Vozes de formadoras: limites e possibilidades na formação do professor pesquisador/reflexivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5XDHXR |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo principal apreender e analisar as representações sociais sobre o professor-pesquisador, construídas pelos professores universitários, formadores, durante a concretização do Curso Superior de Formação de Professores para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de 1997 a 1999, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais. Os seus objetivos específicos foram: identificar as relações estabelecidas entre os outros eixos de formação (a articulação teoria/prática e a interdisciplinaridade); recuperar as reflexões desses sujeitos sobre as experiências e as práticas sociais na construção da perspectiva de formação do professor-pesquisador; mapear os desafios e as dificuldades encontrados na estruturação e no desenvolvimento da Proposta de Formação. A pesquisa, de natureza qualitativa, desenvolveu-se por meio de um estudo de caso. Os procedimentos e instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionário, entrevista e análise de documentos elaborados pelos sujeitos pesquisados. Os dados foram tratados qualitativa e quantitativamente, à luz da bibliografia consultada. A base de apóio teórico para as questões centrais deste estudo foram buscadas em Kenneth Zeichner, e outros formadores que compõem um movimento internacional a favor da formação do professor reflexivo e nos teóricos que se dedicam ao estudo das representações sociais tomadas como fenômeno e, não como metodologia. Foi necessário recuperar as práticas pedagógicas construídas com a finalidade de formar o professor pesquisador/reflexivo, mapeando os desafios enfrentados e apreendendo a representação social que orientaram essas práticas. Os resultados revelaram uma heterogeneidade de representações sociais sobre o professor pesquisador/reflexivo que, se por um lado enriqueceu o processo formativo, por outro provocou tensões no estabelecimento de atividades práticas. A análise do processo de formação apontou para a mudança no perfil profissional que se pretendia formar: do professor pesquisador ao prático reflexivo. |
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Ana Lucia AmaralMaria de Lourdes Rocha de LimaSylvia Garcia RodriguesSimone Grace de Paula2019-08-14T18:59:03Z2019-08-14T18:59:03Z2003-09-15http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5XDHXRO presente trabalho teve como objetivo principal apreender e analisar as representações sociais sobre o professor-pesquisador, construídas pelos professores universitários, formadores, durante a concretização do Curso Superior de Formação de Professores para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de 1997 a 1999, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais. Os seus objetivos específicos foram: identificar as relações estabelecidas entre os outros eixos de formação (a articulação teoria/prática e a interdisciplinaridade); recuperar as reflexões desses sujeitos sobre as experiências e as práticas sociais na construção da perspectiva de formação do professor-pesquisador; mapear os desafios e as dificuldades encontrados na estruturação e no desenvolvimento da Proposta de Formação. A pesquisa, de natureza qualitativa, desenvolveu-se por meio de um estudo de caso. Os procedimentos e instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionário, entrevista e análise de documentos elaborados pelos sujeitos pesquisados. Os dados foram tratados qualitativa e quantitativamente, à luz da bibliografia consultada. A base de apóio teórico para as questões centrais deste estudo foram buscadas em Kenneth Zeichner, e outros formadores que compõem um movimento internacional a favor da formação do professor reflexivo e nos teóricos que se dedicam ao estudo das representações sociais tomadas como fenômeno e, não como metodologia. Foi necessário recuperar as práticas pedagógicas construídas com a finalidade de formar o professor pesquisador/reflexivo, mapeando os desafios enfrentados e apreendendo a representação social que orientaram essas práticas. Os resultados revelaram uma heterogeneidade de representações sociais sobre o professor pesquisador/reflexivo que, se por um lado enriqueceu o processo formativo, por outro provocou tensões no estabelecimento de atividades práticas. A análise do processo de formação apontou para a mudança no perfil profissional que se pretendia formar: do professor pesquisador ao prático reflexivo.The present work main objective was to understand and analyse the social representations about the researcher-teacher, that were constructed by university teachers, during the conclusion of the Graduate Course of Teachers Training for initial years of Elementary School from 1997 to 1999, in the Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. The specific aims of the work were: to identify the established relations among the other training axes (the linking theory/practice and the integration among school subjects); to recover the reflections of the university teachers about the experiences and social practices in the construction of the perspective of the researcher teacher training; to map the challenges and the difficulties that were found in the structuring and Proposal. The qualitative research was developed through the study of case. The instruments used in data collection were the questionnaire, the interview and the documents analysis elaborated by the research subject. The data were studied in qualitative and quantitative ways, having as reference the consulted bibliography. The theoretical basis to the main questions of this work was investigated on Kenneth Zeichner work and other authors that take part in an international movement that supports the training of a reflective teacher: some authors who study social representation as a phenomenon and not as a methodology, were investigated too. It was necessary to recover the pedagogical practices that were constructed with the objetive of educating the researcher/reflective teacher through maping the faced challenges and learning about the social representation that guides these practices. The results showed that there are heterogeneous social representations about the researcher/reflective teacher that, on the one hand, make the formative process to enrich and, on the other hand, caused tension on the development of practical activities. The analyses of the formation process guided to changes on the professional profile that the teachers intend to form, that is, from the researcher teacher to the reflective practioner.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores Formação profissional EducaçãoPráticas pedagógicas Formação continuadaCurso experimental de formação de professoresProfessor-pesquisadorVozes de formadoras: limites e possibilidades na formação do professor pesquisador/reflexivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000482.pdfapplication/pdf1734149https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5XDHXR/1/1000000482.pdf388f286277a3780c843dfb32e00054ddMD51TEXT1000000482.pdf.txt1000000482.pdf.txtExtracted texttext/plain518607https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5XDHXR/2/1000000482.pdf.txt9ab045b4a766e3bb72dfd8905ce8eae7MD521843/IOMS-5XDHXR2019-11-14 16:34:40.998oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-5XDHXRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:34:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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