Aspectos motivacionais na ginástica rítmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12915 |
Resumo: | A Ginástica Rítmica (GR) é um esporte complexo onde a ginasta treina arduamente durante meses e, tem apenas minutos e uma única chance de mostrar seu potencial. Por esse motivo, é importante que a ginasta seja segura e serena. Pela exigência da perfeição dos movimentos, há uma grande necessidade de uma preparação física e psicológica adequada e eficiente. Este estudo teve por objetivo verificar aspectos motivacionais para prática e permanência na modalidade de GR. Esta pesquisa caracterizou-se como descritiva-exploratória com abordagem quantitativa. Participaram 24 ginastas de duas equipes competitivas de Santa Catarina. Como instrumento foi utilizado o questionário de Freitas (2002) adaptado para GR. Para analise dos dados foi utilizada estatística descritiva e para análise das questões abertas, o conteúdo das respostas foi agrupado por semelhança a partir dos principais pontos observados e apresentados pela frequência de ocorrência. Os resultados desta pesquisa indicaram que as ginastas pesquisadas destacam como aspectos motivantes na GR: melhora da saúde, relacionamento com os colegas, reconhecimento de talento e aptidão de outras pessoas, apoio dos pais e dos treinadores. A rotina de treinamento mostrou-se como importante fonte motivacional, mostrando que as atletas analisadas possuem consciência que o treinamento na GR mesmo sendo exaustivo e perfeccionista, é fundamental para bons desempenhos. As competições também foram relacionadas positivamente para motivação das atletas. Apesar de estarem relacionadas com fatores estressantes, é um aspecto que motiva muito as ginastas. Sugere-se novos estudos que verifiquem outras equipes de GR, para aprofundar a analise da motivação de ginastas rítmicas e melhor compreender se a motivação extrínseca realmente é um fator característico na modalidade |
id |
Ânima_36b854a6dde3a9aeab7c9b1bcb91dae1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/12915 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos motivacionais na ginástica rítmicaGinástica rítmica - Treinamento técnicoMotivação (Psicologia)A Ginástica Rítmica (GR) é um esporte complexo onde a ginasta treina arduamente durante meses e, tem apenas minutos e uma única chance de mostrar seu potencial. Por esse motivo, é importante que a ginasta seja segura e serena. Pela exigência da perfeição dos movimentos, há uma grande necessidade de uma preparação física e psicológica adequada e eficiente. Este estudo teve por objetivo verificar aspectos motivacionais para prática e permanência na modalidade de GR. Esta pesquisa caracterizou-se como descritiva-exploratória com abordagem quantitativa. Participaram 24 ginastas de duas equipes competitivas de Santa Catarina. Como instrumento foi utilizado o questionário de Freitas (2002) adaptado para GR. Para analise dos dados foi utilizada estatística descritiva e para análise das questões abertas, o conteúdo das respostas foi agrupado por semelhança a partir dos principais pontos observados e apresentados pela frequência de ocorrência. Os resultados desta pesquisa indicaram que as ginastas pesquisadas destacam como aspectos motivantes na GR: melhora da saúde, relacionamento com os colegas, reconhecimento de talento e aptidão de outras pessoas, apoio dos pais e dos treinadores. A rotina de treinamento mostrou-se como importante fonte motivacional, mostrando que as atletas analisadas possuem consciência que o treinamento na GR mesmo sendo exaustivo e perfeccionista, é fundamental para bons desempenhos. As competições também foram relacionadas positivamente para motivação das atletas. Apesar de estarem relacionadas com fatores estressantes, é um aspecto que motiva muito as ginastas. Sugere-se novos estudos que verifiquem outras equipes de GR, para aprofundar a analise da motivação de ginastas rítmicas e melhor compreender se a motivação extrínseca realmente é um fator característico na modalidadeSchütz, Elinai dos Santos FreitasEick, Roberta de Nez2016-11-30T15:02:20Z2020-12-09T18:20:05Z2016-11-30T15:02:20Z2020-12-09T18:20:05Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1491https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12915Educação Física Bacharelado - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-09T21:45:34Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/12915Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-09T21:45:34Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos motivacionais na ginástica rítmica |
title |
Aspectos motivacionais na ginástica rítmica |
spellingShingle |
Aspectos motivacionais na ginástica rítmica Eick, Roberta de Nez Ginástica rítmica - Treinamento técnico Motivação (Psicologia) |
title_short |
Aspectos motivacionais na ginástica rítmica |
title_full |
Aspectos motivacionais na ginástica rítmica |
title_fullStr |
Aspectos motivacionais na ginástica rítmica |
title_full_unstemmed |
Aspectos motivacionais na ginástica rítmica |
title_sort |
Aspectos motivacionais na ginástica rítmica |
author |
Eick, Roberta de Nez |
author_facet |
Eick, Roberta de Nez |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schütz, Elinai dos Santos Freitas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eick, Roberta de Nez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ginástica rítmica - Treinamento técnico Motivação (Psicologia) |
topic |
Ginástica rítmica - Treinamento técnico Motivação (Psicologia) |
description |
A Ginástica Rítmica (GR) é um esporte complexo onde a ginasta treina arduamente durante meses e, tem apenas minutos e uma única chance de mostrar seu potencial. Por esse motivo, é importante que a ginasta seja segura e serena. Pela exigência da perfeição dos movimentos, há uma grande necessidade de uma preparação física e psicológica adequada e eficiente. Este estudo teve por objetivo verificar aspectos motivacionais para prática e permanência na modalidade de GR. Esta pesquisa caracterizou-se como descritiva-exploratória com abordagem quantitativa. Participaram 24 ginastas de duas equipes competitivas de Santa Catarina. Como instrumento foi utilizado o questionário de Freitas (2002) adaptado para GR. Para analise dos dados foi utilizada estatística descritiva e para análise das questões abertas, o conteúdo das respostas foi agrupado por semelhança a partir dos principais pontos observados e apresentados pela frequência de ocorrência. Os resultados desta pesquisa indicaram que as ginastas pesquisadas destacam como aspectos motivantes na GR: melhora da saúde, relacionamento com os colegas, reconhecimento de talento e aptidão de outras pessoas, apoio dos pais e dos treinadores. A rotina de treinamento mostrou-se como importante fonte motivacional, mostrando que as atletas analisadas possuem consciência que o treinamento na GR mesmo sendo exaustivo e perfeccionista, é fundamental para bons desempenhos. As competições também foram relacionadas positivamente para motivação das atletas. Apesar de estarem relacionadas com fatores estressantes, é um aspecto que motiva muito as ginastas. Sugere-se novos estudos que verifiquem outras equipes de GR, para aprofundar a analise da motivação de ginastas rítmicas e melhor compreender se a motivação extrínseca realmente é um fator característico na modalidade |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2016-11-30T15:02:20Z 2016-11-30T15:02:20Z 2020-12-09T18:20:05Z 2020-12-09T18:20:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1491 https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12915 |
identifier_str_mv |
1491 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação Física Bacharelado - Pedra Branca |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415810444230656 |