Depoimento sem dano: análise sobre as garantias da proteção integral de vítimas de violência sexual intrafamiliar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Querino, Ana Carolina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19484
Resumo: O Depoimento Sem Dano (DSD) ou Depoimento Especial é uma modalidade de escuta onde crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência tem seus depoimentos coletados de forma diferente do processo de inquirição habitual. No DSD o juiz faz as perguntas por meio de profissionais especializados da psicologia e/ou do serviço social em uma sala separada, sem a presença de advogados ou do acusado, sendo preparada com equipamentos de áudio e vídeo que transmitem em tempo real as respostas das vítimas à sala de audiência. O presente trabalho buscou abordar a questão acerca da sua eficiência na proteção integral dos direitos e crianças e adolescentes vítimas da violência sexual. Para se alcançar esse objetivo foi utilizada a pesquisa bibliográfica, onde após a conclusão do estudo pode-se perceber que há na literatura argumentos tanto quanto favoráveis que afirmam que a técnica do depoimento sem dano cumpre de modo idôneo a função de proteger e há também diversos argumentos contrários, onde é argumentado que o depoimento especial não configura a melhor alternativa na produção da verdade em um processo penal.
id Ânima_0a058017941f9c913698979a3a8bca41
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19484
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Depoimento sem dano: análise sobre as garantias da proteção integral de vítimas de violência sexual intrafamiliar.Depoimento sem danoAbuso sexualProteção integralO Depoimento Sem Dano (DSD) ou Depoimento Especial é uma modalidade de escuta onde crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência tem seus depoimentos coletados de forma diferente do processo de inquirição habitual. No DSD o juiz faz as perguntas por meio de profissionais especializados da psicologia e/ou do serviço social em uma sala separada, sem a presença de advogados ou do acusado, sendo preparada com equipamentos de áudio e vídeo que transmitem em tempo real as respostas das vítimas à sala de audiência. O presente trabalho buscou abordar a questão acerca da sua eficiência na proteção integral dos direitos e crianças e adolescentes vítimas da violência sexual. Para se alcançar esse objetivo foi utilizada a pesquisa bibliográfica, onde após a conclusão do estudo pode-se perceber que há na literatura argumentos tanto quanto favoráveis que afirmam que a técnica do depoimento sem dano cumpre de modo idôneo a função de proteger e há também diversos argumentos contrários, onde é argumentado que o depoimento especial não configura a melhor alternativa na produção da verdade em um processo penal.Damasceno de Andrade, CamilaAlves Querino, Ana Carolina2021-12-16T18:36:41Z2021-12-16T18:36:41Z2021-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19484TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-16T18:36:42Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19484Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-16T18:36:42Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Depoimento sem dano: análise sobre as garantias da proteção integral de vítimas de violência sexual intrafamiliar.
title Depoimento sem dano: análise sobre as garantias da proteção integral de vítimas de violência sexual intrafamiliar.
spellingShingle Depoimento sem dano: análise sobre as garantias da proteção integral de vítimas de violência sexual intrafamiliar.
Alves Querino, Ana Carolina
Depoimento sem dano
Abuso sexual
Proteção integral
title_short Depoimento sem dano: análise sobre as garantias da proteção integral de vítimas de violência sexual intrafamiliar.
title_full Depoimento sem dano: análise sobre as garantias da proteção integral de vítimas de violência sexual intrafamiliar.
title_fullStr Depoimento sem dano: análise sobre as garantias da proteção integral de vítimas de violência sexual intrafamiliar.
title_full_unstemmed Depoimento sem dano: análise sobre as garantias da proteção integral de vítimas de violência sexual intrafamiliar.
title_sort Depoimento sem dano: análise sobre as garantias da proteção integral de vítimas de violência sexual intrafamiliar.
author Alves Querino, Ana Carolina
author_facet Alves Querino, Ana Carolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Damasceno de Andrade, Camila
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Querino, Ana Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Depoimento sem dano
Abuso sexual
Proteção integral
topic Depoimento sem dano
Abuso sexual
Proteção integral
description O Depoimento Sem Dano (DSD) ou Depoimento Especial é uma modalidade de escuta onde crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência tem seus depoimentos coletados de forma diferente do processo de inquirição habitual. No DSD o juiz faz as perguntas por meio de profissionais especializados da psicologia e/ou do serviço social em uma sala separada, sem a presença de advogados ou do acusado, sendo preparada com equipamentos de áudio e vídeo que transmitem em tempo real as respostas das vítimas à sala de audiência. O presente trabalho buscou abordar a questão acerca da sua eficiência na proteção integral dos direitos e crianças e adolescentes vítimas da violência sexual. Para se alcançar esse objetivo foi utilizada a pesquisa bibliográfica, onde após a conclusão do estudo pode-se perceber que há na literatura argumentos tanto quanto favoráveis que afirmam que a técnica do depoimento sem dano cumpre de modo idôneo a função de proteger e há também diversos argumentos contrários, onde é argumentado que o depoimento especial não configura a melhor alternativa na produção da verdade em um processo penal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T18:36:41Z
2021-12-16T18:36:41Z
2021-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19484
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 47 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415828906508288