MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS?
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2010 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFSC |
Download full: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96989 |
Summary: | A pesquisa foi realizada junto a um grupo de servidores da Universidade Federal de Viçosa- UFV que atuam ou já atuaram como representantes de docentes e de técnico-administrativos em entidades de classe nos processos de negociação coletiva, com o objetivo analisar as competências desenvolvidas e mobilizadas no processo de negociação e identificar as principais dificuldades da negociação coletiva no serviço público na percepção dos mesmos. Parte-se do pressuposto que a noção de competências pode ser utilizada com estratégia de desenvolvimento de negociadores no serviço público e que o desenvolvimento institucional está relacionado a uma carreira que propicie o desenvolvimento profissional atendendo as expectativas e necessidades da Instituição e de seus servidores. O negociador, objeto desta pesquisa, é o sujeito que negociará a carreira, as condições de trabalho e salários dos docentes e técnicos. Na pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa. O estudo de caso foi o método de investigação. Os dados foram coletados a partir de entrevista semi-estruturada e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam as competências individuais mobilizados nas dimensões conhecimento, habilidade e atitudes como: visão sistêmica, tomada de decisão, flexibilidade, liderança, capacidade de trabalhar sob pressão, de comunicar, interagir e empreender. As dificuldades percebidas foram: estrutura do sistema político-administrativo e sindical, recursos orçamentários, desmobilização da categoria e falta de capacitação técnica dos negociadores. As competências mobilizadas pelos servidores estão de acordo com as competências essenciais. Entretanto, apesar do esforço para imprimir no aparelho do Estado uma dinâmica mais democrática, ainda prevalece uma tendência à cultura política autoritária e patrimonialista com relações de favorecimento pessoal e apadrinhamento político, onde privilégios contornam as normas formalmente instituídas, características não compatíveis com a gestão por competência. |
id |
UFSC_dee4d97eb095b8f5973aed2ff261e31a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96989 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
FREITAS, ÁUREA MARIA RESENDE DE2012-11-05T19:01:33Z2012-11-05T19:01:33Z2010-12-08http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96989A pesquisa foi realizada junto a um grupo de servidores da Universidade Federal de Viçosa- UFV que atuam ou já atuaram como representantes de docentes e de técnico-administrativos em entidades de classe nos processos de negociação coletiva, com o objetivo analisar as competências desenvolvidas e mobilizadas no processo de negociação e identificar as principais dificuldades da negociação coletiva no serviço público na percepção dos mesmos. Parte-se do pressuposto que a noção de competências pode ser utilizada com estratégia de desenvolvimento de negociadores no serviço público e que o desenvolvimento institucional está relacionado a uma carreira que propicie o desenvolvimento profissional atendendo as expectativas e necessidades da Instituição e de seus servidores. O negociador, objeto desta pesquisa, é o sujeito que negociará a carreira, as condições de trabalho e salários dos docentes e técnicos. Na pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa. O estudo de caso foi o método de investigação. Os dados foram coletados a partir de entrevista semi-estruturada e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam as competências individuais mobilizados nas dimensões conhecimento, habilidade e atitudes como: visão sistêmica, tomada de decisão, flexibilidade, liderança, capacidade de trabalhar sob pressão, de comunicar, interagir e empreender. As dificuldades percebidas foram: estrutura do sistema político-administrativo e sindical, recursos orçamentários, desmobilização da categoria e falta de capacitação técnica dos negociadores. As competências mobilizadas pelos servidores estão de acordo com as competências essenciais. Entretanto, apesar do esforço para imprimir no aparelho do Estado uma dinâmica mais democrática, ainda prevalece uma tendência à cultura política autoritária e patrimonialista com relações de favorecimento pessoal e apadrinhamento político, onde privilégios contornam as normas formalmente instituídas, características não compatíveis com a gestão por competência.INPEAUMOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIV A.pdfMOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIV A.pdfapplication/pdf167031https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96989/1/MOBILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20COMPET%c3%8aNCIAS%20E%20NEGOCIA%c3%87%c3%83O%20COLETIV%20A.pdfa4b0cde36b18a37d033e0d48f844245eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96989/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52TEXTMOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIV A.pdf.txtMOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIV A.pdf.txtExtracted Texttext/plain60536https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96989/3/MOBILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20COMPET%c3%8aNCIAS%20E%20NEGOCIA%c3%87%c3%83O%20COLETIV%20A.pdf.txt28d4d625a9e5fac1a77624d42f942ff7MD53THUMBNAILMOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIV A.pdf.jpgMOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIV A.