O uso dos atalhos mentais nas estratégias de marketing digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanetta, Lucas Matiola
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Lucas Tomaz dos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13772
Resumo: Somos bombardeados com informações a todo momento, e se fazer perceptível em meio a um turbilhão de dados se tornou uma tarefa cada vez mais difícil, ainda mais quando o usuário decide em milésimos de segundos onde destinar sua atenção. Por isso, para se fazer notável é necessário utilizar técnicas de comunicação, como os atalhos mentais que agem como agentes persuasivos na tomada de decisão das pessoas. Com o propósito de esclarecer o uso dos atalhos mentais, foi realizada a criação de uma campanha de marketing digital, utilizando a ferramenta de gerenciador de anúncios Facebook Ads, contendo diferentes anúncios elaborados de forma estratégica, com e sem o uso de gatilhos, a fim de coletar dados. Após a finalização da campanha, a mesma foi avaliada pelos autores desta monografia, executando uma análise comparativa da quantidade de cliques obtidas em cada anúncio com o intuito de validar a efetividade das técnicas de comunicação. A análise trouxe consigo resultados positivos, onde os anúncios que foram utilizados gatilhos mentais obtiveram 200% mais cliques comparado ao que não foi utilizado nenhuma técnica persuasiva. Mediante a isso, se torna evidente que utilizar essas técnicas conscientemente pode ser um fator importante para trazer melhores resultados.
id Ânima_38382119c51768dc11f14422014f10f3
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13772
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O uso dos atalhos mentais nas estratégias de marketing digitalThe use of mental shortcuts in digital marketing strategiesAtalhos mentaisMarketing digitalCampanhas de marketing digitalSomos bombardeados com informações a todo momento, e se fazer perceptível em meio a um turbilhão de dados se tornou uma tarefa cada vez mais difícil, ainda mais quando o usuário decide em milésimos de segundos onde destinar sua atenção. Por isso, para se fazer notável é necessário utilizar técnicas de comunicação, como os atalhos mentais que agem como agentes persuasivos na tomada de decisão das pessoas. Com o propósito de esclarecer o uso dos atalhos mentais, foi realizada a criação de uma campanha de marketing digital, utilizando a ferramenta de gerenciador de anúncios Facebook Ads, contendo diferentes anúncios elaborados de forma estratégica, com e sem o uso de gatilhos, a fim de coletar dados. Após a finalização da campanha, a mesma foi avaliada pelos autores desta monografia, executando uma análise comparativa da quantidade de cliques obtidas em cada anúncio com o intuito de validar a efetividade das técnicas de comunicação. A análise trouxe consigo resultados positivos, onde os anúncios que foram utilizados gatilhos mentais obtiveram 200% mais cliques comparado ao que não foi utilizado nenhuma técnica persuasiva. Mediante a isso, se torna evidente que utilizar essas técnicas conscientemente pode ser um fator importante para trazer melhores resultados.We are bombarded with information all the time, and to be noticeable in the midst of a whirlwind of data has become an increasingly difficult task, even more so when the user decides in milliseconds where to allocate his attention. Therefore, to make yourself noticeable it is necessary to use communication techniques, such as mental shortcuts that act as persuasive agents in people's decision making. With the purpose of clarifying the use of mental shortcuts, a digital marketing campaign was created, using the Facebook Ads ad manager tool, containing different ads strategically designed, with and without the use of triggers, in order to collect data. After the completion of the campaign, it was evaluated by the authors of this monograph, performing a comparative analysis of the number of clicks obtained in each ad in order to validate the effectiveness of the communication techniques. The analysis brought positive results, where the ads that used mental triggers obtained 200% more clicks compared to those that did not use any persuasive technique. Therefore, it becomes evident that using these techniques consciously can be an important factor in bringing better results.Morales, Aran Bey TcholakianZanetta, Lucas MatiolaSantos, Lucas Tomaz dos2021-07-01T21:07:13Z2021-07-01T21:07:13Z2021-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13772Pedra BrancaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-02T07:07:27Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13772Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-02T07:07:27Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso dos atalhos mentais nas estratégias de marketing digital
The use of mental shortcuts in digital marketing strategies
title O uso dos atalhos mentais nas estratégias de marketing digital
spellingShingle O uso dos atalhos mentais nas estratégias de marketing digital
Zanetta, Lucas Matiola
Atalhos mentais
Marketing digital
Campanhas de marketing digital
title_short O uso dos atalhos mentais nas estratégias de marketing digital
title_full O uso dos atalhos mentais nas estratégias de marketing digital
title_fullStr O uso dos atalhos mentais nas estratégias de marketing digital
title_full_unstemmed O uso dos atalhos mentais nas estratégias de marketing digital
title_sort O uso dos atalhos mentais nas estratégias de marketing digital
author Zanetta, Lucas Matiola
author_facet Zanetta, Lucas Matiola
Santos, Lucas Tomaz dos
author_role author
author2 Santos, Lucas Tomaz dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morales, Aran Bey Tcholakian
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanetta, Lucas Matiola
Santos, Lucas Tomaz dos
dc.subject.por.fl_str_mv Atalhos mentais
Marketing digital
Campanhas de marketing digital
topic Atalhos mentais
Marketing digital
Campanhas de marketing digital
description Somos bombardeados com informações a todo momento, e se fazer perceptível em meio a um turbilhão de dados se tornou uma tarefa cada vez mais difícil, ainda mais quando o usuário decide em milésimos de segundos onde destinar sua atenção. Por isso, para se fazer notável é necessário utilizar técnicas de comunicação, como os atalhos mentais que agem como agentes persuasivos na tomada de decisão das pessoas. Com o propósito de esclarecer o uso dos atalhos mentais, foi realizada a criação de uma campanha de marketing digital, utilizando a ferramenta de gerenciador de anúncios Facebook Ads, contendo diferentes anúncios elaborados de forma estratégica, com e sem o uso de gatilhos, a fim de coletar dados. Após a finalização da campanha, a mesma foi avaliada pelos autores desta monografia, executando uma análise comparativa da quantidade de cliques obtidas em cada anúncio com o intuito de validar a efetividade das técnicas de comunicação. A análise trouxe consigo resultados positivos, onde os anúncios que foram utilizados gatilhos mentais obtiveram 200% mais cliques comparado ao que não foi utilizado nenhuma técnica persuasiva. Mediante a isso, se torna evidente que utilizar essas técnicas conscientemente pode ser um fator importante para trazer melhores resultados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01T21:07:13Z
2021-07-01T21:07:13Z
2021-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13772
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Pedra Branca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415796765556736