Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Aline Grance de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153365
Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar uma abordagem contextualizada dos conteúdos de química orgânica através de oficina temática com o intuito de contribuir para motivar os alunos e incentivá-los a participar ativamente das aulas, aumentar a taxa de presença e retê-los na escola. O trabalho foi aplicado em uma escola pública estadual em uma turma noturna onde a preocupação dos professores com esses alunos era muito grande. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo Investigação-Ação. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram o diário de campo da autora e os trabalhos desenvolvidos ao longo do período de duração da oficina pelos alunos. Finalmente, percebeu-se que a escolha do tema, cosméticos, pelos estudantes contribuiu para que a turma criasse interesse pelo conteúdo de Química e assim aumentasse sua frequência nas aulas.
id UFRGS-2_6cedb56f8e5e2ac1024fff9435e7e35e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153365
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Aline Grance deSalgado, Tania Denise Miskinis2017-03-18T02:23:47Z2016http://hdl.handle.net/10183/153365001013473O presente trabalho objetiva apresentar uma abordagem contextualizada dos conteúdos de química orgânica através de oficina temática com o intuito de contribuir para motivar os alunos e incentivá-los a participar ativamente das aulas, aumentar a taxa de presença e retê-los na escola. O trabalho foi aplicado em uma escola pública estadual em uma turma noturna onde a preocupação dos professores com esses alunos era muito grande. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo Investigação-Ação. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram o diário de campo da autora e os trabalhos desenvolvidos ao longo do período de duração da oficina pelos alunos. Finalmente, percebeu-se que a escolha do tema, cosméticos, pelos estudantes contribuiu para que a turma criasse interesse pelo conteúdo de Química e assim aumentasse sua frequência nas aulas.The present work aims to present a different contextualization to the contents of organic chemistry by means of a thematic workshop with the aim of contributing to motivate students and encourage them to participate actively in class, increase attendance rate and retain them in school. The work was applied in a state public school in a night class where the teachers' concern with these students was very great. A qualitative Investigation-Action research methodology was used. The instruments used in this research were the author's field diary and the works developed during the workshop by the students. Finally, it was noticed that the students' choice of theme, cosmetics, helped the class to create interest in the content of Chemistry and thus increased their attendance in class.application/pdfporOficinas temáticasCosméticosQuímica orgânicaThematic workshopContextualizationCosmeticsOrganic functionsOficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2016Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013473.pdf001013473.pdfTexto completoapplication/pdf768828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153365/1/001013473.pdf56fe45e554aefd89307fa22f2860182fMD51TEXT001013473.pdf.txt001013473.pdf.txtExtracted Texttext/plain50513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153365/2/001013473.pdf.txteb3d0373d74ba4fd3c58e03a6c0df911MD52THUMBNAIL001013473.pdf.jpg001013473.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153365/3/001013473.pdf.jpgcf793c251f7f1c7591d9fac006349b34MD5310183/1533652018-10-22 08:23:14.465oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153365Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:23:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações
title Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações
spellingShingle Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações
Oliveira, Aline Grance de
Oficinas temáticas
Cosméticos
Química orgânica
Thematic workshop
Contextualization
Cosmetics
Organic functions
title_short Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações
title_full Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações
title_fullStr Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações
title_full_unstemmed Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações
title_sort Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações
author Oliveira, Aline Grance de
author_facet Oliveira, Aline Grance de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Aline Grance de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
contributor_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Oficinas temáticas
Cosméticos
Química orgânica
topic Oficinas temáticas
Cosméticos
Química orgânica
Thematic workshop
Contextualization
Cosmetics
Organic functions
dc.subject.eng.fl_str_mv Thematic workshop
Contextualization
Cosmetics
Organic functions
description O presente trabalho objetiva apresentar uma abordagem contextualizada dos conteúdos de química orgânica através de oficina temática com o intuito de contribuir para motivar os alunos e incentivá-los a participar ativamente das aulas, aumentar a taxa de presença e retê-los na escola. O trabalho foi aplicado em uma escola pública estadual em uma turma noturna onde a preocupação dos professores com esses alunos era muito grande. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo Investigação-Ação. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram o diário de campo da autora e os trabalhos desenvolvidos ao longo do período de duração da oficina pelos alunos. Finalmente, percebeu-se que a escolha do tema, cosméticos, pelos estudantes contribuiu para que a turma criasse interesse pelo conteúdo de Química e assim aumentasse sua frequência nas aulas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-18T02:23:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/153365
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013473
url http://hdl.handle.net/10183/153365
identifier_str_mv 001013473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153365/1/001013473.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153365/2/001013473.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153365/3/001013473.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 56fe45e554aefd89307fa22f2860182f
eb3d0373d74ba4fd3c58e03a6c0df911
cf793c251f7f1c7591d9fac006349b34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486863663595520