Lógica-Simbólica e Alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Dair Aily Franco de [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/763
http://hdl.handle.net/11449/106834
Resumo: O presente artigo tenta recuperar as idéias e proposta de H.Furth (1973 ), apontando-a como mais uma opção para tentar trabalhar com as dificuldades das crianças no processo de alfabetização. O autor propõe a substituição das “escolas da linguagem” pelas “escolas do pensamento”, ou seja,substituir a opção do professor no ensino da leitura-escrita, em sua forma tradicional, de como transformar sinais gráficos em sonoros e vice-versa, por aquela do fortalecimento do pensamento, alimentando o intelecto em desenvolvimento da criança por meio de exercícios de “lógica simbólica”.Para nos embasar teoricamente, apresentamos ainda alguns aspectos da teoria psicogenética, bem como outros trabalhos realizados mais recentemente sobre o assunto, que embora “travestidos” (disfarçados) com novas roupagens, ainda encontram seus fundamentos nas obras de J.Piaget.
id UNSP_9173f72b6e0f40de82aa138735ac59ec
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106834
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Lógica-Simbólica e AlfabetizaçãoLogic-Symbolic and Alphabetizationalfabetizaçãológica simbólicaescolas da linguagemescolas do pensamentoJ.PiagetO presente artigo tenta recuperar as idéias e proposta de H.Furth (1973 ), apontando-a como mais uma opção para tentar trabalhar com as dificuldades das crianças no processo de alfabetização. O autor propõe a substituição das “escolas da linguagem” pelas “escolas do pensamento”, ou seja,substituir a opção do professor no ensino da leitura-escrita, em sua forma tradicional, de como transformar sinais gráficos em sonoros e vice-versa, por aquela do fortalecimento do pensamento, alimentando o intelecto em desenvolvimento da criança por meio de exercícios de “lógica simbólica”.Para nos embasar teoricamente, apresentamos ainda alguns aspectos da teoria psicogenética, bem como outros trabalhos realizados mais recentemente sobre o assunto, que embora “travestidos” (disfarçados) com novas roupagens, ainda encontram seus fundamentos nas obras de J.Piaget.The present article tries to recoup the ideas and the proposal of H. Furth (1973), pointing it as another option to try to work with the children’s difficulties in the alphabetization process. The author considers the substitution of “schools of the language” for “schools of the thought”, that is, to substitute the option of the teacher in the reading-writing education, in its traditional form, of how to transform graphical signals into sonorous and vice-versa, for that one of the thought consolidation, feeding the intellect in development of the child by exercises of “symbolic logic”. For theoretical basing, we still present some aspects of the psychogenetic theory, as well as other works carried through more recently on the subject, that even so “transvestite” (disguised) with new clothing, still find their beddings in the J. Piaget’s basis.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Dair Aily Franco de [UNESP]2014-06-24T19:53:38Z2014-06-24T19:53:38Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/763Educação: Teoria e Prática, v. 16, n. 28, 2007, p. 67.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106834ISSN1981-8106-2007-16-28-67-77.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T06:14:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106834Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-01T06:14:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lógica-Simbólica e Alfabetização
Logic-Symbolic and Alphabetization
title Lógica-Simbólica e Alfabetização
spellingShingle Lógica-Simbólica e Alfabetização
Camargo, Dair Aily Franco de [UNESP]
alfabetização
lógica simbólica
escolas da linguagem
escolas do pensamento
J.Piaget
title_short Lógica-Simbólica e Alfabetização
title_full Lógica-Simbólica e Alfabetização
title_fullStr Lógica-Simbólica e Alfabetização
title_full_unstemmed Lógica-Simbólica e Alfabetização
title_sort Lógica-Simbólica e Alfabetização
author Camargo, Dair Aily Franco de [UNESP]
author_facet Camargo, Dair Aily Franco de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Dair Aily Franco de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização
lógica simbólica
escolas da linguagem
escolas do pensamento
J.Piaget
topic alfabetização
lógica simbólica
escolas da linguagem
escolas do pensamento
J.Piaget
description O presente artigo tenta recuperar as idéias e proposta de H.Furth (1973 ), apontando-a como mais uma opção para tentar trabalhar com as dificuldades das crianças no processo de alfabetização. O autor propõe a substituição das “escolas da linguagem” pelas “escolas do pensamento”, ou seja,substituir a opção do professor no ensino da leitura-escrita, em sua forma tradicional, de como transformar sinais gráficos em sonoros e vice-versa, por aquela do fortalecimento do pensamento, alimentando o intelecto em desenvolvimento da criança por meio de exercícios de “lógica simbólica”.Para nos embasar teoricamente, apresentamos ainda alguns aspectos da teoria psicogenética, bem como outros trabalhos realizados mais recentemente sobre o assunto, que embora “travestidos” (disfarçados) com novas roupagens, ainda encontram seus fundamentos nas obras de J.Piaget.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2014-06-24T19:53:38Z
2014-06-24T19:53:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/763
Educação: Teoria e Prática, v. 16, n. 28, 2007, p. 67.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/106834
ISSN1981-8106-2007-16-28-67-77.pdf
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/763
http://hdl.handle.net/11449/106834
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 16, n. 28, 2007, p. 67.
1981-8106
ISSN1981-8106-2007-16-28-67-77.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965132220006400