Uso de computadores na aprendizagem de crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6817 |
Resumo: | FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
id |
UFC_44c1e0b5a0aa5a54fcf73e0e20e748a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:4902 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUso de computadores na aprendizagem de crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mentalUse of computers in the learning of children and adolescents with mental retardation2004-09-19Ana Karina Morais de Lira32652178415http://lattes.cnpq.br/4619424138761525 Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Elisa Tomoe Moriya SchlÃnzen54405819238http://lattes.cnpq.br/7346754405819238 31547893320http://lattes.cnpq.br/7741841649876934Ana Cristina Silva SoaresUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRDeficiÃncia Mental Uso de Computador CrianÃas e Adolescentes Habilidades CognitivasMental Deficiency Use of Computer Children and Adolescents Cognitive AbilitiesEDUCACAOFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃEste estudo analisa os efeitos do computador na aprendizagem de crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mental, atravÃs de uma intervenÃÃo educacional envolvendo as habilidades de seriaÃÃo, conservaÃÃo de quantidades e inclusÃo de classes. Foram adotados, como fundamentaÃÃo teÃrica, os estudos de Jean Piaget, Vygotsky, Inhelder, Papert e Valente, os quais subsidiaram a construÃÃo da metodologia e anÃlise dos dados coletados. O objetivo deste estudo foi descrever e analisar as estratÃgias de raciocÃnio que ocorrem antes, durante e depois do uso do computador, alÃm de caracterizar as possÃveis mudanÃas cognitivas das habilidades de seriaÃÃo, conservaÃÃo de quantidades e inclusÃo de classes. A pesquisa envolveu prà e pÃs-testes com aplicaÃÃo do Teste de InteligÃncia NÃo-Verbal (INV) e exames clÃnicos piagetianos de seriaÃÃo, inclusÃo de classes e conservaÃÃo de quantidades contÃnuas e descontÃnuas em trÃs grupos: o grupo experimental (GE) realizou atividades com o computador, incluindo trÃs softwares: BalanÃa Serial, Micromundos e Tabletop; o grupo controle (GC) realizou atividades semelhantes ao GE sem o uso do computador; e o grupo de referÃncia (GR) nÃo realizou atividades. Participaram doze crianÃas e adolescentes, na faixa-etÃria de 7 a 16 anos de idade, cujos diagnÃsticos indicavam deficiÃncia mental leve e moderada. Na intervenÃÃo educacional, os alunos foram separados por duplas nos GE e GC. Quanto aos resultados dos grupos, o GE apresentou mudanÃas cognitivas em percentis e nos exames de seriaÃÃo, inclusÃo de classes, conservaÃÃo de quantidades contÃnuas e descontÃnuas; o GC e GR nÃo apresentaram mudanÃas significativas, nesses ocorreram retrocessos em seus resultados. Os resultados da intervenÃÃo educacional com as habilidades cognitivas foram os seguintes: os participantes do GE obtiveram avanÃos na compreensÃo das habilidades cognitivas, contudo, os sujeitos associados ao GC nÃo obtiveram avanÃos na compreensÃo das habilidades. Concluiu-se entÃo que, o computador à uma ferramenta que oferece recursos significativos para potencializar o ato de aprender, a descoberta e situaÃÃes de trabalhos em duplas no processo de aprendizagem. A intervenÃÃo realizada com o computador apresentou benefÃcios na aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades cognitivas de seriaÃÃo, conservaÃÃo de quantidades e inclusÃo de classes em crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mental.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6817application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:13Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Uso de computadores na aprendizagem de crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Use of computers in the learning of children and adolescents with mental retardation |
title |
Uso de computadores na aprendizagem de crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mental |
spellingShingle |
Uso de computadores na aprendizagem de crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mental Ana Cristina Silva Soares DeficiÃncia Mental Uso de Computador CrianÃas e Adolescentes Habilidades Cognitivas Mental Deficiency Use of Computer Children and Adolescents Cognitive Abilities EDUCACAO |
title_short |
Uso de computadores na aprendizagem de crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mental |
title_full |
Uso de computadores na aprendizagem de crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mental |
