Formação continuada: o ponto de vista dos professores de educação física escolar em diferentes ciclos de profissionalização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20565 |
Resumo: | No Brasil as discussões sobre formação continuada de professores foram impulsionadas no período de redemocratização do país. O interesse pelo tema advinha da necessidade de ajustar a educação às necessidades da nova democracia. Houve aumento da produção científica e de iniciativas governamentais de promoção da formação continuada. No entanto, estudos mostram que as atividades de formação desenvolvidas pelas instâncias governamentais, muitas vezes, não dialogam com a prática pedagógica docente. No campo da Educação Física, a realidade não é diferente: investigações apontam que a formação contínua não atende às necessidades dos professores nos diferentes ciclos de profissionalização. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar como professores de Educação Física, em diferentes momentos do ciclo de vida profissional, avaliam o papel da formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação para seu desenvolvimento profissional. Mais especificamente, o trabalho pretende: 1 - Identificar o momento do ciclo de profissionalização em que os professores da rede de ensino investigada se encontram; 2 - Identificar conquistas e desafios da formação continuada para o desenvolvimento profissional segundo docentes que dela participaram; 3 - Identificar se há diferenças de avaliação conforme o ciclo de profissionalização em que estão os professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em duas etapas. Na etapa 1, o instrumento de coleta utilizado foi um questionário on-line enviado para todos os 140 professores da rede de ensino estudada, com duração de 30 minutos. Na etapa 2, o instrumento foi o grupo focal. A partir das respostas ao questionário, formaram-se 4 grupos focais com 2 a 7 professores. Grupo A: professores com 1 a 3 anos de experiência. Grupo B: professores com 4 a 10 anos de experiência. Grupo C: professores de 10 a 20 anos de experiência. Grupo D: professores com mais de 20 anos de experiência. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo temático realizada em três etapas: pré-análise, descrição analítica e interpretação dos referenciais acerca dos objetivos propostos para o estudo. A pesquisa através dos olhares dos docentes mostrou a importância do estudo na rede sobre os ciclos de profissionalização docente, valorizando o momento de cada professor, repensando moldes para atender a essas necessidades formativas. Em relação aos diversos modelos formativos desenvolvidos pelas gestões também houve uma divisão sobre qual seria o melhor para atender a esse público de professores, com isso os olhares da pesquisa também encontraram algumas fragilidades e valorização dos encontros formativos, entretanto ficou evidente que para ser efetivo é preciso escutar os professores e juntos construírem um modelo que atenda a todo o grupo. |
id |
Ânima_03f6dcea36b26ec80a06f9c81a79c08e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/20565 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada: o ponto de vista dos professores de educação física escolar em diferentes ciclos de profissionalizaçãoContinuing Education: the point of view of Physical Education teachers in different professionalization cyclesFormação continuadaEducação FísicaFormação de professoresCiclos de profissionalizaçãoNo Brasil as discussões sobre formação continuada de professores foram impulsionadas no período de redemocratização do país. O interesse pelo tema advinha da necessidade de ajustar a educação às necessidades da nova democracia. Houve aumento da produção científica e de iniciativas governamentais de promoção da formação continuada. No entanto, estudos mostram que as atividades de formação desenvolvidas pelas instâncias governamentais, muitas vezes, não dialogam com a prática pedagógica docente. No campo da Educação Física, a realidade não é diferente: investigações apontam que a formação contínua não atende às necessidades dos professores nos diferentes ciclos de profissionalização. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar como professores de Educação Física, em diferentes momentos do ciclo de vida profissional, avaliam o papel da formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação para seu desenvolvimento profissional. Mais especificamente, o trabalho pretende: 1 - Identificar o momento do ciclo de profissionalização em que os professores da rede de ensino investigada se encontram; 2 - Identificar conquistas e desafios da formação continuada para o desenvolvimento profissional segundo docentes que dela participaram; 3 - Identificar se há diferenças de avaliação conforme o ciclo de profissionalização em que estão os professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em duas etapas. Na etapa 1, o instrumento de coleta utilizado foi um questionário on-line enviado para todos os 140 professores da rede de ensino estudada, com duração de 30 minutos. Na etapa 2, o instrumento foi o grupo focal. A partir das respostas ao questionário, formaram-se 4 grupos focais com 2 a 7 professores. Grupo A: professores com 1 a 3 anos de experiência. Grupo B: professores com 4 a 10 anos de experiência. Grupo C: professores de 10 a 20 anos de experiência. Grupo D: professores com mais de 20 anos de experiência. