Uma análise do ensino da física no ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Acassia Dafyne Silva.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13749
Resumo: O Ensino de Física term sido um tema gerador de discussões na Graduandos e Pós- Graduação, buscando transformações e melhorias na forma como vem sendo tratada e transmitida a Física na rede de ensino do pais. Buscando analisar como esta ocorrendo o ensino de Física e que formação tem os professores que estão ministrando a disciplina de Física no Ensino Médio, realizou-se uma pesquisa com os estudantes dos diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande - Centra de Educação e Saúde. Fez-se também, uma revisão literária sobre: a implantação do Ensino de Física no Brasil em seus diversos níveis; a formação de professores de Física; o trabalho docente e os desafios enfrentados pelos professores; e as metodologias de ensino. Em nossas analises percebemos algumas dificuldades nas formas de transmissão do conhecimento e no processo de ensino e aprendizagem, desde épocas remotas. A analise e interpretação dos dados demonstram que o Ensino de Física apesar de tantas propostas de reforma curricular, continua a ser ministrado em sua maioria, pelo método tradicional.
id UFCG_47ab465d875e2cf5ac5e3c723acefeb1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13749
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma análise do ensino da física no ensino médio.An analysis of physics teaching in high school.Un análisis de la enseñanza de la física en la escuela secundaria.Ensino de FísicaFormação de professoresMetodologias de ensinoPhysics teachingTeacher trainingTeaching methodologiesEnseñanza de la FísicaFormación de profesoresMetodologías de enseñanzaFísicaEnsino-AprendizagemO Ensino de Física term sido um tema gerador de discussões na Graduandos e Pós- Graduação, buscando transformações e melhorias na forma como vem sendo tratada e transmitida a Física na rede de ensino do pais. Buscando analisar como esta ocorrendo o ensino de Física e que formação tem os professores que estão ministrando a disciplina de Física no Ensino Médio, realizou-se uma pesquisa com os estudantes dos diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande - Centra de Educação e Saúde. Fez-se também, uma revisão literária sobre: a implantação do Ensino de Física no Brasil em seus diversos níveis; a formação de professores de Física; o trabalho docente e os desafios enfrentados pelos professores; e as metodologias de ensino. Em nossas analises percebemos algumas dificuldades nas formas de transmissão do conhecimento e no processo de ensino e aprendizagem, desde épocas remotas. A analise e interpretação dos dados demonstram que o Ensino de Física apesar de tantas propostas de reforma curricular, continua a ser ministrado em sua maioria, pelo método tradicional.Physics teaching has been a topic that generates discussions in undergraduate and graduate students, seeking transformations and improvements in the way Physics has been treated and transmitted in the country's education network. Seeking to analyze how the teaching of Physics is occurring and what training has the teachers who are teaching the subject of Physics in High School, a survey was conducted with students from the various undergraduate courses at the Federal University of Campina Grande - Education Center and Health. A literary review was also made on: the implementation of Physics Education in Brazil at its various levels; the formation of physics teachers; teaching work and the challenges faced by teachers; and teaching methodologies. In our analyzes, we noticed some difficulties in the ways of transmitting knowledge and in the teaching and learning process, since ancient times. The analysis and interpretation of the data demonstrate that the Physics Education, despite so many curricular reform proposals, continues to be taught mostly, by the traditional method.La Enseñanza de la Física ha sido un tema que genera discusiones en Grados y Posgrados, buscando cambios y mejoras en la forma en que la Física ha sido tratada y transmitida en la red educativa del país. Buscando analizar cómo se está dando la enseñanza de la Física y qué formación tienen los docentes que están enseñando la disciplina de Física en la Enseñanza Media, se realizó una encuesta con estudiantes de los diversos cursos de graduación de la Universidad Federal de Campina Grande - Centro de Educación y Salud. También se realizó una revisión literaria sobre: ​​la implementación de la Enseñanza de la Física en Brasil en sus diversos niveles; la formación de profesores de Física; el trabajo docente y los desafíos que enfrentan los docentes; y metodologías de enseñanza. En nuestro análisis notamos algunas dificultades en las formas de transmisión del conocimiento y en el proceso de enseñanza y aprendizaje, desde la antigüedad. El análisis y la interpretación de los datos muestran que la Enseñanza de la Física, a pesar de tantas propuestas de reforma curricular, sigue siendo impartida mayoritariamente por el método tradicional.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGATAÌDE, Jair Stefanini Pereira de.ATAÍDE, J. S. P.http://lattes.cnpq.br/3201374347373584DANTAS, Joseclécio Dutra.JAVIER, Luis Alberto Terrazos.Medeiros , Fabio Ferreira de.OLIVEIRA, Acassia Dafyne Silva.2011-12-062020-08-04T22:21:48Z2020-08-042020-08-04T22:21:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13749OLIVEIRA, Acassia Dafyne Silva. Uma análise do ensino da física no ensino médio. 2011. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-06T12:13:03Zoai:localhost:riufcg/13749Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-06T12:13:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise do ensino da física no ensino médio.
