Os impactos decorrentes do processo de expatriação de executivos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Julia Pereira de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10813
Resumo: A presente pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, descreve como o Banco do Brasil conduz a expatriação de seus executivos e identifica de que forma os principais impactos desse processo podem ser reduzidos. A expatriação caracteriza-se pelo envio de um profissional ao exterior para representar uma organização durante um período determinado. Através desse estudo, constatou-se que o Banco do Brasil realiza um processo formalizado que atende ao expatriado e seus familiares. Para desenvolver a análise, estudou-se a cultura organizacional e também as variáveis da cultura nacional. Além disso, os dados dessa pesquisa foram obtidos por meio da aplicação de questionários a um expatriado do Banco do Brasil e sua esposa, analisando-se duas situações de expatriação às quais os mesmos foram submetidos, uma a Portugal e outra ao Japão. A partir dos conceitos de cultura organizacional e cultura nacional, pode-se compreender que a cultura de uma organização se encontra diretamente vinculada à cultura nacional, que representa as percepções da vida em sociedade, os valores e costumes e a forma de governo dos diferentes grupos existentes. Nesse contexto, percebe-se que a cultura organizacional e a cultura nacional de um país representam importantes fatores que influenciam a expatriação de profissionais. De acordo com as informações obtidas por meio do questionário, a lacuna do ajustamento cultural se encontra relacionada ao apoio burocrático oferecido pelo Banco. Sobre isso, a literatura acerca da expatriação acrescenta que os principais impactos culturais sofridos nesse processo se referem ao ajustamento cultural, ao apoio familiar e ao suporte oferecido pela organização. A maioria desses impactos é trabalhada pelo Banco do Brasil; porém, existem demandas que a organização precisa suprir e para estas a pesquisa propôs algumas sugestões
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