Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Eleneide Menezes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fenner, Roniere dos Santos, Nogueira, Romildo de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58190
Resumo: A Nanobiotecnologia é uma temática que não é contemplada adequadamente nos livros didáticos da educação básica e, portanto, tem sido raramente objeto de abordagem docente. Nessa pesquisa, buscamos identificar como tem sido trabalhada a formação dos professores para desenvolverem essa temática em sala de aula. A metodologia usada foi a realização de uma revisão de literatura sobre nanociência e nanotecnologia focada em documentos acadêmicos referenciados através dos bancos de dados da Scielo, Google Acadêmico e Science Direct. Na análise dos documentos criamos categorias de análise, tais como: resultados obtidos, metodologia empregada, autores, desenvolvimento do trabalho e importância dada à formação docente para o ensino da nanobiotecnologia. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar que a formação de professores foi mencionada em alguns trabalhos, mas não foi exatamente o objeto de pesquisa.
id VERACRUZ-0_28bfd53d3d536f39793e12f164127a75
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58190
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médionanociênciananotecnologiaformação docenteA Nanobiotecnologia é uma temática que não é contemplada adequadamente nos livros didáticos da educação básica e, portanto, tem sido raramente objeto de abordagem docente. Nessa pesquisa, buscamos identificar como tem sido trabalhada a formação dos professores para desenvolverem essa temática em sala de aula. A metodologia usada foi a realização de uma revisão de literatura sobre nanociência e nanotecnologia focada em documentos acadêmicos referenciados através dos bancos de dados da Scielo, Google Acadêmico e Science Direct. Na análise dos documentos criamos categorias de análise, tais como: resultados obtidos, metodologia empregada, autores, desenvolvimento do trabalho e importância dada à formação docente para o ensino da nanobiotecnologia. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar que a formação de professores foi mencionada em alguns trabalhos, mas não foi exatamente o objeto de pesquisa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5819010.34117/bjdv9n3-154Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 3 (2023); 11242-11256Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 3 (2023); 11242-11256Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 3 (2023); 11242-112562525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58190/42418Alves, Eleneide MenezesFenner, Roniere dos SantosNogueira, Romildo de Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-24T14:23:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58190Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:32.631746Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
title Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
spellingShingle Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
Alves, Eleneide Menezes
nanociência
nanotecnologia
formação docente
title_short Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
title_full Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
title_fullStr Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
title_full_unstemmed Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
title_sort Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
author Alves, Eleneide Menezes
author_facet Alves, Eleneide Menezes
Fenner, Roniere dos Santos
Nogueira, Romildo de Albuquerque
author_role author
author2 Fenner, Roniere dos Santos
Nogueira, Romildo de Albuquerque
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Eleneide Menezes
Fenner, Roniere dos Santos
Nogueira, Romildo de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv nanociência
nanotecnologia
formação docente
topic nanociência
nanotecnologia
formação docente
description A Nanobiotecnologia é uma temática que não é contemplada adequadamente nos livros didáticos da educação básica e, portanto, tem sido raramente objeto de abordagem docente. Nessa pesquisa, buscamos identificar como tem sido trabalhada a formação dos professores para desenvolverem essa temática em sala de aula. A metodologia usada foi a realização de uma revisão de literatura sobre nanociência e nanotecnologia focada em documentos acadêmicos referenciados através dos bancos de dados da Scielo, Google Acadêmico e Science Direct. Na análise dos documentos criamos categorias de análise, tais como: resultados obtidos, metodologia empregada, autores, desenvolvimento do trabalho e importância dada à formação docente para o ensino da nanobiotecnologia. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar que a formação de professores foi mencionada em alguns trabalhos, mas não foi exatamente o objeto de pesquisa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58190
10.34117/bjdv9n3-154
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58190
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n3-154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58190/42418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 3 (2023); 11242-11256
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 3 (2023); 11242-11256
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 3 (2023); 11242-11256
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645630178852864