Autoconfianza en el manejo de las intercurrencias de salud en la escuela: contribuciones de la simulación in situ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zonta, Jaqueline Brosso
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Eduardo, Aline Helena Appoloni, Ferreira, Maria Verônica Ferrareze, Chaves, Gabriela Heleno, Okido, Aline Cristiane Cavicchioli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
eng
por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183801
Resumo: Objetivo analisar as contribuições da simulação in situ na autoconfiança de professores da educação infantil e fundamental I com relação ao manejo inicial das intercorrências de saúde na escola. Método estudo quase experimental, do tipo pré e pós-teste. Aplicou-se em 76 professores dois instrumentos pré e pós simulação in situ, os quais foram: escala visual analógica de autoconfiança dos professores para manejo das intercorrências de saúde na escola e questionário para avaliar o conhecimento na temática. A atividade educativa foi composta por quatro cenários de simulação in situ. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e analítica, utilizou-se regressão linear univariada e multivariada. Resultados a comparação dos resultados de autoconfiança pré e pós simulação in situ identificou promoção da autoconfiança (p<0,001) em especial para aqueles professores com menor tempo de experiência profissional (p=0.008), sem vivência prévia semelhante (p=0.003) e que participaram ativamente da simulação (p=0.009). Conclusão os professores sentem-se pouco confiantes para manejar intercorrências de saúde. A simulação in situ elevou a percepção da autoconfiança entre os professores.
id USP-38_db06c40e3d63f7482e8b6660c4ee4df9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/183801
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Autoconfianza en el manejo de las intercurrencias de salud en la escuela: contribuciones de la simulación in situSelf-confidence in the management of health complications at school: contributions of the in situ simulationAutoconfiança no manejo das intercorrências de saúde na escola: contribuições da simulação in situCriança; Serviços de Saúde Escolar; Enfermagem; Primeiros Socorros; Simulação; ConfiançaNiño; Servicios de Salud Escolar; Enfermería; Primeros Auxilios; Simulación; ConfianzaChild; School Health Services; Nursing; First Aid; Simulation; Trust Objetivo analisar as contribuições da simulação in situ na autoconfiança de professores da educação infantil e fundamental I com relação ao manejo inicial das intercorrências de saúde na escola. Método estudo quase experimental, do tipo pré e pós-teste. Aplicou-se em 76 professores dois instrumentos pré e pós simulação in situ, os quais foram: escala visual analógica de autoconfiança dos professores para manejo das intercorrências de saúde na escola e questionário para avaliar o conhecimento na temática. A atividade educativa foi composta por quatro cenários de simulação in situ. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e analítica, utilizou-se regressão linear univariada e multivariada. Resultados a comparação dos resultados de autoconfiança pré e pós simulação in situ identificou promoção da autoconfiança (p<0,001) em especial para aqueles professores com menor tempo de experiência profissional (p=0.008), sem vivência prévia semelhante (p=0.003) e que participaram ativamente da simulação (p=0.009). Conclusão os professores sentem-se pouco confiantes para manejar intercorrências de saúde. A simulação in situ elevou a percepção da autoconfiança entre os professores. Objetivo analizar las contribuciones de la simulación in situ en la autoconfianza de profesores de la educación infantil y primaria respecto al manejo inicial de las intercurrencias de salud en la escuela. Método estudio cuasiexperimental, del tipo pre- y posprueba. Se aplicaron a 76 profesores dos instrumentos pre- y postsimulación in situ, a saber: escala visual analógica de autoconfianza de los profesores para manejo de las intercurrencias de salud en la escuela y cuestionario para evaluar el conocimiento sobre el tema. La actividad educativa comprendió cuatro escenarios de simulación in situ. Los datos se analizaron mediante estadística descriptiva y analítica, se empleó la regresión lineal univariada y multivariada. Resultados la comparación de los resultados de autoconfianza pre- y postsimulación in situ identificó la promoción de la autoconfianza (p<0,001) en especial en aquellos profesores con menor tiempo de experiencia profesional (p=0,008), sin vivencia previa semejante (p=0,003) y que participaron activamente en la simulación (p=0,009). Conclusión los profesores se sienten poco confiados para manejar intercurrencias de salud. La simulación in situ aumentó la percepción de la autoconfianza entre los profesores. Objective to analyze the contributions of the in situ simulation in the self-confidence of early childhood and elementary education teachers regarding the initial management of health complications in school. Method this is a pre-post testing quasi-experimental study. Two pre and post in situ simulation instruments were applied to 76 teachers, namely: visual analogue scale of teachers’ self-confidence in the management of health complications at school, and a questionnaire to assess their knowledge on the subject. The educational activity was composed of four scenarios of in situ simulation. The data were analyzed by descriptive and analytical statistics using univariate and multivariate linear regression. Results the comparison of results of pre and post in situ simulation self-confidence identified promotion of self-confidence (p<0.001), especially for those teachers with less professional experience (p=0.008), without previous similar experience (p=0.003) and who actively participated in the simulation (p=0.009). Conclusion the teachers feel uncomfortable to handle health complications. The in situ simulation elevated the perception of self-confidence among teachers. