Audiência de custódia: um direito inerente a toda pessoa presa em flagrante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guesser, Juliana Dutra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6612
Resumo: O presente trabalho objetiva averiguar a constitucionalidade da Resolução nº 213 do Conselho Nacional de Justiça, que regulamenta a audiência de custódia. Para tanto, utiliza o método de abordagem dedutivo, com a aplicação das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Assim, é abordado, primeiramente, o conceito, a natureza jurídica e as modalidades da prisão em flagrante, tendo em vista que é uma prisão que não requer decisão judicial para sua efetivação. Por isso, são especificadas as garantias constitucionais e legais previstas a quem tiver sua liberdade de locomoção coibida por esta prisão. Uma das garantias suscitadas é o direito do preso a ser prontamente apresentado à autoridade judiciária. Ressalta-se que esta garantia foi introduzida no ordenamento jurídico brasileiro através da ratificação de dois pactos internacionais de direitos humanos. Dessa forma, fundamental se faz o estudo de como estes tratados são recepcionados e introduzidos na legislação pátria. Em seguida, é apresentada a definição e finalidade da audiência de custódia, ao passo que, após, são expostos os motivos arguidos à sua inconstitucionalidade e à sua constitucionalidade. Por fim, a pesquisa encontra respaldo na jurisprudência e na doutrina, para demonstrar a constitucionalidade da Resolução nº 213 do Conselho Nacional de Justiça.
id Ânima_08c730d5481b254b8d7dda8686a7e640
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6612
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Audiência de custódia: um direito inerente a toda pessoa presa em flagrantePrisão em flagranteAudiência de custódiaConstitucionalidade da Resolução nº 213 do Conselho Nacional de JustiçaO presente trabalho objetiva averiguar a constitucionalidade da Resolução nº 213 do Conselho Nacional de Justiça, que regulamenta a audiência de custódia. Para tanto, utiliza o método de abordagem dedutivo, com a aplicação das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Assim, é abordado, primeiramente, o conceito, a natureza jurídica e as modalidades da prisão em flagrante, tendo em vista que é uma prisão que não requer decisão judicial para sua efetivação. Por isso, são especificadas as garantias constitucionais e legais previstas a quem tiver sua liberdade de locomoção coibida por esta prisão. Uma das garantias suscitadas é o direito do preso a ser prontamente apresentado à autoridade judiciária. Ressalta-se que esta garantia foi introduzida no ordenamento jurídico brasileiro através da ratificação de dois pactos internacionais de direitos humanos. Dessa forma, fundamental se faz o estudo de como estes tratados são recepcionados e introduzidos na legislação pátria. Em seguida, é apresentada a definição e finalidade da audiência de custódia, ao passo que, após, são expostos os motivos arguidos à sua inconstitucionalidade e à sua constitucionalidade. Por fim, a pesquisa encontra respaldo na jurisprudência e na doutrina, para demonstrar a constitucionalidade da Resolução nº 213 do Conselho Nacional de Justiça.Becker, ElianaGuesser, Juliana Dutra2017-12-12T10:13:51Z2020-11-27T04:40:05Z2017-12-12T10:13:51Z2020-11-27T04:40:05Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6612Direito - Pedra BrancaPalhoça/SCAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T21:41:12Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6612Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T21:41:12Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Audiência de custódia: um direito inerente a toda pessoa presa em flagrante
title Audiência de custódia: um direito inerente a toda pessoa presa em flagrante
spellingShingle Audiência de custódia: um direito inerente a toda pessoa presa em flagrante
Guesser, Juliana Dutra
Prisão em flagrante
Audiência de custódia
Constitucionalidade da Resolução nº 213 do Conselho Nacional de Justiça
title_short Audiência de custódia: um direito inerente a toda pessoa presa em flagrante
title_full Audiência de custódia: um direito inerente a toda pessoa presa em flagrante
title_fullStr Audiência de custódia: um direito inerente a toda pessoa presa em flagrante
title_full_unstemmed Audiência de custódia: um direito inerente a toda pessoa presa em flagrante
title_sort Audiência de custódia: um direito inerente a toda pessoa presa em flagrante
author Guesser, Juliana Dutra
author_facet Guesser, Juliana Dutra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Becker, Eliana
dc.contributor.author.fl_str_mv Guesser, Juliana Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Prisão em flagrante
Audiência de custódia
Constitucionalidade da Resolução nº 213 do Conselho Nacional de Justiça
topic Prisão em flagrante
Audiência de custódia
Constitucionalidade da Resolução nº 213 do Conselho Nacional de Justiça
description O presente trabalho objetiva averiguar a constitucionalidade da Resolução nº 213 do Conselho Nacional de Justiça, que regulamenta a audiência de custódia. Para tanto, utiliza o método de abordagem dedutivo, com a aplicação das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Assim, é abordado, primeiramente, o conceito, a natureza jurídica e as modalidades da prisão em flagrante, tendo em vista que é uma prisão que não requer decisão judicial para sua efetivação. Por isso, são especificadas as garantias constitucionais e legais previstas a quem tiver sua liberdade de locomoção coibida por esta prisão. Uma das garantias suscitadas é o direito do preso a ser prontamente apresentado à autoridade judiciária. Ressalta-se que esta garantia foi introduzida no ordenamento jurídico brasileiro através da ratificação de dois pactos internacionais de direitos humanos. Dessa forma, fundamental se faz o estudo de como estes tratados são recepcionados e introduzidos na legislação pátria. Em seguida, é apresentada a definição e finalidade da audiência de custódia, ao passo que, após, são expostos os motivos arguidos à sua inconstitucionalidade e à sua constitucionalidade. Por fim, a pesquisa encontra respaldo na jurisprudência e na doutrina, para demonstrar a constitucionalidade da Resolução nº 213 do Conselho Nacional de Justiça.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T10:13:51Z
2017-12-12T10:13:51Z
2017
2020-11-27T04:40:05Z
2020-11-27T04:40:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6612
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça/SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415820524191744