Formação continuada: o ponto de vista dos professores de educação física escolar em diferentes ciclos de profissionalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Kleison
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20565
Resumo: No Brasil as discussões sobre formação continuada de professores foram impulsionadas no período de redemocratização do país. O interesse pelo tema advinha da necessidade de ajustar a educação às necessidades da nova democracia. Houve aumento da produção científica e de iniciativas governamentais de promoção da formação continuada. No entanto, estudos mostram que as atividades de formação desenvolvidas pelas instâncias governamentais, muitas vezes, não dialogam com a prática pedagógica docente. No campo da Educação Física, a realidade não é diferente: investigações apontam que a formação contínua não atende às necessidades dos professores nos diferentes ciclos de profissionalização. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar como professores de Educação Física, em diferentes momentos do ciclo de vida profissional, avaliam o papel da formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação para seu desenvolvimento profissional. Mais especificamente, o trabalho pretende: 1 - Identificar o momento do ciclo de profissionalização em que os professores da rede de ensino investigada se encontram; 2 - Identificar conquistas e desafios da formação continuada para o desenvolvimento profissional segundo docentes que dela participaram; 3 - Identificar se há diferenças de avaliação conforme o ciclo de profissionalização em que estão os professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em duas etapas. Na etapa 1, o instrumento de coleta utilizado foi um questionário on-line enviado para todos os 140 professores da rede de ensino estudada, com duração de 30 minutos. Na etapa 2, o instrumento foi o grupo focal. A partir das respostas ao questionário, formaram-se 4 grupos focais com 2 a 7 professores. Grupo A: professores com 1 a 3 anos de experiência. Grupo B: professores com 4 a 10 anos de experiência. Grupo C: professores de 10 a 20 anos de experiência. Grupo D: professores com mais de 20 anos de experiência. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo temático realizada em três etapas: pré-análise, descrição analítica e interpretação dos referenciais acerca dos objetivos propostos para o estudo. A pesquisa através dos olhares dos docentes mostrou a importância do estudo na rede sobre os ciclos de profissionalização docente, valorizando o momento de cada professor, repensando moldes para atender a essas necessidades formativas. Em relação aos diversos modelos formativos desenvolvidos pelas gestões também houve uma divisão sobre qual seria o melhor para atender a esse público de professores, com isso os olhares da pesquisa também encontraram algumas fragilidades e valorização dos encontros formativos, entretanto ficou evidente que para ser efetivo é preciso escutar os professores e juntos construírem um modelo que atenda a todo o grupo.
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