Análise da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27656 |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar e sistematizar a Política Nacional de Educação Ambiental, seu contexto, importância, princípios norteadores, competência e objetivos, tudo isso, a luz de nossa Constituição de 1988. Para isso, analisa-se principalmente nossa Constituição de 1988, a Lei n° 9795/99, Decreto n° 4.281/02 (regulamenta a Lei 9795/99 e dá outras providências) e demais regulamentos e decretos complementares relacionados à referida política pública. Ao fim do trabalho, analisa-se o Programa Nacional de Educação Ambiental e dois projetos deste programa, ressaltando seus aspectos problemáticos. Tudo isso, analisado juntamente com os princípios do Direito Ambiente da participação, da informação ambiental e educação ambiental. |
id |
Ânima_061bd6ea72983c18e35bd48705919839 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/27656 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA)ANALYSIS OF THE NATIONAL POLICY ON ENVIRONMENTAL EDUCATION (PNEA)Políticas Públicas AmbientaisDignidade da Pessoa HumanaDireito AmbientalPolítica Nacional de Educação Ambiental (PNEA)O presente trabalho busca analisar e sistematizar a Política Nacional de Educação Ambiental, seu contexto, importância, princípios norteadores, competência e objetivos, tudo isso, a luz de nossa Constituição de 1988. Para isso, analisa-se principalmente nossa Constituição de 1988, a Lei n° 9795/99, Decreto n° 4.281/02 (regulamenta a Lei 9795/99 e dá outras providências) e demais regulamentos e decretos complementares relacionados à referida política pública. Ao fim do trabalho, analisa-se o Programa Nacional de Educação Ambiental e dois projetos deste programa, ressaltando seus aspectos problemáticos. Tudo isso, analisado juntamente com os princípios do Direito Ambiente da participação, da informação ambiental e educação ambiental.This study looks forward to analyze and sistematize the National Environmental Education Program, its context, value, guiding principles, competence and goals, all that based on the Constitution of 1988. To achieve it, will be analyzed tha Brazil Constitution of 1988, Law n. 9795/99, Decree n. 4.281/02 (which regulate Law n. 9795/99 and others measures) and others complementary regulations and decrees related to this specific public policy. In the end of this study, its analyzed the National Environmental Education Program and two projects of this program highlighting their problematic aspect. All of this, analyzed together with the principles of Environmental Law of participation, environmental information and environmental education.Nogueira, Thiago Rodrigues São MarcosHeyder, Ibiatã Nepomuceno2022-12-08T00:53:03Z2022-12-08T00:53:03Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis32 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27656São PauloAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-08T00:53:05Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/27656Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-08T00:53:05Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) ANALYSIS OF THE NATIONAL POLICY ON ENVIRONMENTAL EDUCATION (PNEA) |
title |
Análise da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) |
spellingShingle |
Análise da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) Heyder, Ibiatã Nepomuceno Políticas Públicas Ambientais Dignidade da Pessoa Humana Direito Ambiental Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) |
title_short |
Análise da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) |
title_full |
Análise da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) |
title_fullStr |
Análise da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) |
title_full_unstemmed |
Análise da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) |
title_sort |
Análise da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) |
author |
Heyder, Ibiatã Nepomuceno |
author_facet |
Heyder, Ibiatã Nepomuceno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Thiago Rodrigues São Marcos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heyder, Ibiatã Nepomuceno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas Ambientais Dignidade da Pessoa Humana Direito Ambiental Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) |
topic |
Políticas Públicas Ambientais Dignidade da Pessoa Humana Direito Ambiental Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) |
description |
O presente trabalho busca analisar e sistematizar a Política Nacional de Educação Ambiental, seu contexto, importância, princípios norteadores, competência e objetivos, tudo isso, a luz de nossa Constituição de 1988. Para isso, analisa-se principalmente nossa Constituição de 1988, a Lei n° 9795/99, Decreto n° 4.281/02 (regulamenta a Lei 9795/99 e dá outras providências) e demais regulamentos e decretos complementares relacionados à referida política pública. Ao fim do trabalho, analisa-se o Programa Nacional de Educação Ambiental e dois projetos deste programa, ressaltando seus aspectos problemáticos. Tudo isso, analisado juntamente com os princípios do Direito Ambiente da participação, da informação ambiental e educação ambiental. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-08T00:53:03Z 2022-12-08T00:53:03Z 2022-12-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27656 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
32 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415799258021888 |