Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
DOI: | 10.20396/etd.v20i1.8649170 |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170 |
Resumo: | Este artigo analisa o impacto de um curso híbrido de atualização profissional à ação pedagógica de professores universitários. O curso representa uma ação do programa de formação docente de uma universidade pública do Nordeste. O estudo tem o interesse de saber: como a formação continuada de professores recém-ingressos impactou à ação pedagógica em sala de aula? Referencia-se na abordagem qualitativa, delineada pelo estudo de caso, com foco na investigação do trabalho docente de um grupo de treze professores, egressos do curso híbrido, na busca por indícios que legitimassem a aplicação de saberes e práticas derivados da referida experiência formativa. Estabelece-se interface com as teorias que abordam saberes da docência no ensino superior, processos formativos para a profissionalização docente e o potencial formativo dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Na análise da prática pedagógica do grupo de professores, os dados evidenciaram a aplicação de aspectos teórico-metodológicos que se configuram como saberes docentes inovadores, sinalizando uma crescente reconfiguração da ação pedagógica na educação superior. O estudo apresenta, portanto, aspectos didático-pedagógicos potencializados pela formação continuada e incorporados na ação docente de um grupo de professores universitários egressos. |
id |
UNICAMP-19_860c9213a6102e81fb7b766821676650 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649170 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
spelling |
Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superiorEducação superior. Docência. Formação continuada. Ação pedagógicaDocência universitáriaFormação continuadaação pedagógicaEste artigo analisa o impacto de um curso híbrido de atualização profissional à ação pedagógica de professores universitários. O curso representa uma ação do programa de formação docente de uma universidade pública do Nordeste. O estudo tem o interesse de saber: como a formação continuada de professores recém-ingressos impactou à ação pedagógica em sala de aula? Referencia-se na abordagem qualitativa, delineada pelo estudo de caso, com foco na investigação do trabalho docente de um grupo de treze professores, egressos do curso híbrido, na busca por indícios que legitimassem a aplicação de saberes e práticas derivados da referida experiência formativa. Estabelece-se interface com as teorias que abordam saberes da docência no ensino superior, processos formativos para a profissionalização docente e o potencial formativo dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Na análise da prática pedagógica do grupo de professores, os dados evidenciaram a aplicação de aspectos teórico-metodológicos que se configuram como saberes docentes inovadores, sinalizando uma crescente reconfiguração da ação pedagógica na educação superior. O estudo apresenta, portanto, aspectos didático-pedagógicos potencializados pela formação continuada e incorporados na ação docente de um grupo de professores universitários egressos.Universidade Estadual de Campinas2018-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa (dados empíricos)application/pdfapplication/mswordapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864917010.20396/etd.v20i1.8649170ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 210-233ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 210-233ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 210-2331676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170/17501https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170/20036https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170/20049Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Vera Lucia Pontes dosCosta, Cleide Jane de Sá Araújo2018-04-13T15:33:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649170Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2018-04-13T15:33:35ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior |
title |
Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior |
spellingShingle |
Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior Santos, Vera Lucia Pontes dos Educação superior. Docência. Formação continuada. Ação pedagógica Docência universitária Formação continuada ação pedagógica Santos, Vera Lucia Pontes dos Educação superior. Docência. Formação continuada. Ação pedagógica Docência universitária Formação continuada ação pedagógica |
title_short |
Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior |
title_full |
Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior |
title_fullStr |
Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior |
title_full_unstemmed |
Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior |
title_sort |
Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior |
author |
Santos, Vera Lucia Pontes dos |
author_facet |
Santos, Vera Lucia Pontes dos Santos, Vera Lucia Pontes dos Costa, Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Cleide Jane de Sá Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Cleide Jane de Sá Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vera Lucia Pontes dos Costa, Cleide Jane de Sá Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior. Docência. Formação continuada. Ação pedagógica Docência universitária Formação continuada ação pedagógica |
topic |
Educação superior. Docência. Formação continuada. Ação pedagógica Docência universitária Formação continuada ação pedagógica |
description |
Este artigo analisa o impacto de um curso híbrido de atualização profissional à ação pedagógica de professores universitários. O curso representa uma ação do programa de formação docente de uma universidade pública do Nordeste. O estudo tem o interesse de saber: como a formação continuada de professores recém-ingressos impactou à ação pedagógica em sala de aula? Referencia-se na abordagem qualitativa, delineada pelo estudo de caso, com foco na investigação do trabalho docente de um grupo de treze professores, egressos do curso híbrido, na busca por indícios que legitimassem a aplicação de saberes e práticas derivados da referida experiência formativa. Estabelece-se interface com as teorias que abordam saberes da docência no ensino superior, processos formativos para a profissionalização docente e o potencial formativo dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Na análise da prática pedagógica do grupo de professores, os dados evidenciaram a aplicação de aspectos teórico-metodológicos que se configuram como saberes docentes inovadores, sinalizando uma crescente reconfiguração da ação pedagógica na educação superior. O estudo apresenta, portanto, aspectos didático-pedagógicos potencializados pela formação continuada e incorporados na ação docente de um grupo de professores universitários egressos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa (dados empíricos) |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170 10.20396/etd.v20i1.8649170 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v20i1.8649170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170/17501 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170/20036 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170/20049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 210-233 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 210-233 ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 210-233 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1822180024896192512 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20396/etd.v20i1.8649170 |