Análise metodológica do ensino de física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, João Mateus dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17237
Resumo: A presente pesquisa tem como principal finalidade compreender a relevância das diferentes metodologias utilizadas para o ensino de Física no ensino médio de cidades do interior de Sergipe e da Bahia, através do contexto histórico e da relação da docência com o cotidiano dos alunos, podendo auxiliar na formação de professores de física. Sendo a compreensão da relevância das diferentes metodologias utilizadas no ensino da física o objetivo geral da pesquisa; entender o contexto histórico do ensino de física; analisar as metodologias usadas no ensino de Física; e discutir o papel do professor ao correlacionar a teoria com o cotidiano dos alunos; são os objetivos específicos da pesquisa. O referido texto foi desenvolvido por intermédio da pesquisa bibliográfica, pois se baseou inicialmente em materiais científicos já produzidos para que deste modo pudesse prosseguir com uma boa base teórica. Foi utilizado um questionário entre os professores e alunos, com cunho qualitativo já que por sua vez não foi intencionado a contagem de dados numéricos, mas sim poder interpretá-los, evidenciar com caráter exploratório, buscando explicar, construir e descrever hipóteses relacionadas aos fenômenos estudados. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que a pesquisa obteve bons resultados na compreensão das metodologias do ensino de física, além do efeito da experimentação no ensino da física no ensino médio, que se mostrou bem útil e pouco utilizado pelos docentes presentes na pesquisa. A presente pesquisa permitiu perceber que o professor de física deve relacionar a teoria com o cotidiano dos alunos, pois deste modo os alunos passam a observar uma utilidade aos assuntos abordados na física, além da importância da experimentação. Também é possível perceber que por uma bagagem história do ensino tradicional entre outros problemas apresentados, os professores não utilizam experimentos nas aulas de física.
id Ânima_26d54561e928765517f4b74db54034cf
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17237
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Análise metodológica do ensino de física no ensino médioMetodologiasContexto históricoEnsino de FísicaA presente pesquisa tem como principal finalidade compreender a relevância das diferentes metodologias utilizadas para o ensino de Física no ensino médio de cidades do interior de Sergipe e da Bahia, através do contexto histórico e da relação da docência com o cotidiano dos alunos, podendo auxiliar na formação de professores de física. Sendo a compreensão da relevância das diferentes metodologias utilizadas no ensino da física o objetivo geral da pesquisa; entender o contexto histórico do ensino de física; analisar as metodologias usadas no ensino de Física; e discutir o papel do professor ao correlacionar a teoria com o cotidiano dos alunos; são os objetivos específicos da pesquisa. O referido texto foi desenvolvido por intermédio da pesquisa bibliográfica, pois se baseou inicialmente em materiais científicos já produzidos para que deste modo pudesse prosseguir com uma boa base teórica. Foi utilizado um questionário entre os professores e alunos, com cunho qualitativo já que por sua vez não foi intencionado a contagem de dados numéricos, mas sim poder interpretá-los, evidenciar com caráter exploratório, buscando explicar, construir e descrever hipóteses relacionadas aos fenômenos estudados. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que a pesquisa obteve bons resultados na compreensão das metodologias do ensino de física, além do efeito da experimentação no ensino da física no ensino médio, que se mostrou bem útil e pouco utilizado pelos docentes presentes na pesquisa. A presente pesquisa permitiu perceber que o professor de física deve relacionar a teoria com o cotidiano dos alunos, pois deste modo os alunos passam a observar uma utilidade aos assuntos abordados na física, além da importância da experimentação. Também é possível perceber que por uma bagagem história do ensino tradicional entre outros problemas apresentados, os professores não utilizam experimentos nas aulas de física.Souza, Amanda Maria RabeloMatos, João Mateus dos Santos2021-08-13T14:28:29Z2021-08-13T14:28:29Z2021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 f.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17237ParipirangaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-20T17:28:39Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17237Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-20T17:28:39Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise metodológica do ensino de física no ensino médio
title Análise metodológica do ensino de física no ensino médio
spellingShingle Análise metodológica do ensino de física no ensino médio
Matos, João Mateus dos Santos
Metodologias
Contexto histórico
Ensino de Física
title_short Análise metodológica do ensino de física no ensino médio
title_full Análise metodológica do ensino de física no ensino médio
title_fullStr Análise metodológica do ensino de física no ensino médio
title_full_unstemmed Análise metodológica do ensino de física no ensino médio
title_sort Análise metodológica do ensino de física no ensino médio
author Matos, João Mateus dos Santos
author_facet Matos, João Mateus dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Amanda Maria Rabelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, João Mateus dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias
Contexto histórico
Ensino de Física
topic Metodologias
Contexto histórico
Ensino de Física
description A presente pesquisa tem como principal finalidade compreender a relevância das diferentes metodologias utilizadas para o ensino de Física no ensino médio de cidades do interior de Sergipe e da Bahia, através do contexto histórico e da relação da docência com o cotidiano dos alunos, podendo auxiliar na formação de professores de física. Sendo a compreensão da relevância das diferentes metodologias utilizadas no ensino da física o objetivo geral da pesquisa; entender o contexto histórico do ensino de física; analisar as metodologias usadas no ensino de Física; e discutir o papel do professor ao correlacionar a teoria com o cotidiano dos alunos; são os objetivos específicos da pesquisa. O referido texto foi desenvolvido por intermédio da pesquisa bibliográfica, pois se baseou inicialmente em materiais científicos já produzidos para que deste modo pudesse prosseguir com uma boa base teórica. Foi utilizado um questionário entre os professores e alunos, com cunho qualitativo já que por sua vez não foi intencionado a contagem de dados numéricos, mas sim poder interpretá-los, evidenciar com caráter exploratório, buscando explicar, construir e descrever hipóteses relacionadas aos fenômenos estudados. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que a pesquisa obteve bons resultados na compreensão das metodologias do ensino de física, além do efeito da experimentação no ensino da física no ensino médio, que se mostrou bem útil e pouco utilizado pelos docentes presentes na pesquisa. A presente pesquisa permitiu perceber que o professor de física deve relacionar a teoria com o cotidiano dos alunos, pois deste modo os alunos passam a observar uma utilidade aos assuntos abordados na física, além da importância da experimentação. Também é possível perceber que por uma bagagem história do ensino tradicional entre outros problemas apresentados, os professores não utilizam experimentos nas aulas de física.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-13T14:28:29Z
2021-08-13T14:28:29Z
2021-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17237
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 68 f.
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415843350642688