An analysis of physics teaching in high school.
Un análisis de la enseñanza de la física en la escuela secundaria.
title Uma análise do ensino da física no ensino médio.
spellingShingle Uma análise do ensino da física no ensino médio.
OLIVEIRA, Acassia Dafyne Silva.
Ensino de Física
Formação de professores
Metodologias de ensino
Physics teaching
Teacher training
Teaching methodologies
Enseñanza de la Física
Formación de profesores
Metodologías de enseñanza
Física
Ensino-Aprendizagem
title_short Uma análise do ensino da física no ensino médio.
title_full Uma análise do ensino da física no ensino médio.
title_fullStr Uma análise do ensino da física no ensino médio.
title_full_unstemmed Uma análise do ensino da física no ensino médio.
title_sort Uma análise do ensino da física no ensino médio.
author OLIVEIRA, Acassia Dafyne Silva.
author_facet OLIVEIRA, Acassia Dafyne Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ATAÌDE, Jair Stefanini Pereira de.
ATAÍDE, J. S. P.
http://lattes.cnpq.br/3201374347373584
DANTAS, Joseclécio Dutra.
JAVIER, Luis Alberto Terrazos.
Medeiros , Fabio Ferreira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Acassia Dafyne Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Formação de professores
Metodologias de ensino
Physics teaching
Teacher training
Teaching methodologies
Enseñanza de la Física
Formación de profesores
Metodologías de enseñanza
Física
Ensino-Aprendizagem
topic Ensino de Física
Formação de professores
Metodologias de ensino
Physics teaching
Teacher training
Teaching methodologies
Enseñanza de la Física
Formación de profesores
Metodologías de enseñanza
Física
Ensino-Aprendizagem
description O Ensino de Física term sido um tema gerador de discussões na Graduandos e Pós- Graduação, buscando transformações e melhorias na forma como vem sendo tratada e transmitida a Física na rede de ensino do pais. Buscando analisar como esta ocorrendo o ensino de Física e que formação tem os professores que estão ministrando a disciplina de Física no Ensino Médio, realizou-se uma pesquisa com os estudantes dos diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande - Centra de Educação e Saúde. Fez-se também, uma revisão literária sobre: a implantação do Ensino de Física no Brasil em seus diversos níveis; a formação de professores de Física; o trabalho docente e os desafios enfrentados pelos professores; e as metodologias de ensino. Em nossas analises percebemos algumas dificuldades nas formas de transmissão do conhecimento e no processo de ensino e aprendizagem, desde épocas remotas. A analise e interpretação dos dados demonstram que o Ensino de Física apesar de tantas propostas de reforma curricular, continua a ser ministrado em sua maioria, pelo método tradicional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-06
2020-08-04T22:21:48Z
2020-08-04
2020-08-04T22:21:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13749
OLIVEIRA, Acassia Dafyne Silva. Uma análise do ensino da física no ensino médio. 2011. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13749
identifier_str_mv OLIVEIRA, Acassia Dafyne Silva. Uma análise do ensino da física no ensino médio. 2011. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744450752086016