Análise metodológica do ensino de física no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17237 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como principal finalidade compreender a relevância das diferentes metodologias utilizadas para o ensino de Física no ensino médio de cidades do interior de Sergipe e da Bahia, através do contexto histórico e da relação da docência com o cotidiano dos alunos, podendo auxiliar na formação de professores de física. Sendo a compreensão da relevância das diferentes metodologias utilizadas no ensino da física o objetivo geral da pesquisa; entender o contexto histórico do ensino de física; analisar as metodologias usadas no ensino de Física; e discutir o papel do professor ao correlacionar a teoria com o cotidiano dos alunos; são os objetivos específicos da pesquisa. O referido texto foi desenvolvido por intermédio da pesquisa bibliográfica, pois se baseou inicialmente em materiais científicos já produzidos para que deste modo pudesse prosseguir com uma boa base teórica. Foi utilizado um questionário entre os professores e alunos, com cunho qualitativo já que por sua vez não foi intencionado a contagem de dados numéricos, mas sim poder interpretá-los, evidenciar com caráter exploratório, buscando explicar, construir e descrever hipóteses relacionadas aos fenômenos estudados. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que a pesquisa obteve bons resultados na compreensão das metodologias do ensino de física, além do efeito da experimentação no ensino da física no ensino médio, que se mostrou bem útil e pouco utilizado pelos docentes presentes na pesquisa. A presente pesquisa permitiu perceber que o professor de física deve relacionar a teoria com o cotidiano dos alunos, pois deste modo os alunos passam a observar uma utilidade aos assuntos abordados na física, além da importância da experimentação. Também é possível perceber que por uma bagagem história do ensino tradicional entre outros problemas apresentados, os professores não utilizam experimentos nas aulas de física. |
id |
Ânima_26d54561e928765517f4b74db54034cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17237 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise metodológica do ensino de física no ensino médioMetodologiasContexto históricoEnsino de FísicaA presente pesquisa tem como principal finalidade compreender a relevância das diferentes metodologias utilizadas para o ensino de Física no ensino médio de cidades do interior de Sergipe e da Bahia, através do contexto histórico e da relação da docência com o cotidiano dos alunos, podendo auxiliar na formação de professores de física. Sendo a compreensão da relevância das diferentes metodologias utilizadas no ensino da física o objetivo geral da pesquisa; entender o contexto histórico do ensino de física; analisar as metodologias usadas no ensino de Física; e discutir o papel do professor ao correlacionar a teoria com o cotidiano dos alunos; são os objetivos específicos da pesquisa. O referido texto foi desenvolvido por intermédio da pesquisa bibliográfica, pois se baseou inicialmente em materiais científicos já produzidos para que deste modo pudesse prosseguir com uma boa base teórica. Foi utilizado um questionário entre os professores e alunos, com cunho qualitativo já que por sua vez não foi intencionado a contagem de dados numéricos, mas sim poder interpretá-los, evidenciar com caráter exploratório, buscando explicar, construir e descrever hipóteses relacionadas aos fenômenos estudados. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que a pesquisa obteve bons resultados na compreensão das metodologias do ensino de física, além do efeito da experimentação no ensino da física no ensino médio, que se mostrou bem útil e pouco utilizado pelos docentes presentes na pesquisa. A presente pesquisa permitiu perceber que o professor de física deve relacionar a teoria com o cotidiano dos alunos, pois deste modo os alunos passam a observar uma utilidade aos assuntos abordados na física, além da importância da experimentação. Também é possível perceber que por uma bagagem história do ensino tradicional entre outros problemas apresentados, os professores não utilizam experimentos nas aulas de física.Souza, Amanda Maria RabeloMatos, João Mateus dos Santos2021-08-13T14:28:29Z2021-08-13T14:28:29Z2021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 f.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17237ParipirangaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-20T17:28:39Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17237Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-20T17:28:39Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise metodológica do ensino de física no ensino médio |
title |
Análise metodológica do ensino de física no ensino médio |
spellingShingle |
Análise metodológica do ensino de física no ensino médio Matos, João Mateus dos Santos Metodologias Contexto histórico Ensino de Física |
title_short |
Análise metodológica do ensino de física no ensino médio |
title_full |
Análise metodológica do ensino de física no ensino médio |
title_fullStr |
Análise metodológica do ensino de física no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Análise metodológica do ensino de física no ensino médio |
title_sort |
Análise metodológica do ensino de física no ensino médio |
author |
Matos, João Mateus dos Santos |
author_facet |
Matos, João Mateus dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Amanda Maria Rabelo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, João Mateus dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Contexto histórico Ensino de Física |
topic |
Metodologias Contexto histórico Ensino de Física |
description |
A presente pesquisa tem como principal finalidade compreender a relevância das diferentes metodologias utilizadas para o ensino de Física no ensino médio de cidades do interior de Sergipe e da Bahia, através do contexto histórico e da relação da docência com o cotidiano dos alunos, podendo auxiliar na formação de professores de física. Sendo a compreensão da relevância das diferentes metodologias utilizadas no ensino da física o objetivo geral da pesquisa; entender o contexto histórico do ensino de física; analisar as metodologias usadas no ensino de Física; e discutir o papel do professor ao correlacionar a teoria com o cotidiano dos alunos; são os objetivos específicos da pesquisa. O referido texto foi desenvolvido por intermédio da pesquisa bibliográfica, pois se baseou inicialmente em materiais científicos já produzidos para que deste modo pudesse prosseguir com uma boa base teórica. Foi utilizado um questionário entre os professores e alunos, com cunho qualitativo já que por sua vez não foi intencionado a contagem de dados numéricos, mas sim poder interpretá-los, evidenciar com caráter exploratório, buscando explicar, construir e descrever hipóteses relacionadas aos fenômenos estudados. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que a pesquisa obteve bons resultados na compreensão das metodologias do ensino de física, além do efeito da experimentação no ensino da física no ensino médio, que se mostrou bem útil e pouco utilizado pelos docentes presentes na pesquisa. A presente pesquisa permitiu perceber que o professor de física deve relacionar a teoria com o cotidiano dos alunos, pois deste modo os alunos passam a observar uma utilidade aos assuntos abordados na física, além da importância da experimentação. Também é possível perceber que por uma bagagem história do ensino tradicional entre outros problemas apresentados, os professores não utilizam experimentos nas aulas de física. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-13T14:28:29Z 2021-08-13T14:28:29Z 2021-07-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17237 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
68 f. application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Paripiranga |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415843350642688 |