Educação em nanociência e nanoctecnologia: uma abordagem contextualizada no ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11525 |
Resumo: | A nanociência e nanotecnologia são o estudo e aplicação de coisas extremamente pequenas, que envolvem manipular e controlar átomos e moléculas individuais para criar novos materiais. É um campo multidisciplinar que engloba diferentes áreas da ciência, como química, biologia, física, ciência dos materiais e engenharia, entre outras. O campo emergente da nanociência e nanotecnologia está se tornando cada vez mais popular todos os dias. O seu progresso da ciência é muito importante para a economia e melhoria na qualidade de vida da sociedade e, portanto, a nanociência deve ser incluída como parte sólida do currículo educacional para incutir e despertar a curiosidade dos alunos em aprender sobre o que é e o que ocupará de forma mais dominante na sociedade. O grande desafio é como incorporar a nanociência e nanotecnologia nos currículos escolares já existentes, bem como a falta do conhecimento científico por parte dos professores. Diante disso, neste trabalho foi proposto sugestões de sequências didáticas fáceis de serem aplicadas, nas quais incluem tópicos relacionados à nanociência e nanotecnologia de forma contextualizada em conteúdos de química dentro dos currículos do ensino médio. Como forma de avaliar o papel das sequências didáticas, foi aplicado um questionário inicial antes da apresentação, e um final após a apresentação em uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola de rede pública localizada na cidade de Tubarão-SC. O objetivo dos questionários foi coletar dados para descrever de forma comparativa o desenvolvimento cognitivo antes e após a aplicação das sequências didáticas, bem como investigar o interesse dos estudantes sobre nanociência dentro do ensino médio. Os resultados da pesquisa mostraram uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, bem como o interesse pela área de nanociência e nanotecnologia, o que torna as sequências didáticas positivas para aplicação em determinados conteúdos de química. |
id |
Ânima_2defe923698ec27c748a1cc65c9db2c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11525 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em nanociência e nanoctecnologia: uma abordagem contextualizada no ensino de químicaNanociênciaNanotecnologiaEducaçãoA nanociência e nanotecnologia são o estudo e aplicação de coisas extremamente pequenas, que envolvem manipular e controlar átomos e moléculas individuais para criar novos materiais. É um campo multidisciplinar que engloba diferentes áreas da ciência, como química, biologia, física, ciência dos materiais e engenharia, entre outras. O campo emergente da nanociência e nanotecnologia está se tornando cada vez mais popular todos os dias. O seu progresso da ciência é muito importante para a economia e melhoria na qualidade de vida da sociedade e, portanto, a nanociência deve ser incluída como parte sólida do currículo educacional para incutir e despertar a curiosidade dos alunos em aprender sobre o que é e o que ocupará de forma mais dominante na sociedade. O grande desafio é como incorporar a nanociência e nanotecnologia nos currículos escolares já existentes, bem como a falta do conhecimento científico por parte dos professores. Diante disso, neste trabalho foi proposto sugestões de sequências didáticas fáceis de serem aplicadas, nas quais incluem tópicos relacionados à nanociência e nanotecnologia de forma contextualizada em conteúdos de química dentro dos currículos do ensino médio. Como forma de avaliar o papel das sequências didáticas, foi aplicado um questionário inicial antes da apresentação, e um final após a apresentação em uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola de rede pública localizada na cidade de Tubarão-SC. O objetivo dos questionários foi coletar dados para descrever de forma comparativa o desenvolvimento cognitivo antes e após a aplicação das sequências didáticas, bem como investigar o interesse dos estudantes sobre nanociência dentro do ensino médio. Os resultados da pesquisa mostraram uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, bem como o interesse pela área de nanociência e nanotecnologia, o que torna as sequências didáticas positivas para aplicação em determinados conteúdos de química.Batista, Suzana CimaraBarreiros, Yuri2018-12-09T12:06:22Z2020-11-29T07:09:43Z2018-12-09T12:06:22Z2020-11-29T07:09:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11525Química Licenciatura - TubarãoTubarãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T08:53:59Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11525Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T08:53:59Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em nanociência e nanoctecnologia: uma abordagem contextualizada no ensino de química |
title |
Educação em nanociência e nanoctecnologia: uma abordagem contextualizada no ensino de química |
spellingShingle |
Educação em nanociência e nanoctecnologia: uma abordagem contextualizada no ensino de química Barreiros, Yuri Nanociência Nanotecnologia Educação |
title_short |
Educação em nanociência e nanoctecnologia: uma abordagem contextualizada no ensino de química |
title_full |
Educação em nanociência e nanoctecnologia: uma abordagem contextualizada no ensino de química |
title_fullStr |
Educação em nanociência e nanoctecnologia: uma abordagem contextualizada no ensino de química |
title_full_unstemmed |
Educação em nanociência e nanoctecnologia: uma abordagem contextualizada no ensino de química |
title_sort |
Educação em nanociência e nanoctecnologia: uma abordagem contextualizada no ensino de química |
author |
Barreiros, Yuri |
author_facet |
Barreiros, Yuri |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Suzana Cimara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreiros, Yuri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nanociência Nanotecnologia Educação |
topic |
Nanociência Nanotecnologia Educação |
description |
A nanociência e nanotecnologia são o estudo e aplicação de coisas extremamente pequenas, que envolvem manipular e controlar átomos e moléculas individuais para criar novos materiais. É um campo multidisciplinar que engloba diferentes áreas da ciência, como química, biologia, física, ciência dos materiais e engenharia, entre outras. O campo emergente da nanociência e nanotecnologia está se tornando cada vez mais popular todos os dias. O seu progresso da ciência é muito importante para a economia e melhoria na qualidade de vida da sociedade e, portanto, a nanociência deve ser incluída como parte sólida do currículo educacional para incutir e despertar a curiosidade dos alunos em aprender sobre o que é e o que ocupará de forma mais dominante na sociedade. O grande desafio é como incorporar a nanociência e nanotecnologia nos currículos escolares já existentes, bem como a falta do conhecimento científico por parte dos professores. Diante disso, neste trabalho foi proposto sugestões de sequências didáticas fáceis de serem aplicadas, nas quais incluem tópicos relacionados à nanociência e nanotecnologia de forma contextualizada em conteúdos de química dentro dos currículos do ensino médio. Como forma de avaliar o papel das sequências didáticas, foi aplicado um questionário inicial antes da apresentação, e um final após a apresentação em uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola de rede pública localizada na cidade de Tubarão-SC. O objetivo dos questionários foi coletar dados para descrever de forma comparativa o desenvolvimento cognitivo antes e após a aplicação das sequências didáticas, bem como investigar o interesse dos estudantes sobre nanociência dentro do ensino médio. Os resultados da pesquisa mostraram uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, bem como o interesse pela área de nanociência e nanotecnologia, o que torna as sequências didáticas positivas para aplicação em determinados conteúdos de química. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-09T12:06:22Z 2018-12-09T12:06:22Z 2018 2020-11-29T07:09:43Z 2020-11-29T07:09:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11525 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Química Licenciatura - Tubarão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
64 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415821366198272 |