Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22487 |
Resumo: | Oficinas temáticas são atividades que relacionam diretamente as experimentais com temas de interesse social utilizando a vivência dos alunos e fatos comuns ao dia a dia para promover o conhecimento. O ensino contextualizado no Ensino de Jovens e adultos é necessário para aproximar a realidade do conteúdo teórico para que os alunos possam refletir e assimilar significativamente o conhecimento científico. Este estudo tem como objetivo propor uma oficina temática com materiais de baixo custo como recurso didático como forma de facilitar a mediação do conteúdo de Estados Físicos da Matéria, incluindo a química no cotidiano dos alunos possibilitando que posteriormente os alunos percebam o que realmente é a química da teoria dada em sala de aula. |
id |
UFF-2_6b13d916be4d7ca932ca719fbaf8beea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22487 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matériaCotidianoEJAOficina temáticaVidrosEnsino de químicaEducação de adultosRecurso didáticoEJAThematic workshopGlassesOficinas temáticas são atividades que relacionam diretamente as experimentais com temas de interesse social utilizando a vivência dos alunos e fatos comuns ao dia a dia para promover o conhecimento. O ensino contextualizado no Ensino de Jovens e adultos é necessário para aproximar a realidade do conteúdo teórico para que os alunos possam refletir e assimilar significativamente o conhecimento científico. Este estudo tem como objetivo propor uma oficina temática com materiais de baixo custo como recurso didático como forma de facilitar a mediação do conteúdo de Estados Físicos da Matéria, incluindo a química no cotidiano dos alunos possibilitando que posteriormente os alunos percebam o que realmente é a química da teoria dada em sala de aula.Thematic workshops are activities that directly relate experimental activities with topics of social concern using students' experiences and everyday facts to promote knowledge. Contextualized teaching in Youth and Adult Teaching is necessary to bring reality closer to the theoretical content so that those students can reflect and assimilate scientific knowledge significantly. This study aims to propose a thematic workshop with low-cost materials as a didactic resource as a way to ease the mediation of the content of Physical States of the Matter, including chemistry in students' daily life, allowing students to later understand what chemistry really is from the theory given in the classroom.Ferreira, Elivelton AlvesSilva, Aroldo NascimentoGuedes, Luis Felipe NascimentoPimentel, Raiane Dandara PereiraGomes, Isabela Ferreira2021-07-06T19:28:48Z2021-07-06T19:28:48Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Isabela Ferreira. Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22487Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-20T16:07:58Zoai:app.uff.br:1/22487Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-20T16:07:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria |
title |
Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria |
spellingShingle |
Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria Gomes, Isabela Ferreira Cotidiano EJA Oficina temática Vidros Ensino de química Educação de adultos Recurso didático EJA Thematic workshop Glasses |
title_short |
Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria |
title_full |
Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria |
title_fullStr |
Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria |
title_full_unstemmed |
Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria |
title_sort |
Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria |
author |
Gomes, Isabela Ferreira |
author_facet |
Gomes, Isabela Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Elivelton Alves Silva, Aroldo Nascimento Guedes, Luis Felipe Nascimento Pimentel, Raiane Dandara Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Isabela Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotidiano EJA Oficina temática Vidros Ensino de química Educação de adultos Recurso didático EJA Thematic workshop Glasses |
topic |
Cotidiano EJA Oficina temática Vidros Ensino de química Educação de adultos Recurso didático EJA Thematic workshop Glasses |
description |
Oficinas temáticas são atividades que relacionam diretamente as experimentais com temas de interesse social utilizando a vivência dos alunos e fatos comuns ao dia a dia para promover o conhecimento. O ensino contextualizado no Ensino de Jovens e adultos é necessário para aproximar a realidade do conteúdo teórico para que os alunos possam refletir e assimilar significativamente o conhecimento científico. Este estudo tem como objetivo propor uma oficina temática com materiais de baixo custo como recurso didático como forma de facilitar a mediação do conteúdo de Estados Físicos da Matéria, incluindo a química no cotidiano dos alunos possibilitando que posteriormente os alunos percebam o que realmente é a química da teoria dada em sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-07-06T19:28:48Z 2021-07-06T19:28:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Isabela Ferreira. Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22487 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
GOMES, Isabela Ferreira. Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044744347451392 |