O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Eduarda Monteiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silveira, Brenda Cristine Barcellos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16737
Resumo: No presente trabalho analisamos a campanha Somos Todos Uma Natureza Só da marca Natura, iniciando com a antropologia do termo consumo, sua historicidade e sua relação com a ciência da Publicidade e Propaganda. Problematizamos o consumismo e os caminhos que a sociedade de consumo percorreu até o século XXI, onde o consumo responsável e a sustentabilidade estão cada vez mais presentes no dia a dia do consumidor e das marcas. Esclarecemos que as pautas sociais, ambientais e econômicas emergentes, unidos as forças da internet, abriram espaço para motivar as mudanças do comportamento do consumidor e das marcas. Desmistificamos o termo sustentabilidade, não limitando o seu conceito somente a base ambiental, mas sim, englobando com a base social e econômica, o que classificamos como tripé da sustentabilidade. Analisamos as transformações através de pesquisas e evidências atuais que a pandemia do vírus Covid-19 causou nas marcas e no consumidor no ano de 2020, sendo esta mais uma motivação para a transformação das novas formas de consumir e produzir. Observamos no ambiente comercial como a ética, a responsabilidade social, a transparência e a sustentabilidade, hoje são fatores indispensáveis na comunicação da marca e sua credibilidade perante a sociedade, através de observações feitas da marca ZARA e iFood. Concluímos esta monografia com uma análise, da marca Natura, observando a campanha de 20 anos da linha Ekos, intitulada “Somos Todos Uma Natureza Só”, que ajuda educar o consumidor sobre a necessidade de preferir consumir produtos sustentáveis e por fim, exploramos se a marca atinge os conceitos éticos, transparentes e sustentáveis, através das evidências publicitárias encontradas nas peças da campanha online.
id Ânima_44d58bb4899ec8ab76d3f26bcc5e9664
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16737
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos1. Sustentabilidade 2. Comportamento do consumidor 3. Natura 4. Linha Ekos 5.No presente trabalho analisamos a campanha Somos Todos Uma Natureza Só da marca Natura, iniciando com a antropologia do termo consumo, sua historicidade e sua relação com a ciência da Publicidade e Propaganda. Problematizamos o consumismo e os caminhos que a sociedade de consumo percorreu até o século XXI, onde o consumo responsável e a sustentabilidade estão cada vez mais presentes no dia a dia do consumidor e das marcas. Esclarecemos que as pautas sociais, ambientais e econômicas emergentes, unidos as forças da internet, abriram espaço para motivar as mudanças do comportamento do consumidor e das marcas. Desmistificamos o termo sustentabilidade, não limitando o seu conceito somente a base ambiental, mas sim, englobando com a base social e econômica, o que classificamos como tripé da sustentabilidade. Analisamos as transformações através de pesquisas e evidências atuais que a pandemia do vírus Covid-19 causou nas marcas e no consumidor no ano de 2020, sendo esta mais uma motivação para a transformação das novas formas de consumir e produzir. Observamos no ambiente comercial como a ética, a responsabilidade social, a transparência e a sustentabilidade, hoje são fatores indispensáveis na comunicação da marca e sua credibilidade perante a sociedade, através de observações feitas da marca ZARA e iFood. Concluímos esta monografia com uma análise, da marca Natura, observando a campanha de 20 anos da linha Ekos, intitulada “Somos Todos Uma Natureza Só”, que ajuda educar o consumidor sobre a necessidade de preferir consumir produtos sustentáveis e por fim, exploramos se a marca atinge os conceitos éticos, transparentes e sustentáveis, através das evidências publicitárias encontradas nas peças da campanha online.Siebert, SilvaniaSouza, Maria Eduarda MonteiroSilveira, Brenda Cristine Barcellos2020-12-17T20:26:19Z2021-08-04T18:53:10Z2020-12-17T20:26:19Z2021-08-04T18:53:10Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16737Publicidade e Propaganda - Pedra BrancaFlorianópolisAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-02-15T15:23:32Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16737Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-02-15T15:23:32Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos
title O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos
spellingShingle O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos
Souza, Maria Eduarda Monteiro
1. Sustentabilidade 2. Comportamento do consumidor 3. Natura 4. Linha Ekos 5.
title_short O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos
title_full O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos
title_fullStr O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos
title_full_unstemmed O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos
title_sort O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos
author Souza, Maria Eduarda Monteiro
author_facet Souza, Maria Eduarda Monteiro
Silveira, Brenda Cristine Barcellos
author_role author
author2 Silveira, Brenda Cristine Barcellos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siebert, Silvania
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Eduarda Monteiro
Silveira, Brenda Cristine Barcellos
dc.subject.por.fl_str_mv 1. Sustentabilidade 2. Comportamento do consumidor 3. Natura 4. Linha Ekos 5.
topic 1. Sustentabilidade 2. Comportamento do consumidor 3. Natura 4. Linha Ekos 5.
description No presente trabalho analisamos a campanha Somos Todos Uma Natureza Só da marca Natura, iniciando com a antropologia do termo consumo, sua historicidade e sua relação com a ciência da Publicidade e Propaganda. Problematizamos o consumismo e os caminhos que a sociedade de consumo percorreu até o século XXI, onde o consumo responsável e a sustentabilidade estão cada vez mais presentes no dia a dia do consumidor e das marcas. Esclarecemos que as pautas sociais, ambientais e econômicas emergentes, unidos as forças da internet, abriram espaço para motivar as mudanças do comportamento do consumidor e das marcas. Desmistificamos o termo sustentabilidade, não limitando o seu conceito somente a base ambiental, mas sim, englobando com a base social e econômica, o que classificamos como tripé da sustentabilidade. Analisamos as transformações através de pesquisas e evidências atuais que a pandemia do vírus Covid-19 causou nas marcas e no consumidor no ano de 2020, sendo esta mais uma motivação para a transformação das novas formas de consumir e produzir. Observamos no ambiente comercial como a ética, a responsabilidade social, a transparência e a sustentabilidade, hoje são fatores indispensáveis na comunicação da marca e sua credibilidade perante a sociedade, através de observações feitas da marca ZARA e iFood. Concluímos esta monografia com uma análise, da marca Natura, observando a campanha de 20 anos da linha Ekos, intitulada “Somos Todos Uma Natureza Só”, que ajuda educar o consumidor sobre a necessidade de preferir consumir produtos sustentáveis e por fim, exploramos se a marca atinge os conceitos éticos, transparentes e sustentáveis, através das evidências publicitárias encontradas nas peças da campanha online.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17T20:26:19Z
2020-12-17T20:26:19Z
2020
2021-08-04T18:53:10Z
2021-08-04T18:53:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16737
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Publicidade e Propaganda - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 88
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415804779823104