Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Josildo Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Maria Divina Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8492
Resumo: Este artigo é produto de uma dissertação de mestrado que versa sobre o atendimento as determinações da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA pelos cursos de formação de professores para a educação básica. Neste recorte objetiva-se refletir quanto ao atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA, nos cursos de formação inicial de professores, mais especificamente em relação a formação para a compreensão integrada dos problemas ambientais, a formação da consciência crítica e ao incentivo e participação individual e coletiva, permanente e responsável na preservação do equilíbrio do meio ambiente. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, cuja produção de dados ocorreu por meio de entrevistas com oito professores que abordam a temática ambiental nas disciplinas que ministram nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella. Com base na análise realizada a partir dos dados empíricos produzidos, percebe-se que existem lacunas na formação de professores quanto ao atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA, mas podemos vislumbrar iniciativas pontuais. Cabe ainda destacar que a reflexão oportunizada aos professores formadores quanto à questão da formação ambiental dos futuros professores, constituiu um momento formativo e de avaliação crítica sobre a abordagem ambiental nas disciplinas sob a sua responsabilidade, bem como nos cursos de formação de professores aos quais estão vinculados.
id BIO-1_3806594085961ea613df6c971585fe8b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/8492
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professoresEducação AmbientalFormação de professoresObjetivos fundamentais da PNEAEste artigo é produto de uma dissertação de mestrado que versa sobre o atendimento as determinações da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA pelos cursos de formação de professores para a educação básica. Neste recorte objetiva-se refletir quanto ao atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA, nos cursos de formação inicial de professores, mais especificamente em relação a formação para a compreensão integrada dos problemas ambientais, a formação da consciência crítica e ao incentivo e participação individual e coletiva, permanente e responsável na preservação do equilíbrio do meio ambiente. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, cuja produção de dados ocorreu por meio de entrevistas com oito professores que abordam a temática ambiental nas disciplinas que ministram nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella. Com base na análise realizada a partir dos dados empíricos produzidos, percebe-se que existem lacunas na formação de professores quanto ao atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA, mas podemos vislumbrar iniciativas pontuais. Cabe ainda destacar que a reflexão oportunizada aos professores formadores quanto à questão da formação ambiental dos futuros professores, constituiu um momento formativo e de avaliação crítica sobre a abordagem ambiental nas disciplinas sob a sua responsabilidade, bem como nos cursos de formação de professores aos quais estão vinculados.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/849210.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1864-1880Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1864-1880REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1864-1880Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1864-18802525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v5.n16reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8492/7337Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessPortela, Josildo LimaLima, Maria Divina Ferreira2022-08-20T14:11:31Zoai:ojs.192.168.5.50:article/8492Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-20T14:11:31Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores
title Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores
spellingShingle Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores
Portela, Josildo Lima
Educação Ambiental
Formação de professores
Objetivos fundamentais da PNEA
title_short Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores
title_full Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores
title_fullStr Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores
title_full_unstemmed Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores
title_sort Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores
author Portela, Josildo Lima
author_facet Portela, Josildo Lima
Lima, Maria Divina Ferreira
author_role author
author2 Lima, Maria Divina Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, Josildo Lima
Lima, Maria Divina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Formação de professores
Objetivos fundamentais da PNEA
topic Educação Ambiental
Formação de professores
Objetivos fundamentais da PNEA
description Este artigo é produto de uma dissertação de mestrado que versa sobre o atendimento as determinações da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA pelos cursos de formação de professores para a educação básica. Neste recorte objetiva-se refletir quanto ao atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA, nos cursos de formação inicial de professores, mais especificamente em relação a formação para a compreensão integrada dos problemas ambientais, a formação da consciência crítica e ao incentivo e participação individual e coletiva, permanente e responsável na preservação do equilíbrio do meio ambiente. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, cuja produção de dados ocorreu por meio de entrevistas com oito professores que abordam a temática ambiental nas disciplinas que ministram nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella. Com base na análise realizada a partir dos dados empíricos produzidos, percebe-se que existem lacunas na formação de professores quanto ao atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA, mas podemos vislumbrar iniciativas pontuais. Cabe ainda destacar que a reflexão oportunizada aos professores formadores quanto à questão da formação ambiental dos futuros professores, constituiu um momento formativo e de avaliação crítica sobre a abordagem ambiental nas disciplinas sob a sua responsabilidade, bem como nos cursos de formação de professores aos quais estão vinculados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8492
10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1864-1880
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8492
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1864-1880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8492/7337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1864-1880
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1864-1880
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1864-1880
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v5.n16
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325191178190848