoretical-methodological interface an important contribution of this research.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20738application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-13T10:26:07Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa |
title |
Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa |
spellingShingle |
Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa TeÃfilo Roberto da Silva MetÃfora Frames Estruturas simbÃlicas Aprendizagem de lÃngua inglesa GramÃtica cognitiva LÃngua inglesa â estudo e ensino LÃngua inglesa â frame de aprendizagem - anÃlise linguÃstica LÃngua inglesa â processo de aprendizagem LinguÃstica MetÃfora LINGUISTICA |
title_short |
Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa |
title_full |
Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa |
title_fullStr |
Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa |
title_full_unstemmed |
Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa |
title_sort |
Interface entre frame, metÃfora conceitual e estrutura simbÃlica: conceitualizaÃÃes de aprendizagem da lÃngua inglesa |
author |
TeÃfilo Roberto da Silva |
author_facet |
TeÃfilo Roberto da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luciane CorrÃa Ferreira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
45028990034 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
99966541222 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TeÃfilo Roberto da Silva |
contributor_str_mv |
Luciane CorrÃa Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MetÃfora Frames Estruturas simbÃlicas Aprendizagem de lÃngua inglesa GramÃtica cognitiva LÃngua inglesa â estudo e ensino LÃngua inglesa â frame de aprendizagem - anÃlise linguÃstica LÃngua inglesa â processo de aprendizagem LinguÃstica MetÃfora |
topic |
MetÃfora Frames Estruturas simbÃlicas Aprendizagem de lÃngua inglesa GramÃtica cognitiva LÃngua inglesa â estudo e ensino LÃngua inglesa â frame de aprendizagem - anÃlise linguÃstica LÃngua inglesa â processo de aprendizagem LinguÃstica MetÃfora LINGUISTICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente pesquisa buscou demonstrar a viabilidade teÃrico-metodolÃgica de uma interface tripla entre a teoria de frame de Barsalou (1992b), a Teoria da MetÃfora Conceitual (TMC), de Lakoff e Johnson (1980, 1999), e a noÃÃo de estruturas simbÃlicas, conforme Langacker (1987, 2008). A interface foi operacionalizada para identificar a forma como aprendizes de lÃngua inglesa â alunos de graduaÃÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà â utilizam metÃforas para compreender o processo de aprendizagem da lÃngua. Os dados analisados consistem em discussÃes transcritas, coletadas em dois grupos focais. Todos os informantes foram participantes do programa CiÃncia sem Fronteiras em paÃses de lÃngua inglesa. O aporte teÃrico consiste numa interface da Teoria da MetÃfora Conceitual (TMC), de Lakoff e Johnson (1980, 1999), com a perspectiva de frames de Barsalou (1992b). Para os procedimentos analÃticos, a interface teÃrico-metodolÃgica se viabilizou pelo conceito de estrutura simbÃlica (LANGACKER, 1987, 2008). Neste sentido, o presente estudo nÃo considera a unidade lexical como unidade de anÃlise: sua unidade de anÃlise à a estrutura simbÃlica, que nÃo se manifesta necessariamente em unidade lexical. Neste aspecto, a pesquisa se distancia da tendÃncia comum aos estudos da metÃfora. A diversidade das experiÃncias dos informantes nos permitiu identificar conceitualizaÃÃes em contexto de aprendizagem instrucional e em contexto de aprendizagem nÃo instrucional. No primeiro caso, as anÃlises revelaram a predominÃncia de compreensÃes negativas com metÃforas fortemente fundamentadas na noÃÃo de objeto. No segundo caso, predominaram compreensÃes positivas da aprendizagem, e as metÃforas emergentes consistentemente baseadas na noÃÃo de movimento. Essas caracterÃsticas se apresentaram difusas no contexto de aprendizagem em cursos livre. As investigaÃÃes demonstraram a adequaÃÃo das interfaces teÃricas. O modelo de frames propostos por Barsalou (1992b) mostrou-se nÃo apenas como ferramenta teÃrica com forte potencial de contribuiÃÃo à TMC, mas tambÃm compatÃvel com a caracterizaÃÃo das estruturas simbÃlicas de Langacker (1987, 2008). Consideramos as interfaces teÃrico-metodolÃgicas uma contribuiÃÃo importante desta pesquisa. