EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA

Bibliographic Details
Main Author: Ballén, José Emílio Díaz
Publication Date: 2022
Other Authors: Scheineider, Marilda Pascoal, Rostirola, Camila Regina
Format: Article
Language: por
Source: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Download full: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19478
Summary: No intuito de contribuir com o debate sobre as formas de regulação e controle da educação, forjadas na fase aguda das reformas neoliberais na América Latina, o presente texto tem por objetivo descrever e analisar experiências de avaliação da educação superior na Colômbia e no Brasil. Os aspectos metodológicos estão regrados por uma abordagem analítica-descritiva, e problematizadora das políticas de avaliação educacional, materializando-se na identificação de semelhanças, diferenças, aproximações e convergências entre a realidade educacional colombiana e a brasileira. Aborda o contexto político-econômico da reforma da educação superior na América Latina, retratando brevemente e de forma amostral políticas e práticas de avaliação e acreditação na América Latina.
id UFMA-5_6ceddc0008ad15d15743a19a80ab5af7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19478
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVAEVALUATION OF HIGHER EDUCATION IN COMPARATIVE PERSPECTIVEAVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PERSPECTIVA COMPARADAHigher EducationHigher Education reformevaluationEducação Superiorreforma da Educação SuperioravaliaçãoEducación Superiorreforma de la Educación SuperiorevaluaciónNo intuito de contribuir com o debate sobre as formas de regulação e controle da educação, forjadas na fase aguda das reformas neoliberais na América Latina, o presente texto tem por objetivo descrever e analisar experiências de avaliação da educação superior na Colômbia e no Brasil. Os aspectos metodológicos estão regrados por uma abordagem analítica-descritiva, e problematizadora das políticas de avaliação educacional, materializando-se na identificação de semelhanças, diferenças, aproximações e convergências entre a realidade educacional colombiana e a brasileira. Aborda o contexto político-econômico da reforma da educação superior na América Latina, retratando brevemente e de forma amostral políticas e práticas de avaliação e acreditação na América Latina.Con el fi n de contribuir al debate sobre las formas de regulación y control de la educación, fraguado en la fase aguda de las reformas neoliberales en América Latina, el presente texto tiene como objetivo describir y analizar experiencias de evaluación de la educación superior en Colombia y Brasil. Los aspectos metodológicos se rigen por un enfoque analítico-descriptivo y problematizador de las políticas de evaluación educativa, materializándose en la identificación de similitudes, diferencias, aproximaciones y convergencias entre la realidad educativa colombiana y brasileña. Aborda el contexto político-económico de la reforma de la educación superior en América Latina, describiendo brevemente las políticas y prácticas de evaluación y acreditación en América Latina. In order to contribute to the debate on the forms of regulation and control of education, forged in the acute phase of neoliberal reforms in Latin America, the present text aims to describe and analyze experiences of evaluation of higher education in Colombia and Brazil. The methodological aspects are governed by an analytical-descriptive and problematizing approach to educational evaluation policies, materializing in the identification of similarities, differences, approximations and convergences between the Colombian and Brazilian educational reality. It addresses the political-economic context of higher education reform in Latin America, briefly portraying policies and practices of evaluation and accreditation in a sample form.Universidade Federal do Maranhão2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1947810.18764/2178-2229v29n2.2022.33Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 259-2782178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19478/11133http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBallén, José Emílio Díaz Scheineider, Marilda PascoalRostirola, Camila Regina2022-09-30T18:26:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19478Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2022-09-30T18:26:30Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA
EVALUATION OF HIGHER EDUCATION IN COMPARATIVE PERSPECTIVE
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PERSPECTIVA COMPARADA
title EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA
spellingShingle EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA
Ballén, José Emílio Díaz
Higher Education
Higher Education reform
evaluation
Educação Superior
reforma da Educação Superior
avaliação
Educación Superior
reforma de la Educación Superior
evaluación
title_short EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA
title_full EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA
title_fullStr EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA
title_full_unstemmed EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA
title_sort EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA
author Ballén, José Emílio Díaz
author_facet Ballén, José Emílio Díaz
Scheineider, Marilda Pascoal
Rostirola, Camila Regina
author_role author
author2 Scheineider, Marilda Pascoal
Rostirola, Camila Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ballén, José Emílio Díaz
Scheineider, Marilda Pascoal
Rostirola, Camila Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Higher Education
Higher Education reform
evaluation
Educação Superior
reforma da Educação Superior
avaliação
Educación Superior
reforma de la Educación Superior
evaluación
topic Higher Education
Higher Education reform
evaluation
Educação Superior
reforma da Educação Superior
avaliação
Educación Superior
reforma de la Educación Superior
evaluación
description No intuito de contribuir com o debate sobre as formas de regulação e controle da educação, forjadas na fase aguda das reformas neoliberais na América Latina, o presente texto tem por objetivo descrever e analisar experiências de avaliação da educação superior na Colômbia e no Brasil. Os aspectos metodológicos estão regrados por uma abordagem analítica-descritiva, e problematizadora das políticas de avaliação educacional, materializando-se na identificação de semelhanças, diferenças, aproximações e convergências entre a realidade educacional colombiana e a brasileira. Aborda o contexto político-econômico da reforma da educação superior na América Latina, retratando brevemente e de forma amostral políticas e práticas de avaliação e acreditação na América Latina.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19478
10.18764/2178-2229v29n2.2022.33
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19478
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v29n2.2022.33
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19478/11133
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 259-278
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1789440304061874176