Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Isabela Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22487
Resumo: Oficinas temáticas são atividades que relacionam diretamente as experimentais com temas de interesse social utilizando a vivência dos alunos e fatos comuns ao dia a dia para promover o conhecimento. O ensino contextualizado no Ensino de Jovens e adultos é necessário para aproximar a realidade do conteúdo teórico para que os alunos possam refletir e assimilar significativamente o conhecimento científico. Este estudo tem como objetivo propor uma oficina temática com materiais de baixo custo como recurso didático como forma de facilitar a mediação do conteúdo de Estados Físicos da Matéria, incluindo a química no cotidiano dos alunos possibilitando que posteriormente os alunos percebam o que realmente é a química da teoria dada em sala de aula.
id UFF-2_6b13d916be4d7ca932ca719fbaf8beea
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22487
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matériaCotidianoEJAOficina temáticaVidrosEnsino de químicaEducação de adultosRecurso didáticoEJAThematic workshopGlassesOficinas temáticas são atividades que relacionam diretamente as experimentais com temas de interesse social utilizando a vivência dos alunos e fatos comuns ao dia a dia para promover o conhecimento. O ensino contextualizado no Ensino de Jovens e adultos é necessário para aproximar a realidade do conteúdo teórico para que os alunos possam refletir e assimilar significativamente o conhecimento científico. Este estudo tem como objetivo propor uma oficina temática com materiais de baixo custo como recurso didático como forma de facilitar a mediação do conteúdo de Estados Físicos da Matéria, incluindo a química no cotidiano dos alunos possibilitando que posteriormente os alunos percebam o que realmente é a química da teoria dada em sala de aula.Thematic workshops are activities that directly relate experimental activities with topics of social concern using students' experiences and everyday facts to promote knowledge. Contextualized teaching in Youth and Adult Teaching is necessary to bring reality closer to the theoretical content so that those students can reflect and assimilate scientific knowledge significantly. This study aims to propose a thematic workshop with low-cost materials as a didactic resource as a way to ease the mediation of the content of Physical States of the Matter, including chemistry in students' daily life, allowing students to later understand what chemistry really is from the theory given in the classroom.Ferreira, Elivelton AlvesSilva, Aroldo NascimentoGuedes, Luis Felipe NascimentoPimentel, Raiane Dandara PereiraGomes, Isabela Ferreira2021-07-06T19:28:48Z2021-07-06T19:28:48Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Isabela Ferreira. Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22487Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-20T16:07:58Zoai:app.uff.br:1/22487Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-20T16:07:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria
title Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria
spellingShingle Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria
Gomes, Isabela Ferreira
Cotidiano
EJA
Oficina temática
Vidros
Ensino de química
Educação de adultos
Recurso didático
EJA
Thematic workshop
Glasses
title_short Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria
title_full Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria
title_fullStr Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria
title_full_unstemmed Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria
title_sort Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria
author Gomes, Isabela Ferreira
author_facet Gomes, Isabela Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Elivelton Alves
Silva, Aroldo Nascimento
Guedes, Luis Felipe Nascimento
Pimentel, Raiane Dandara Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Isabela Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano
EJA
Oficina temática
Vidros
Ensino de química
Educação de adultos
Recurso didático
EJA
Thematic workshop
Glasses
topic Cotidiano
EJA
Oficina temática
Vidros
Ensino de química
Educação de adultos
Recurso didático
EJA
Thematic workshop
Glasses
description Oficinas temáticas são atividades que relacionam diretamente as experimentais com temas de interesse social utilizando a vivência dos alunos e fatos comuns ao dia a dia para promover o conhecimento. O ensino contextualizado no Ensino de Jovens e adultos é necessário para aproximar a realidade do conteúdo teórico para que os alunos possam refletir e assimilar significativamente o conhecimento científico. Este estudo tem como objetivo propor uma oficina temática com materiais de baixo custo como recurso didático como forma de facilitar a mediação do conteúdo de Estados Físicos da Matéria, incluindo a química no cotidiano dos alunos possibilitando que posteriormente os alunos percebam o que realmente é a química da teoria dada em sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-07-06T19:28:48Z
2021-07-06T19:28:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Isabela Ferreira. Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22487
Aluno de Graduação
identifier_str_mv GOMES, Isabela Ferreira. Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044744347451392