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2019-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18380110.1590/1518-8345.2909.3174Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3174Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3174Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e31741518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspaengporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183801/170285https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183801/170284https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183801/170283Copyright (c) 2021 RLAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessZonta, Jaqueline Brosso Eduardo, Aline Helena Appoloni Ferreira, Maria Verônica Ferrareze Chaves, Gabriela Heleno Okido, Aline Cristiane Cavicchioli 2021-04-05T13:07:29Zoai:revistas.usp.br:article/183801Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-04-05T13:07:29Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoconfianza en el manejo de las intercurrencias de salud en la escuela: contribuciones de la simulación in situ
Self-confidence in the management of health complications at school: contributions of the in situ simulation
Autoconfiança no manejo das intercorrências de saúde na escola: contribuições da simulação in situ
title Autoconfianza en el manejo de las intercurrencias de salud en la escuela: contribuciones de la simulación in situ
spellingShingle Autoconfianza en el manejo de las intercurrencias de salud en la escuela: contribuciones de la simulación in situ
Zonta, Jaqueline Brosso
Criança; Serviços de Saúde Escolar; Enfermagem; Primeiros Socorros; Simulação; Confiança
Niño; Servicios de Salud Escolar; Enfermería; Primeros Auxilios; Simulación; Confianza
Child; School Health Services; Nursing; First Aid; Simulation; Trust
title_short Autoconfianza en el manejo de las intercurrencias de salud en la escuela: contribuciones de la simulación in situ
title_full Autoconfianza en el manejo de las intercurrencias de salud en la escuela: contribuciones de la simulación in situ
title_fullStr Autoconfianza en el manejo de las intercurrencias de salud en la escuela: contribuciones de la simulación in situ
title_full_unstemmed Autoconfianza en el manejo de las intercurrencias de salud en la escuela: contribuciones de la simulación in situ
title_sort Autoconfianza en el manejo de las intercurrencias de salud en la escuela: contribuciones de la simulación in situ
author Zonta, Jaqueline Brosso
author_facet Zonta, Jaqueline Brosso
Eduardo, Aline Helena Appoloni
Ferreira, Maria Verônica Ferrareze
Chaves, Gabriela Heleno
Okido, Aline Cristiane Cavicchioli
author_role author
author2 Eduardo, Aline Helena Appoloni
Ferreira, Maria Verônica Ferrareze
Chaves, Gabriela Heleno
Okido, Aline Cristiane Cavicchioli
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zonta, Jaqueline Brosso
Eduardo, Aline Helena Appoloni
Ferreira, Maria Verônica Ferrareze
Chaves, Gabriela Heleno
Okido, Aline Cristiane Cavicchioli
dc.subject.por.fl_str_mv Criança; Serviços de Saúde Escolar; Enfermagem; Primeiros Socorros; Simulação; Confiança
Niño; Servicios de Salud Escolar; Enfermería; Primeros Auxilios; Simulación; Confianza
Child; School Health Services; Nursing; First Aid; Simulation; Trust
topic Criança; Serviços de Saúde Escolar; Enfermagem; Primeiros Socorros; Simulação; Confiança
Niño; Servicios de Salud Escolar; Enfermería; Primeros Auxilios; Simulación; Confianza
Child; School Health Services; Nursing; First Aid; Simulation; Trust
description Objetivo analisar as contribuições da simulação in situ na autoconfiança de professores da educação infantil e fundamental I com relação ao manejo inicial das intercorrências de saúde na escola. Método estudo quase experimental, do tipo pré e pós-teste. Aplicou-se em 76 professores dois instrumentos pré e pós simulação in situ, os quais foram: escala visual analógica de autoconfiança dos professores para manejo das intercorrências de saúde na escola e questionário para avaliar o conhecimento na temática. A atividade educativa foi composta por quatro cenários de simulação in situ. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e analítica, utilizou-se regressão linear univariada e multivariada. Resultados a comparação dos resultados de autoconfiança pré e pós simulação in situ identificou promoção da autoconfiança (p<0,001) em especial para aqueles professores com menor tempo de experiência profissional (p=0.008), sem vivência prévia semelhante (p=0.003) e que participaram ativamente da simulação (p=0.009). Conclusão os professores sentem-se pouco confiantes para manejar intercorrências de saúde. A simulação in situ elevou a percepção da autoconfiança entre os professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183801
10.1590/1518-8345.2909.3174
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183801
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.2909.3174
dc.language.iso.fl_str_mv spa
eng
por
language spa
eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183801/170285
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183801/170284
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183801/170283
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 RLAE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 RLAE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3174
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3174
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3174
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1748936660444250112