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96989/4/MOBILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20COMPET%c3%8aNCIAS%20E%20NEGOCIA%c3%87%c3%83O%20COLETIV%20A.pdf.jpg93422e9846df2a44773f163d10b3ed87MD54123456789/969892013-05-05 16:28:53.713oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:28:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS? |
title |
MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS? |
spellingShingle |
MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS? FREITAS, ÁUREA MARIA RESENDE DE |
title_short |
MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS? |
title_full |
MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS? |
title_fullStr |
MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS? |
title_full_unstemmed |
MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS? |
title_sort |
MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS? |
author |
FREITAS, ÁUREA MARIA RESENDE DE |
author_facet |
FREITAS, ÁUREA MARIA RESENDE DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREITAS, ÁUREA MARIA RESENDE DE |
description |
A pesquisa foi realizada junto a um grupo de servidores da Universidade Federal de Viçosa- UFV que atuam ou já atuaram como representantes de docentes e de técnico-administrativos em entidades de classe nos processos de negociação coletiva, com o objetivo analisar as competências desenvolvidas e mobilizadas no processo de negociação e identificar as principais dificuldades da negociação coletiva no serviço público na percepção dos mesmos. Parte-se do pressuposto que a noção de competências pode ser utilizada com estratégia de desenvolvimento de negociadores no serviço público e que o desenvolvimento institucional está relacionado a uma carreira que propicie o desenvolvimento profissional atendendo as expectativas e necessidades da Instituição e de seus servidores. O negociador, objeto desta pesquisa, é o sujeito que negociará a carreira, as condições de trabalho e salários dos docentes e técnicos. Na pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa. O estudo de caso foi o método de investigação. Os dados foram coletados a partir de entrevista semi-estruturada e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam as competências individuais mobilizados nas dimensões conhecimento, habilidade e atitudes como: visão sistêmica, tomada de decisão, flexibilidade, liderança, capacidade de trabalhar sob pressão, de comunicar, interagir e empreender. As dificuldades percebidas foram: estrutura do sistema político-administrativo e sindical, recursos orçamentários, desmobilização da categoria e falta de capacitação técnica dos negociadores. As competências mobilizadas pelos servidores estão de acordo com as competências essenciais. Entretanto, apesar do esforço para imprimir no aparelho do Estado uma dinâmica mais democrática, ainda prevalece uma tendência à cultura política autoritária e patrimonialista com relações de favorecimento pessoal e apadrinhamento político, onde privilégios contornam as normas formalmente instituídas, características não compatíveis com a gestão por competência. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-11-05T19:01:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-11-05T19:01:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96989 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96989/1/MOBILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20COMPET%c3%8aNCIAS%20E%20NEGOCIA%c3%87%c3%83O%20COLETIV%20A.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96989/2/license.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96989/3/MOBILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20COMPET%c3%8aNCIAS%20E%20NEGOCIA%c3%87%c3%83O%20COLETIV%20A.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96989/4/MOBILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20COMPET%c3%8aNCIAS%20E%20NEGOCIA%c3%87%c3%83O%20COLETIV%20A.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4b0cde36b18a37d033e0d48f844245e 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 28d4d625a9e5fac1a77624d42f942ff7 93422e9846df2a44773f163d10b3ed87 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805182832705536 |