Uso de computadores na aprendizagem de crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Cristina Silva Soares
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6817
Resumo: FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUso de computadores na aprendizagem de crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mentalUse of computers in the learning of children and adolescents with mental retardation2004-09-19Ana Karina Morais de Lira32652178415http://lattes.cnpq.br/4619424138761525 Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Elisa Tomoe Moriya SchlÃnzen54405819238http://lattes.cnpq.br/7346754405819238 31547893320http://lattes.cnpq.br/7741841649876934Ana Cristina Silva SoaresUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRDeficiÃncia Mental Uso de Computador CrianÃas e Adolescentes Habilidades CognitivasMental Deficiency Use of Computer Children and Adolescents Cognitive AbilitiesEDUCACAOFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃEste estudo analisa os efeitos do computador na aprendizagem de crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mental, atravÃs de uma intervenÃÃo educacional envolvendo as habilidades de seriaÃÃo, conservaÃÃo de quantidades e inclusÃo de classes. Foram adotados, como fundamentaÃÃo teÃrica, os estudos de Jean Piaget, Vygotsky, Inhelder, Papert e Valente, os quais subsidiaram a construÃÃo da metodologia e anÃlise dos dados coletados. O objetivo deste estudo foi descrever e analisar as estratÃgias de raciocÃnio que ocorrem antes, durante e depois do uso do computador, alÃm de caracterizar as possÃveis mudanÃas cognitivas das habilidades de seriaÃÃo, conservaÃÃo de quantidades e inclusÃo de classes. A pesquisa envolveu prà e pÃs-testes com aplicaÃÃo do Teste de InteligÃncia NÃo-Verbal (INV) e exames clÃnicos piagetianos de seriaÃÃo, inclusÃo de classes e conservaÃÃo de quantidades contÃnuas e descontÃnuas em trÃs grupos: o grupo experimental (GE) realizou atividades com o computador, incluindo trÃs softwares: BalanÃa Serial, Micromundos e Tabletop; o grupo controle (GC) realizou atividades semelhantes ao GE sem o uso do computador; e o grupo de referÃncia (GR) nÃo realizou atividades. Participaram doze crianÃas e adolescentes, na faixa-etÃria de 7 a 16 anos de idade, cujos diagnÃsticos indicavam deficiÃncia mental leve e moderada. Na intervenÃÃo educacional, os alunos foram separados por duplas nos GE e GC. Quanto aos resultados dos grupos, o GE apresentou mudanÃas cognitivas em percentis e nos exames de seriaÃÃo, inclusÃo de classes, conservaÃÃo de quantidades contÃnuas e descontÃnuas; o GC e GR nÃo apresentaram mudanÃas significativas, nesses ocorreram retrocessos em seus resultados. Os resultados da intervenÃÃo educacional com as habilidades cognitivas foram os seguintes: os participantes do GE obtiveram avanÃos na compreensÃo das habilidades cognitivas, contudo, os sujeitos associados ao GC nÃo obtiveram avanÃos na compreensÃo das habilidades. Concluiu-se entÃo que, o computador à uma ferramenta que oferece recursos significativos para potencializar o ato de aprender, a descoberta e situaÃÃes de trabalhos em duplas no processo de aprendizagem. A intervenÃÃo realizada com o computador apresentou benefÃcios na aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades cognitivas de seriaÃÃo, conservaÃÃo de quantidades e inclusÃo de classes em crianÃas e adolescentes com deficiÃncia mental.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6817application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:13Zmail@mail.com -
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