A influência da disbiose intestinal no ganho de peso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Simone França
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29897
Resumo: A influência que os microrganismos que residem no trato gastrointestinal têm sobre o organismo pode deixá-lo em equilíbrio ou não. A perturbação do perfil da microbiota intestinal pode levar ao desequilíbrio em relação a sua diversidade e sua composição acarretando disbiose intestinal. Essa desordem sugere problemas no metabolismo conduzindo para obesidade. Assim, através de estudos de artigos dos últimos 5 (cinco) anos fundamentado fatos e relacionando disbiose com o ganho de peso fez-se necessário um levantamento de diversos materiais utilizando como base de dados o PubMed, SciELO, MEDLINE, Google Acadêmico, para que no final dessa investigação concluir um forte indicativo que pode existir a associação entre a disbiose intestinal e a influência que a mesma pode realizar no ganho de peso. Conclusão: o ganho de peso pode estar relacionado com a disbiose intestinal devido a sua ligação intima com a microbiota. Indivíduos obesos têm desequilíbrio da microbiota e um significativo aumento no Filo Firmicutes em relação ao Filo Bacteroidetes. Palavras-chaves: disbiose; obesidade; bactérias intestinais; intestino; microbioma; microbiota; permeabilidade; gastrointestinal; intestinal.
id Ânima_0cf9fd8916d010f40947af5bffcf53fb
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29897
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A influência da disbiose intestinal no ganho de peso.DisbioseObesidadeBactérias intestinaisIntestinoMicrobiomaMicrobiotaPermeabilidadeGastrointestinalIntestinalA influência que os microrganismos que residem no trato gastrointestinal têm sobre o organismo pode deixá-lo em equilíbrio ou não. A perturbação do perfil da microbiota intestinal pode levar ao desequilíbrio em relação a sua diversidade e sua composição acarretando disbiose intestinal. Essa desordem sugere problemas no metabolismo conduzindo para obesidade. Assim, através de estudos de artigos dos últimos 5 (cinco) anos fundamentado fatos e relacionando disbiose com o ganho de peso fez-se necessário um levantamento de diversos materiais utilizando como base de dados o PubMed, SciELO, MEDLINE, Google Acadêmico, para que no final dessa investigação concluir um forte indicativo que pode existir a associação entre a disbiose intestinal e a influência que a mesma pode realizar no ganho de peso. Conclusão: o ganho de peso pode estar relacionado com a disbiose intestinal devido a sua ligação intima com a microbiota. Indivíduos obesos têm desequilíbrio da microbiota e um significativo aumento no Filo Firmicutes em relação ao Filo Bacteroidetes. Palavras-chaves: disbiose; obesidade; bactérias intestinais; intestino; microbioma; microbiota; permeabilidade; gastrointestinal; intestinal.Franco, Fabiana SantosFaria, Simone França2022-12-18T20:41:53Z2022-12-18T20:41:53Z2022-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis35application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29897UNA JataíAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-18T20:41:55Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29897Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-18T20:41:55Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da disbiose intestinal no ganho de peso.
title A influência da disbiose intestinal no ganho de peso.
spellingShingle A influência da disbiose intestinal no ganho de peso.
Faria, Simone França
Disbiose
Obesidade
Bactérias intestinais
Intestino
Microbioma
Microbiota
Permeabilidade
Gastrointestinal
Intestinal
title_short A influência da disbiose intestinal no ganho de peso.
title_full A influência da disbiose intestinal no ganho de peso.
title_fullStr A influência da disbiose intestinal no ganho de peso.
title_full_unstemmed A influência da disbiose intestinal no ganho de peso.
title_sort A influência da disbiose intestinal no ganho de peso.
author Faria, Simone França
author_facet Faria, Simone França
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Fabiana Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Simone França
dc.subject.por.fl_str_mv Disbiose
Obesidade
Bactérias intestinais
Intestino
Microbioma
Microbiota
Permeabilidade
Gastrointestinal
Intestinal
topic Disbiose
Obesidade
Bactérias intestinais
Intestino
Microbioma
Microbiota
Permeabilidade
Gastrointestinal
Intestinal
description A influência que os microrganismos que residem no trato gastrointestinal têm sobre o organismo pode deixá-lo em equilíbrio ou não. A perturbação do perfil da microbiota intestinal pode levar ao desequilíbrio em relação a sua diversidade e sua composição acarretando disbiose intestinal. Essa desordem sugere problemas no metabolismo conduzindo para obesidade. Assim, através de estudos de artigos dos últimos 5 (cinco) anos fundamentado fatos e relacionando disbiose com o ganho de peso fez-se necessário um levantamento de diversos materiais utilizando como base de dados o PubMed, SciELO, MEDLINE, Google Acadêmico, para que no final dessa investigação concluir um forte indicativo que pode existir a associação entre a disbiose intestinal e a influência que a mesma pode realizar no ganho de peso. Conclusão: o ganho de peso pode estar relacionado com a disbiose intestinal devido a sua ligação intima com a microbiota. Indivíduos obesos têm desequilíbrio da microbiota e um significativo aumento no Filo Firmicutes em relação ao Filo Bacteroidetes. Palavras-chaves: disbiose; obesidade; bactérias intestinais; intestino; microbioma; microbiota; permeabilidade; gastrointestinal; intestinal.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-18T20:41:53Z
2022-12-18T20:41:53Z
2022-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29897
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv UNA Jataí
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415845335597056