Propostas de recuperação para as patologias diagnosticadas no Cais 1 do Porto de Imbituba/SC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19451 |
Resumo: | Com a expansão do modal aquaviário de transporte aliada ao grande potencial brasileiro de modernização dos portos existentes pelo litoral, o ramo de infraestrutura apresenta uma necessidade de expansão por meio de pesquisas que possam fundamentar o progresso da construção civil em meios marinhos. Por conseguinte, este estudo teve como objetivo apresentar propostas de recuperação e reforço para as patologias diagnosticadas no Cais 1 do Porto de Imbituba/SC. Para a sua elaboração, foram levantadas as principais influências que o ambiente marítimo exerce sobre as estruturas de concreto armado, bem como as patologias mais recorrentes e seus meios de reparo. Após este estudo preliminar, foram apresentados os ensaios realizados por Dal-Bó e Soares (2020), que tiveram como objetivo investigar as principais manifestações patológicas presentes no Cais 1 do Porto de Imbituba/SC, através da análise e formulação de diagnóstico. Com esta base bibliográfica e experimental, foi possível apresentar as propostas mais viáveis de correção de patologias, bem como métodos de preservação da estrutura. Ao final do trabalho, foi possível concluir que o cais necessita de reparo e proteção para garantir sua durabilidade e eficiência, além da elaboração de um plano de manutenção e vistoria periódica para aumento do seu tempo de vida útil, visto que as patologias se encontram em um estado avançado. |
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Propostas de recuperação para as patologias diagnosticadas no Cais 1 do Porto de Imbituba/SCRecovery proposals for pathologies diagnosed at Pier 1 of the Port of Imbituba located on the state of Santa CatarinaPatologiasRecuperaçãoReforçoCom a expansão do modal aquaviário de transporte aliada ao grande potencial brasileiro de modernização dos portos existentes pelo litoral, o ramo de infraestrutura apresenta uma necessidade de expansão por meio de pesquisas que possam fundamentar o progresso da construção civil em meios marinhos. Por conseguinte, este estudo teve como objetivo apresentar propostas de recuperação e reforço para as patologias diagnosticadas no Cais 1 do Porto de Imbituba/SC. Para a sua elaboração, foram levantadas as principais influências que o ambiente marítimo exerce sobre as estruturas de concreto armado, bem como as patologias mais recorrentes e seus meios de reparo. Após este estudo preliminar, foram apresentados os ensaios realizados por Dal-Bó e Soares (2020), que tiveram como objetivo investigar as principais manifestações patológicas presentes no Cais 1 do Porto de Imbituba/SC, através da análise e formulação de diagnóstico. Com esta base bibliográfica e experimental, foi possível apresentar as propostas mais viáveis de correção de patologias, bem como métodos de preservação da estrutura. Ao final do trabalho, foi possível concluir que o cais necessita de reparo e proteção para garantir sua durabilidade e eficiência, além da elaboração de um plano de manutenção e vistoria periódica para aumento do seu tempo de vida útil, visto que as patologias se encontram em um estado avançado.With the expansion of the waterway transport modal combined with the great Brazilian potential to modernize the existing ports along the coast, the infrastructure sector presents a need for expansion through research that can support the progress of civil construction in marine environments. Therefore, this study aimed to present recovery and reinforcement proposals for the pathologies diagnosed at Pier 1 of the Port of Imbituba/SC. For its elaboration, the main influences that the maritime environment exerts on reinforced concrete structures were raised, as well as the most recurrent pathologies and their means of repair. After this preliminary study, the tests carried out by Dal-Bó and Soares (2020) were presented, which aimed to investigate the main pathological manifestations present in Pier 1 of the Port of Imbituba/SC, through the analysis and formulation of a diagnosis. With this bibliographical and experimental base, it was possible to present the most viable proposals for the correction of pathologies, as well as methods for preserving the structure. At the end of the work, it was possible to conclude that the pier needs repair and protection to ensure its durability and efficiency, in addition to the preparation of a maintenance plan and periodic inspection to increase its useful life, since the pathologies are in an advanced state.Madalena, Gil FelixFelipe, Camila da RosaDagostin, Vitória Monteiro2021-12-16T18:05:33Z2021-12-16T18:05:33Z2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis125application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19451TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-16T18:05:34Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19451Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-16T18:05:34Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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