Os mecanismos utilizados na fraude eletrônica inerente ao internet banking segundo Claudio Antônio de Paiva Simon
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7663 |
Resumo: | O presente trabalho trata do scam, phishing e pharming, mecanismos utilizados na fraude eletrônica que está presente no Internet Banking. Foram estudados os conceitos e exemplos que estão contidos no cotidiano da sociedade virtual, para proporcionar ao leitor uma leitura com maior veracidade e facilidade de compreensão. Por meio do método dedutivo de pesquisa, delimitando-se pela exploração, foi apresentada, no decorrer da leitura, a história da internet, visualizando a publicidade nela realizada e verificando os instrumentos utilizados naqueles mecanismos (internet, World Wide Web e correio eletrônico). Também houve a explicação sobre o que é o Internet Banking e a fraude eletrônica, a compreensão da tipificação das condutas efetuadas nestas fraudes antes da Lei n. 12.737/2012, observando as alterações trazidas por esta lei, bem como foram vislumbradas as condutas que a legislação brasileira está adquirindo com relação ao tema, além da análise dos mecanismos mencionados, e, por fim, foram estudados os métodos de prevenções que devem ser adotados pelos usuários da internet. Deste modo, foi observado que as condutas provocadas pelo scam, phishing e pharming eram tipificadas criminalmente em furto mediante fraude ou em estelionato antes da Lei n.12.737/2012. Com o surgimento desta lei, este entendimento está começando a ter suas primeiras alterações. Tendo isto em vista, deve-se criar uma conscientização da população brasileira acerca das medidas preventivas, para que, desta forma, haja a diminuição da incidência da fraude eletrônica no Internet Banking. |
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Os mecanismos utilizados na fraude eletrônica inerente ao internet banking segundo Claudio Antônio de Paiva SimonFraudeMarketing na internetServiços ao clienteBancos - Serviços ao clienteO presente trabalho trata do scam, phishing e pharming, mecanismos utilizados na fraude eletrônica que está presente no Internet Banking. Foram estudados os conceitos e exemplos que estão contidos no cotidiano da sociedade virtual, para proporcionar ao leitor uma leitura com maior veracidade e facilidade de compreensão. Por meio do método dedutivo de pesquisa, delimitando-se pela exploração, foi apresentada, no decorrer da leitura, a história da internet, visualizando a publicidade nela realizada e verificando os instrumentos utilizados naqueles mecanismos (internet, World Wide Web e correio eletrônico). Também houve a explicação sobre o que é o Internet Banking e a fraude eletrônica, a compreensão da tipificação das condutas efetuadas nestas fraudes antes da Lei n. 12.737/2012, observando as alterações trazidas por esta lei, bem como foram vislumbradas as condutas que a legislação brasileira está adquirindo com relação ao tema, além da análise dos mecanismos mencionados, e, por fim, foram estudados os métodos de prevenções que devem ser adotados pelos usuários da internet. Deste modo, foi observado que as condutas provocadas pelo scam, phishing e pharming eram tipificadas criminalmente em furto mediante fraude ou em estelionato antes da Lei n.12.737/2012. Com o surgimento desta lei, este entendimento está começando a ter suas primeiras alterações. Tendo isto em vista, deve-se criar uma conscientização da população brasileira acerca das medidas preventivas, para que, desta forma, haja a diminuição da incidência da fraude eletrônica no Internet Banking.The current paper talks about scam, phishing and pharming, mechanisms used on electronic fraud which can be found on Internet Banking. Concepts and examples that are inserted everyday in the virtual society were studied to give to the reader an easier and truthful reading for better comprehension. By deductive rearch, delimited by exploration, it was submitted, along the reading, the history of internet, viewing the advertisement done on it and checking the tools used on those mechanisms (internet, World Wide Web and the electronic mail). Also, it is explained what are Internet Banking and electronic fraud, the understanding of the typification of the behaviors on those frauds before Law # 12.737/2012 (Lei n. 12.737/2012), it can be noticed the changes brought by this law, as well as the behaviors that the Brazilian legislation is acquiring related to the theme, besides the analysis of the mentioned mechanisms, and, finally, the methods of control that should be taken by internet users were studied. It can be noticed that the behaviors caused by scam, phishing and pharming were typified criminally for theft by fraud or larceny before Law # 12.737/2012 (Lei n. 12.737/2012). With the emergence of this Law, this understading is beginning to have it¿s first changes. With this in mind, a awareness of the Brazilian population about those preventive measures must be created, so that in this way, there is a decreased incidence of electronic fraud in Internet Banking.Haro, Diego Archer deMelo, Mayumi Arimura de2016-11-30T15:01:32Z2020-11-27T07:01:14Z2016-11-30T15:01:32Z2020-11-27T07:01:14Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1929https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7663Direito - Araranguáinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T00:38:34Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7663Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T00:38:34Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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