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo temático realizada em três etapas: pré-análise, descrição analítica e interpretação dos referenciais acerca dos objetivos propostos para o estudo. A pesquisa através dos olhares dos docentes mostrou a importância do estudo na rede sobre os ciclos de profissionalização docente, valorizando o momento de cada professor, repensando moldes para atender a essas necessidades formativas. Em relação aos diversos modelos formativos desenvolvidos pelas gestões também houve uma divisão sobre qual seria o melhor para atender a esse público de professores, com isso os olhares da pesquisa também encontraram algumas fragilidades e valorização dos encontros formativos, entretanto ficou evidente que para ser efetivo é preciso escutar os professores e juntos construírem um modelo que atenda a todo o grupo.Filgueiras, IsabelAmorim, Kleison2021-12-21T19:37:04Z2021-12-21T19:37:04Z2021-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis159 fapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20565São PauloAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-03-07T22:19:50Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/20565Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-03-07T22:19:50Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada: o ponto de vista dos professores de educação física escolar em diferentes ciclos de profissionalização Continuing Education: the point of view of Physical Education teachers in different professionalization cycles |
title |
Formação continuada: o ponto de vista dos professores de educação física escolar em diferentes ciclos de profissionalização |
spellingShingle |
Formação continuada: o ponto de vista dos professores de educação física escolar em diferentes ciclos de profissionalização Amorim, Kleison Formação continuada Educação Física Formação de professores Ciclos de profissionalização |
title_short |
Formação continuada: o ponto de vista dos professores de educação física escolar em diferentes ciclos de profissionalização |
title_full |
Formação continuada: o ponto de vista dos professores de educação física escolar em diferentes ciclos de profissionalização |
title_fullStr |
Formação continuada: o ponto de vista dos professores de educação física escolar em diferentes ciclos de profissionalização |
title_full_unstemmed |
Formação continuada: o ponto de vista dos professores de educação física escolar em diferentes ciclos de profissionalização |
title_sort |
Formação continuada: o ponto de vista dos professores de educação física escolar em diferentes ciclos de profissionalização |
author |
Amorim, Kleison |
author_facet |
Amorim, Kleison |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Filgueiras, Isabel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Kleison |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Educação Física Formação de professores Ciclos de profissionalização |
topic |
Formação continuada Educação Física Formação de professores Ciclos de profissionalização |
description |
No Brasil as discussões sobre formação continuada de professores foram impulsionadas no período de redemocratização do país. O interesse pelo tema advinha da necessidade de ajustar a educação às necessidades da nova democracia. Houve aumento da produção científica e de iniciativas governamentais de promoção da formação continuada. No entanto, estudos mostram que as atividades de formação desenvolvidas pelas instâncias governamentais, muitas vezes, não dialogam com a prática pedagógica docente. No campo da Educação Física, a realidade não é diferente: investigações apontam que a formação contínua não atende às necessidades dos professores nos diferentes ciclos de profissionalização. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar como professores de Educação Física, em diferentes momentos do ciclo de vida profissional, avaliam o papel da formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação para seu desenvolvimento profissional. Mais especificamente, o trabalho pretende: 1 - Identificar o momento do ciclo de profissionalização em que os professores da rede de ensino investigada se encontram; 2 - Identificar conquistas e desafios da formação continuada para o desenvolvimento profissional segundo docentes que dela participaram; 3 - Identificar se há diferenças de avaliação conforme o ciclo de profissionalização em que estão os professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em duas etapas. Na etapa 1, o instrumento de coleta utilizado foi um questionário on-line enviado para todos os 140 professores da rede de ensino estudada, com duração de 30 minutos. Na etapa 2, o instrumento foi o grupo focal. A partir das respostas ao questionário, formaram-se 4 grupos focais com 2 a 7 professores. Grupo A: professores com 1 a 3 anos de experiência. Grupo B: professores com 4 a 10 anos de experiência. Grupo C: professores de 10 a 20 anos de experiência. Grupo D: professores com mais de 20 anos de experiência. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo temático realizada em três etapas: pré-análise, descrição analítica e interpretação dos referenciais acerca dos objetivos propostos para o estudo. A pesquisa através dos olhares dos docentes mostrou a importância do estudo na rede sobre os ciclos de profissionalização docente, valorizando o momento de cada professor, repensando moldes para atender a essas necessidades formativas. Em relação aos diversos modelos formativos desenvolvidos pelas gestões também houve uma divisão sobre qual seria o melhor para atender a esse público de professores, com isso os olhares da pesquisa também encontraram algumas fragilidades e valorização dos encontros formativos, entretanto ficou evidente que para ser efetivo é preciso escutar os professores e juntos construírem um modelo que atenda a todo o grupo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21T19:37:04Z 2021-12-21T19:37:04Z 2021-09-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20565 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
159 f application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415803456520192 |