Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Valquiria Patricio Thomasi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11276
Resumo: O presente trabalho tem como tema A avaliação da Aprendizagem, cujo objetivo é conhecer, por meio de pesquisas bibliográficas, os instrumentos de avaliação que poderão ser utilizados pelos professores de matemática para verificar a aprendizagem de seus alunos, possibilitando um ensino prazeroso. O trabalho traz importantes conceitos relacionados as concepções de avaliação sob a ótica de alguns autores e apresenta uma sequência didática com a temática Cálculo de Áreas. Nesta proposta didática serão utilizados instrumentos de avaliação diversificados que podem ser utilizados pelos professores de matemática de modo a possibilitar o sucesso na aprendizagem do tema em questão, resultando em uma avaliação inclusiva e construtiva e promovendo a interação professor aluno. A diversificação de instrumentos de avaliação possibilita diagnosticar erros e, partindo deles, traçar novos caminhos, no qual professor e o aluno estejam empenhados em sanar as dificuldades da aprendizagem com o intuito de construir o conhecimento, qualificando o ensino da matemática.
id Ânima_11f094d20c66d5c71b421f5631a875f7
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11276
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemáticaAvaliaçãoMatemáticaInstrumentos de avaliaçãoO presente trabalho tem como tema A avaliação da Aprendizagem, cujo objetivo é conhecer, por meio de pesquisas bibliográficas, os instrumentos de avaliação que poderão ser utilizados pelos professores de matemática para verificar a aprendizagem de seus alunos, possibilitando um ensino prazeroso. O trabalho traz importantes conceitos relacionados as concepções de avaliação sob a ótica de alguns autores e apresenta uma sequência didática com a temática Cálculo de Áreas. Nesta proposta didática serão utilizados instrumentos de avaliação diversificados que podem ser utilizados pelos professores de matemática de modo a possibilitar o sucesso na aprendizagem do tema em questão, resultando em uma avaliação inclusiva e construtiva e promovendo a interação professor aluno. A diversificação de instrumentos de avaliação possibilita diagnosticar erros e, partindo deles, traçar novos caminhos, no qual professor e o aluno estejam empenhados em sanar as dificuldades da aprendizagem com o intuito de construir o conhecimento, qualificando o ensino da matemática.Rosa, Rosana Camilo daPinto, Valquiria Patricio Thomasi2020-03-18T18:22:27Z2020-11-29T06:35:13Z2020-03-18T18:22:27Z2020-11-29T06:35:13Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11276Matemática Licenciatura - Unisul VirtualPalhoçaAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T08:16:49Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11276Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T08:16:49Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática
title Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática
spellingShingle Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática
Pinto, Valquiria Patricio Thomasi
Avaliação
Matemática
Instrumentos de avaliação
title_short Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática
title_full Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática
title_fullStr Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática
title_full_unstemmed Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática
title_sort Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática
author Pinto, Valquiria Patricio Thomasi
author_facet Pinto, Valquiria Patricio Thomasi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Rosana Camilo da
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Valquiria Patricio Thomasi
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Matemática
Instrumentos de avaliação
topic Avaliação
Matemática
Instrumentos de avaliação
description O presente trabalho tem como tema A avaliação da Aprendizagem, cujo objetivo é conhecer, por meio de pesquisas bibliográficas, os instrumentos de avaliação que poderão ser utilizados pelos professores de matemática para verificar a aprendizagem de seus alunos, possibilitando um ensino prazeroso. O trabalho traz importantes conceitos relacionados as concepções de avaliação sob a ótica de alguns autores e apresenta uma sequência didática com a temática Cálculo de Áreas. Nesta proposta didática serão utilizados instrumentos de avaliação diversificados que podem ser utilizados pelos professores de matemática de modo a possibilitar o sucesso na aprendizagem do tema em questão, resultando em uma avaliação inclusiva e construtiva e promovendo a interação professor aluno. A diversificação de instrumentos de avaliação possibilita diagnosticar erros e, partindo deles, traçar novos caminhos, no qual professor e o aluno estejam empenhados em sanar as dificuldades da aprendizagem com o intuito de construir o conhecimento, qualificando o ensino da matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-18T18:22:27Z
2020-11-29T06:35:13Z
2020-03-18T18:22:27Z
2020-11-29T06:35:13Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11276
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matemática Licenciatura - Unisul Virtual
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415814937378816