EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Download full: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19478 |
Summary: | No intuito de contribuir com o debate sobre as formas de regulação e controle da educação, forjadas na fase aguda das reformas neoliberais na América Latina, o presente texto tem por objetivo descrever e analisar experiências de avaliação da educação superior na Colômbia e no Brasil. Os aspectos metodológicos estão regrados por uma abordagem analítica-descritiva, e problematizadora das políticas de avaliação educacional, materializando-se na identificação de semelhanças, diferenças, aproximações e convergências entre a realidade educacional colombiana e a brasileira. Aborda o contexto político-econômico da reforma da educação superior na América Latina, retratando brevemente e de forma amostral políticas e práticas de avaliação e acreditação na América Latina. |
id |
UFMA-5_6ceddc0008ad15d15743a19a80ab5af7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19478 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVAEVALUATION OF HIGHER EDUCATION IN COMPARATIVE PERSPECTIVEAVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PERSPECTIVA COMPARADAHigher EducationHigher Education reformevaluationEducação Superiorreforma da Educação SuperioravaliaçãoEducación Superiorreforma de la Educación SuperiorevaluaciónNo intuito de contribuir com o debate sobre as formas de regulação e controle da educação, forjadas na fase aguda das reformas neoliberais na América Latina, o presente texto tem por objetivo descrever e analisar experiências de avaliação da educação superior na Colômbia e no Brasil. Os aspectos metodológicos estão regrados por uma abordagem analítica-descritiva, e problematizadora das políticas de avaliação educacional, materializando-se na identificação de semelhanças, diferenças, aproximações e convergências entre a realidade educacional colombiana e a brasileira. Aborda o contexto político-econômico da reforma da educação superior na América Latina, retratando brevemente e de forma amostral políticas e práticas de avaliação e acreditação na América Latina.Con el fi n de contribuir al debate sobre las formas de regulación y control de la educación, fraguado en la fase aguda de las reformas neoliberales en América Latina, el presente texto tiene como objetivo describir y analizar experiencias de evaluación de la educación superior en Colombia y Brasil. Los aspectos metodológicos se rigen por un enfoque analítico-descriptivo y problematizador de las políticas de evaluación educativa, materializándose en la identificación de similitudes, diferencias, aproximaciones y convergencias entre la realidad educativa colombiana y brasileña. Aborda el contexto político-económico de la reforma de la educación superior en América Latina, describiendo brevemente las políticas y prácticas de evaluación y acreditación en América Latina. In order to contribute to the debate on the forms of regulation and control of education, forged in the acute phase of neoliberal reforms in Latin America, the present text aims to describe and analyze experiences of evaluation of higher education in Colombia and Brazil. The methodological aspects are governed by an analytical-descriptive and problematizing approach to educational evaluation policies, materializing in the identification of similarities, differences, approximations and convergences between the Colombian and Brazilian educational reality. It addresses the political-economic context of higher education reform in Latin America, briefly portraying policies and practices of evaluation and accreditation in a sample form.Universidade Federal do Maranhão2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1947810.18764/2178-2229v29n2.2022.33Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 259-2782178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19478/11133http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBallén, José Emílio Díaz Scheineider, Marilda PascoalRostirola, Camila Regina2022-09-30T18:26:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19478Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2022-09-30T18:26:30Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA EVALUATION OF HIGHER EDUCATION IN COMPARATIVE PERSPECTIVE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PERSPECTIVA COMPARADA |
title |
EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA |
spellingShingle |
EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA Ballén, José Emílio Díaz Higher Education Higher Education reform evaluation Educação Superior reforma da Educação Superior avaliação Educación Superior reforma de la Educación Superior evaluación |
title_short |
EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA |
title_full |
EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA |
title_fullStr |
EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA |
title_full_unstemmed |
EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA |
title_sort |
EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERSPECTIVA COMPARATIVA |
author |
Ballén, José Emílio Díaz |
author_facet |
Ballén, José Emílio Díaz Scheineider, Marilda Pascoal Rostirola, Camila Regina |
author_role |
author |
author2 |
Scheineider, Marilda Pascoal Rostirola, Camila Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ballén, José Emílio Díaz Scheineider, Marilda Pascoal Rostirola, Camila Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Higher Education Higher Education reform evaluation Educação Superior reforma da Educação Superior avaliação Educación Superior reforma de la Educación Superior evaluación |
topic |
Higher Education Higher Education reform evaluation Educação Superior reforma da Educação Superior avaliação Educación Superior reforma de la Educación Superior evaluación |
description |
No intuito de contribuir com o debate sobre as formas de regulação e controle da educação, forjadas na fase aguda das reformas neoliberais na América Latina, o presente texto tem por objetivo descrever e analisar experiências de avaliação da educação superior na Colômbia e no Brasil. Os aspectos metodológicos estão regrados por uma abordagem analítica-descritiva, e problematizadora das políticas de avaliação educacional, materializando-se na identificação de semelhanças, diferenças, aproximações e convergências entre a realidade educacional colombiana e a brasileira. Aborda o contexto político-econômico da reforma da educação superior na América Latina, retratando brevemente e de forma amostral políticas e práticas de avaliação e acreditação na América Latina. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19478 10.18764/2178-2229v29n2.2022.33 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19478 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v29n2.2022.33 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19478/11133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 259-278 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1789440304061874176 |