Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11276 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema A avaliação da Aprendizagem, cujo objetivo é conhecer, por meio de pesquisas bibliográficas, os instrumentos de avaliação que poderão ser utilizados pelos professores de matemática para verificar a aprendizagem de seus alunos, possibilitando um ensino prazeroso. O trabalho traz importantes conceitos relacionados as concepções de avaliação sob a ótica de alguns autores e apresenta uma sequência didática com a temática Cálculo de Áreas. Nesta proposta didática serão utilizados instrumentos de avaliação diversificados que podem ser utilizados pelos professores de matemática de modo a possibilitar o sucesso na aprendizagem do tema em questão, resultando em uma avaliação inclusiva e construtiva e promovendo a interação professor aluno. A diversificação de instrumentos de avaliação possibilita diagnosticar erros e, partindo deles, traçar novos caminhos, no qual professor e o aluno estejam empenhados em sanar as dificuldades da aprendizagem com o intuito de construir o conhecimento, qualificando o ensino da matemática. |
id |
Ânima_11f094d20c66d5c71b421f5631a875f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11276 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemáticaAvaliaçãoMatemáticaInstrumentos de avaliaçãoO presente trabalho tem como tema A avaliação da Aprendizagem, cujo objetivo é conhecer, por meio de pesquisas bibliográficas, os instrumentos de avaliação que poderão ser utilizados pelos professores de matemática para verificar a aprendizagem de seus alunos, possibilitando um ensino prazeroso. O trabalho traz importantes conceitos relacionados as concepções de avaliação sob a ótica de alguns autores e apresenta uma sequência didática com a temática Cálculo de Áreas. Nesta proposta didática serão utilizados instrumentos de avaliação diversificados que podem ser utilizados pelos professores de matemática de modo a possibilitar o sucesso na aprendizagem do tema em questão, resultando em uma avaliação inclusiva e construtiva e promovendo a interação professor aluno. A diversificação de instrumentos de avaliação possibilita diagnosticar erros e, partindo deles, traçar novos caminhos, no qual professor e o aluno estejam empenhados em sanar as dificuldades da aprendizagem com o intuito de construir o conhecimento, qualificando o ensino da matemática.Rosa, Rosana Camilo daPinto, Valquiria Patricio Thomasi2020-03-18T18:22:27Z2020-11-29T06:35:13Z2020-03-18T18:22:27Z2020-11-29T06:35:13Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11276Matemática Licenciatura - Unisul VirtualPalhoçaAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T08:16:49Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11276Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T08:16:49Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática |
title |
Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática |
spellingShingle |
Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática Pinto, Valquiria Patricio Thomasi Avaliação Matemática Instrumentos de avaliação |
title_short |
Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática |
title_full |
Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática |
title_fullStr |
Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática |
title_sort |
Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática |
author |
Pinto, Valquiria Patricio Thomasi |
author_facet |
Pinto, Valquiria Patricio Thomasi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Rosana Camilo da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Valquiria Patricio Thomasi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Matemática Instrumentos de avaliação |
topic |
Avaliação Matemática Instrumentos de avaliação |
description |
O presente trabalho tem como tema A avaliação da Aprendizagem, cujo objetivo é conhecer, por meio de pesquisas bibliográficas, os instrumentos de avaliação que poderão ser utilizados pelos professores de matemática para verificar a aprendizagem de seus alunos, possibilitando um ensino prazeroso. O trabalho traz importantes conceitos relacionados as concepções de avaliação sob a ótica de alguns autores e apresenta uma sequência didática com a temática Cálculo de Áreas. Nesta proposta didática serão utilizados instrumentos de avaliação diversificados que podem ser utilizados pelos professores de matemática de modo a possibilitar o sucesso na aprendizagem do tema em questão, resultando em uma avaliação inclusiva e construtiva e promovendo a interação professor aluno. A diversificação de instrumentos de avaliação possibilita diagnosticar erros e, partindo deles, traçar novos caminhos, no qual professor e o aluno estejam empenhados em sanar as dificuldades da aprendizagem com o intuito de construir o conhecimento, qualificando o ensino da matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-18T18:22:27Z 2020-11-29T06:35:13Z 2020-03-18T18:22:27Z 2020-11-29T06:35:13Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11276 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Matemática Licenciatura - Unisul Virtual |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
61 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Palhoça |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415814937378816 |