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The present research aimed to demonstrate the theoretical and methodological feasibility of a triple interface between the frame theory of Barsalou (1992b), Lakoff and Johnson's Theory of Conceptual Metaphor (TMC) (1980, 1999), and the notion of symbolic structures, according to Langacker (1987, 2008). The interface was operationalized to identify how English language learners â undergraduate students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Cearà â use metaphors to understand the process of language learning. The data analyzed consisted of transcribed discussions, collected in two focus groups. The informants had all been participants in the Science without Borders program in English-speaking countries. The theoretical framework consists of an interface of Conceptual Metaphor Theory (TMC), by Lakoff and Johnson (1980, 1999), with the frames perspective of Barsalou (1992b). For analytical procedures, the theoretical-methodological interface was made possible through the concept of symbolic structure (LANGACKER, 1987, 2008). In this sense, the present study does not consider the lexical unit as a unit of analysis, its unit of analysis is the symbolic structure, which is not necessarily manifested in lexical unity. In this aspect, the research distances itself from the tendency common to the studies of the metaphor. The diversity of informants' experiences allowed us to identify conceptualizations in the context of instructional learning and in the context of non-instructional learning. In the first case, the analyzes revealed the predominance of negative understandings with metaphors strongly based on the notion of object. In the second case, positive understandings of learning predominated, and emerging metaphors were consistently based on the notion of movement. These characteristics were diffused in the context of learning the language in a specialized course. The investigations demonstrated the suitability of the theoretical interface. The frame model proposed by Barsalou (1992b) was not only a theoretical tool with a strong contribution potential for TMC but also compatible with the characterization of Langacker's symbolic structures (1987, 2008). We consider the theoretical-methodological interface an important contribution of this research. |
description |
A presente pesquisa buscou demonstrar a viabilidade teÃrico-metodolÃgica de uma interface tripla entre a teoria de frame de Barsalou (1992b), a Teoria da MetÃfora Conceitual (TMC), de Lakoff e Johnson (1980, 1999), e a noÃÃo de estruturas simbÃlicas, conforme Langacker (1987, 2008). A interface foi operacionalizada para identificar a forma como aprendizes de lÃngua inglesa â alunos de graduaÃÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà â utilizam metÃforas para compreender o processo de aprendizagem da lÃngua. Os dados analisados consistem em discussÃes transcritas, coletadas em dois grupos focais. Todos os informantes foram participantes do programa CiÃncia sem Fronteiras em paÃses de lÃngua inglesa. O aporte teÃrico consiste numa interface da Teoria da MetÃfora Conceitual (TMC), de Lakoff e Johnson (1980, 1999), com a perspectiva de frames de Barsalou (1992b). Para os procedimentos analÃticos, a interface teÃrico-metodolÃgica se viabilizou pelo conceito de estrutura simbÃlica (LANGACKER, 1987, 2008). Neste sentido, o presente estudo nÃo considera a unidade lexical como unidade de anÃlise: sua unidade de anÃlise à a estrutura simbÃlica, que nÃo se manifesta necessariamente em unidade lexical. Neste aspecto, a pesquisa se distancia da tendÃncia comum aos estudos da metÃfora. A diversidade das experiÃncias dos informantes nos permitiu identificar conceitualizaÃÃes em contexto de aprendizagem instrucional e em contexto de aprendizagem nÃo instrucional. No primeiro caso, as anÃlises revelaram a predominÃncia de compreensÃes negativas com metÃforas fortemente fundamentadas na noÃÃo de objeto. No segundo caso, predominaram compreensÃes positivas da aprendizagem, e as metÃforas emergentes consistentemente baseadas na noÃÃo de movimento. Essas caracterÃsticas se apresentaram difusas no contexto de aprendizagem em cursos livre. As investigaÃÃes demonstraram a adequaÃÃo das interfaces teÃricas. O modelo de frames propostos por Barsalou (1992b) mostrou-se nÃo apenas como ferramenta teÃrica com forte potencial de contribuiÃÃo à TMC, mas tambÃm compatÃvel com a caracterizaÃÃo das estruturas simbÃlicas de Langacker (1987, 2008). Consideramos as interfaces teÃrico-metodolÃgicas uma contribuiÃÃo importante desta pesquisa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20738 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295460910170112 |