Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vera Lucia Pontes dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
DOI: 10.20396/etd.v20i1.8649170
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170
Resumo: Este artigo analisa o impacto de um curso híbrido de atualização profissional à ação pedagógica de professores universitários. O curso representa uma ação do programa de formação docente de uma universidade pública do Nordeste. O estudo tem o interesse de saber: como a formação continuada de professores recém-ingressos impactou à ação pedagógica em sala de aula? Referencia-se na abordagem qualitativa, delineada pelo estudo de caso, com foco na investigação do trabalho docente de um grupo de treze professores, egressos do curso híbrido, na busca por indícios que legitimassem a aplicação de saberes e práticas derivados da referida experiência formativa. Estabelece-se interface com as teorias que abordam saberes da docência no ensino superior, processos formativos para a profissionalização docente e o potencial formativo dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Na análise da prática pedagógica do grupo de professores, os dados evidenciaram a aplicação de aspectos teórico-metodológicos que se configuram como saberes docentes inovadores, sinalizando uma crescente reconfiguração da ação pedagógica na educação superior. O estudo apresenta, portanto, aspectos didático-pedagógicos potencializados pela formação continuada e incorporados na ação docente de um grupo de professores universitários egressos.
id UNICAMP-19_860c9213a6102e81fb7b766821676650
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649170
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
spelling Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superiorEducação superior. Docência. Formação continuada. Ação pedagógicaDocência universitáriaFormação continuadaação pedagógicaEste artigo analisa o impacto de um curso híbrido de atualização profissional à ação pedagógica de professores universitários. O curso representa uma ação do programa de formação docente de uma universidade pública do Nordeste. O estudo tem o interesse de saber: como a formação continuada de professores recém-ingressos impactou à ação pedagógica em sala de aula? Referencia-se na abordagem qualitativa, delineada pelo estudo de caso, com foco na investigação do trabalho docente de um grupo de treze professores, egressos do curso híbrido, na busca por indícios que legitimassem a aplicação de saberes e práticas derivados da referida experiência formativa. Estabelece-se interface com as teorias que abordam saberes da docência no ensino superior, processos formativos para a profissionalização docente e o potencial formativo dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Na análise da prática pedagógica do grupo de professores, os dados evidenciaram a aplicação de aspectos teórico-metodológicos que se configuram como saberes docentes inovadores, sinalizando uma crescente reconfiguração da ação pedagógica na educação superior. O estudo apresenta, portanto, aspectos didático-pedagógicos potencializados pela formação continuada e incorporados na ação docente de um grupo de professores universitários egressos.Universidade Estadual de Campinas2018-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa (dados empíricos)application/pdfapplication/mswordapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864917010.20396/etd.v20i1.8649170ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 210-233ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 210-233ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 210-2331676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170/17501https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170/20036https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170/20049Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Vera Lucia Pontes dosCosta, Cleide Jane de Sá Araújo2018-04-13T15:33:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649170Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2018-04-13T15:33:35ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior
title Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior
spellingShingle Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior
Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior
Santos, Vera Lucia Pontes dos
Educação superior. Docência. Formação continuada. Ação pedagógica
Docência universitária
Formação continuada
ação pedagógica
Santos, Vera Lucia Pontes dos
Educação superior. Docência. Formação continuada. Ação pedagógica
Docência universitária
Formação continuada
ação pedagógica
title_short Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior
title_full Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior
title_fullStr Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior
Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior
title_full_unstemmed Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior
Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior
title_sort Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior
author Santos, Vera Lucia Pontes dos
author_facet Santos, Vera Lucia Pontes dos
Santos, Vera Lucia Pontes dos
Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
author_role author
author2 Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Pontes dos
Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior. Docência. Formação continuada. Ação pedagógica
Docência universitária
Formação continuada
ação pedagógica
topic Educação superior. Docência. Formação continuada. Ação pedagógica
Docência universitária
Formação continuada
ação pedagógica
description Este artigo analisa o impacto de um curso híbrido de atualização profissional à ação pedagógica de professores universitários. O curso representa uma ação do programa de formação docente de uma universidade pública do Nordeste. O estudo tem o interesse de saber: como a formação continuada de professores recém-ingressos impactou à ação pedagógica em sala de aula? Referencia-se na abordagem qualitativa, delineada pelo estudo de caso, com foco na investigação do trabalho docente de um grupo de treze professores, egressos do curso híbrido, na busca por indícios que legitimassem a aplicação de saberes e práticas derivados da referida experiência formativa. Estabelece-se interface com as teorias que abordam saberes da docência no ensino superior, processos formativos para a profissionalização docente e o potencial formativo dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Na análise da prática pedagógica do grupo de professores, os dados evidenciaram a aplicação de aspectos teórico-metodológicos que se configuram como saberes docentes inovadores, sinalizando uma crescente reconfiguração da ação pedagógica na educação superior. O estudo apresenta, portanto, aspectos didático-pedagógicos potencializados pela formação continuada e incorporados na ação docente de um grupo de professores universitários egressos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa (dados empíricos)
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170
10.20396/etd.v20i1.8649170
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170
identifier_str_mv 10.20396/etd.v20i1.8649170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170/17501
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170/20036
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170/20049
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 210-233
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 210-233
ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 210-233
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1822180024896192512
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20396/etd.v20i1.8649170