O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Oliveira Assis da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVSH7
Resumo: Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica desenvolvido no ano de 2011 na Escola Municipal Dr. José Xavier Nogueira, em uma turma de 25 alunos de 5 anos. O tema central deste trabalho foi: O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos, que teve como principal objetivo compreender a importância das brincadeiras e dos momentos lúdicos para o desenvolvimento sócio afetivo dos alunos. Inicialmente fiz uma descrição do contexto em que o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido, apresentei a temática escolhida, sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais eespecíficos. Em seguida apresentei a metodologia utilizada para a realização do trabalho, o desenvolvimento e análise da ação pedagógica. Por fim fiz uma avaliação do trabalho, ressaltando a importância do afeto para o desenvolvimento integral do aluno. Podemos concluir que a contribuição do afeto presente nas brincadeiras, somente se tornará possível, se tais atividades forem significativas, bem planejadas e com a real participação do docente.
id UFMG_d41f7117eb60386b8957ce5e94262ee6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NVSH7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Kely Cristina Nogueira SoutoMaria Elisa de Araujo GrossiJuliana Oliveira Assis da Silva2019-08-10T19:23:10Z2019-08-10T19:23:10Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVSH7Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica desenvolvido no ano de 2011 na Escola Municipal Dr. José Xavier Nogueira, em uma turma de 25 alunos de 5 anos. O tema central deste trabalho foi: O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos, que teve como principal objetivo compreender a importância das brincadeiras e dos momentos lúdicos para o desenvolvimento sócio afetivo dos alunos. Inicialmente fiz uma descrição do contexto em que o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido, apresentei a temática escolhida, sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais eespecíficos. Em seguida apresentei a metodologia utilizada para a realização do trabalho, o desenvolvimento e análise da ação pedagógica. Por fim fiz uma avaliação do trabalho, ressaltando a importância do afeto para o desenvolvimento integral do aluno. Podemos concluir que a contribuição do afeto presente nas brincadeiras, somente se tornará possível, se tais atividades forem significativas, bem planejadas e com a real participação do docente.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAfetividadeEducação pre-escolarBrincarEducação InfantilAfetoO brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjuliana_o_brincar_na_educa__o_infantil.pdfapplication/pdf2108030https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NVSH7/1/juliana_o_brincar_na_educa__o_infantil.pdfab84000e9bcb3b72f03b824c50371b06MD51TEXTjuliana_o_brincar_na_educa__o_infantil.pdf.txtjuliana_o_brincar_na_educa__o_infantil.pdf.txtExtracted texttext/plain57403https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NVSH7/2/juliana_o_brincar_na_educa__o_infantil.pdf.txt5bb1016d4cc21ab7df76242c6f031efcMD521843/VRNS-9NVSH72019-11-14 09:19:59.925oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NVSH7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:19:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos
title O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos
spellingShingle O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos
Juliana Oliveira Assis da Silva
Brincar
Educação Infantil
Afeto
Afetividade
Educação pre-escolar
title_short O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos
title_full O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos
title_fullStr O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos
title_full_unstemmed O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos
title_sort O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos
author Juliana Oliveira Assis da Silva
author_facet Juliana Oliveira Assis da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kely Cristina Nogueira Souto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Elisa de Araujo Grossi
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Oliveira Assis da Silva
contributor_str_mv Kely Cristina Nogueira Souto
Maria Elisa de Araujo Grossi
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Educação Infantil
Afeto
topic Brincar
Educação Infantil
Afeto
Afetividade
Educação pre-escolar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Afetividade
Educação pre-escolar
description Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica desenvolvido no ano de 2011 na Escola Municipal Dr. José Xavier Nogueira, em uma turma de 25 alunos de 5 anos. O tema central deste trabalho foi: O brincar na Educação Infantil: favorecendo laços afetivos, que teve como principal objetivo compreender a importância das brincadeiras e dos momentos lúdicos para o desenvolvimento sócio afetivo dos alunos. Inicialmente fiz uma descrição do contexto em que o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido, apresentei a temática escolhida, sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais eespecíficos. Em seguida apresentei a metodologia utilizada para a realização do trabalho, o desenvolvimento e análise da ação pedagógica. Por fim fiz uma avaliação do trabalho, ressaltando a importância do afeto para o desenvolvimento integral do aluno. Podemos concluir que a contribuição do afeto presente nas brincadeiras, somente se tornará possível, se tais atividades forem significativas, bem planejadas e com a real participação do docente.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T19:23:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T19:23:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVSH7
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVSH7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NVSH7/1/juliana_o_brincar_na_educa__o_infantil.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NVSH7/2/juliana_o_brincar_na_educa__o_infantil.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ab84000e9bcb3b72f03b824c50371b06
5bb1016d4cc21ab7df76242c6f031efc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971063003414528