title_fullStr |
Uso de computadores na aprendizagem de crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mental |
title_full_unstemmed |
Uso de computadores na aprendizagem de crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mental |
title_sort |
Uso de computadores na aprendizagem de crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mental |
author |
Ana Cristina Silva Soares |
author_facet |
Ana Cristina Silva Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Karina Morais de Lira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
32652178415 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4619424138761525 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Josà Aires de Castro Filho |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
24207543368 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Elisa Tomoe Moriya SchlÃnzen |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
54405819238 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7346754405819238 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
31547893320 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7741841649876934 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Cristina Silva Soares |
contributor_str_mv |
Ana Karina Morais de Lira Josà Aires de Castro Filho Elisa Tomoe Moriya SchlÃnzen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DeficiÃncia Mental Uso de Computador CrianÃas e Adolescentes Habilidades Cognitivas |
topic |
DeficiÃncia Mental Uso de Computador CrianÃas e Adolescentes Habilidades Cognitivas Mental Deficiency Use of Computer Children and Adolescents Cognitive Abilities EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mental Deficiency Use of Computer Children and Adolescents Cognitive Abilities |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este estudo analisa os efeitos do computador na aprendizagem de crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mental, atravÃs de uma intervenÃÃo educacional envolvendo as habilidades de seriaÃÃo, conservaÃÃo de quantidades e inclusÃo de classes. Foram adotados, como fundamentaÃÃo teÃrica, os estudos de Jean Piaget, Vygotsky, Inhelder, Papert e Valente, os quais subsidiaram a construÃÃo da metodologia e anÃlise dos dados coletados. O objetivo deste estudo foi descrever e analisar as estratÃgias de raciocÃnio que ocorrem antes, durante e depois do uso do computador, alÃm de caracterizar as possÃveis mudanÃas cognitivas das habilidades de seriaÃÃo, conservaÃÃo de quantidades e inclusÃo de classes. A pesquisa envolveu prà e pÃs-testes com aplicaÃÃo do Teste de InteligÃncia NÃo-Verbal (INV) e exames clÃnicos piagetianos de seriaÃÃo, inclusÃo de classes e conservaÃÃo de quantidades contÃnuas e descontÃnuas em trÃs grupos: o grupo experimental (GE) realizou atividades com o computador, incluindo trÃs softwares: BalanÃa Serial, Micromundos e Tabletop; o grupo controle (GC) realizou atividades semelhantes ao GE sem o uso do computador; e o grupo de referÃncia (GR) nÃo realizou atividades. Participaram doze crianÃas e adolescentes, na faixa-etÃria de 7 a 16 anos de idade, cujos diagnÃsticos indicavam deficiÃncia mental leve e moderada. Na intervenÃÃo educacional, os alunos foram separados por duplas nos GE e GC. Quanto aos resultados dos grupos, o GE apresentou mudanÃas cognitivas em percentis e nos exames de seriaÃÃo, inclusÃo de classes, conservaÃÃo de quantidades contÃnuas e descontÃnuas; o GC e GR nÃo apresentaram mudanÃas significativas, nesses ocorreram retrocessos em seus resultados. Os resultados da intervenÃÃo educacional com as habilidades cognitivas foram os seguintes: os participantes do GE obtiveram avanÃos na compreensÃo das habilidades cognitivas, contudo, os sujeitos associados ao GC nÃo obtiveram avanÃos na compreensÃo das habilidades. Concluiu-se entÃo que, o computador à uma ferramenta que oferece recursos significativos para potencializar o ato de aprender, a descoberta e situaÃÃes de trabalhos em duplas no processo de aprendizagem. A intervenÃÃo realizada com o computador apresentou benefÃcios na aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades cognitivas de seriaÃÃo, conservaÃÃo de quantidades e inclusÃo de classes em crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mental. |
description |
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-09-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6817 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295156267384832 |