O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16737 |
Resumo: | No presente trabalho analisamos a campanha Somos Todos Uma Natureza Só da marca Natura, iniciando com a antropologia do termo consumo, sua historicidade e sua relação com a ciência da Publicidade e Propaganda. Problematizamos o consumismo e os caminhos que a sociedade de consumo percorreu até o século XXI, onde o consumo responsável e a sustentabilidade estão cada vez mais presentes no dia a dia do consumidor e das marcas. Esclarecemos que as pautas sociais, ambientais e econômicas emergentes, unidos as forças da internet, abriram espaço para motivar as mudanças do comportamento do consumidor e das marcas. Desmistificamos o termo sustentabilidade, não limitando o seu conceito somente a base ambiental, mas sim, englobando com a base social e econômica, o que classificamos como tripé da sustentabilidade. Analisamos as transformações através de pesquisas e evidências atuais que a pandemia do vírus Covid-19 causou nas marcas e no consumidor no ano de 2020, sendo esta mais uma motivação para a transformação das novas formas de consumir e produzir. Observamos no ambiente comercial como a ética, a responsabilidade social, a transparência e a sustentabilidade, hoje são fatores indispensáveis na comunicação da marca e sua credibilidade perante a sociedade, através de observações feitas da marca ZARA e iFood. Concluímos esta monografia com uma análise, da marca Natura, observando a campanha de 20 anos da linha Ekos, intitulada “Somos Todos Uma Natureza Só”, que ajuda educar o consumidor sobre a necessidade de preferir consumir produtos sustentáveis e por fim, exploramos se a marca atinge os conceitos éticos, transparentes e sustentáveis, através das evidências publicitárias encontradas nas peças da campanha online. |
id |
Ânima_44d58bb4899ec8ab76d3f26bcc5e9664 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16737 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos1. Sustentabilidade 2. Comportamento do consumidor 3. Natura 4. Linha Ekos 5.No presente trabalho analisamos a campanha Somos Todos Uma Natureza Só da marca Natura, iniciando com a antropologia do termo consumo, sua historicidade e sua relação com a ciência da Publicidade e Propaganda. Problematizamos o consumismo e os caminhos que a sociedade de consumo percorreu até o século XXI, onde o consumo responsável e a sustentabilidade estão cada vez mais presentes no dia a dia do consumidor e das marcas. Esclarecemos que as pautas sociais, ambientais e econômicas emergentes, unidos as forças da internet, abriram espaço para motivar as mudanças do comportamento do consumidor e das marcas. Desmistificamos o termo sustentabilidade, não limitando o seu conceito somente a base ambiental, mas sim, englobando com a base social e econômica, o que classificamos como tripé da sustentabilidade. Analisamos as transformações através de pesquisas e evidências atuais que a pandemia do vírus Covid-19 causou nas marcas e no consumidor no ano de 2020, sendo esta mais uma motivação para a transformação das novas formas de consumir e produzir. Observamos no ambiente comercial como a ética, a responsabilidade social, a transparência e a sustentabilidade, hoje são fatores indispensáveis na comunicação da marca e sua credibilidade perante a sociedade, através de observações feitas da marca ZARA e iFood. Concluímos esta monografia com uma análise, da marca Natura, observando a campanha de 20 anos da linha Ekos, intitulada “Somos Todos Uma Natureza Só”, que ajuda educar o consumidor sobre a necessidade de preferir consumir produtos sustentáveis e por fim, exploramos se a marca atinge os conceitos éticos, transparentes e sustentáveis, através das evidências publicitárias encontradas nas peças da campanha online.Siebert, SilvaniaSouza, Maria Eduarda MonteiroSilveira, Brenda Cristine Barcellos2020-12-17T20:26:19Z2021-08-04T18:53:10Z2020-12-17T20:26:19Z2021-08-04T18:53:10Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16737Publicidade e Propaganda - Pedra BrancaFlorianópolisAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-02-15T15:23:32Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16737Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-02-15T15:23:32Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos |
title |
O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos |
spellingShingle |
O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos Souza, Maria Eduarda Monteiro 1. Sustentabilidade 2. Comportamento do consumidor 3. Natura 4. Linha Ekos 5. |
title_short |
O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos |
title_full |
O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos |
title_fullStr |
O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos |
title_full_unstemmed |
O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos |
title_sort |
O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos |
author |
Souza, Maria Eduarda Monteiro |
author_facet |
Souza, Maria Eduarda Monteiro Silveira, Brenda Cristine Barcellos |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Brenda Cristine Barcellos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Siebert, Silvania |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Maria Eduarda Monteiro Silveira, Brenda Cristine Barcellos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1. Sustentabilidade 2. Comportamento do consumidor 3. Natura 4. Linha Ekos 5. |
topic |
1. Sustentabilidade 2. Comportamento do consumidor 3. Natura 4. Linha Ekos 5. |
description |
No presente trabalho analisamos a campanha Somos Todos Uma Natureza Só da marca Natura, iniciando com a antropologia do termo consumo, sua historicidade e sua relação com a ciência da Publicidade e Propaganda. Problematizamos o consumismo e os caminhos que a sociedade de consumo percorreu até o século XXI, onde o consumo responsável e a sustentabilidade estão cada vez mais presentes no dia a dia do consumidor e das marcas. Esclarecemos que as pautas sociais, ambientais e econômicas emergentes, unidos as forças da internet, abriram espaço para motivar as mudanças do comportamento do consumidor e das marcas. Desmistificamos o termo sustentabilidade, não limitando o seu conceito somente a base ambiental, mas sim, englobando com a base social e econômica, o que classificamos como tripé da sustentabilidade. Analisamos as transformações através de pesquisas e evidências atuais que a pandemia do vírus Covid-19 causou nas marcas e no consumidor no ano de 2020, sendo esta mais uma motivação para a transformação das novas formas de consumir e produzir. Observamos no ambiente comercial como a ética, a responsabilidade social, a transparência e a sustentabilidade, hoje são fatores indispensáveis na comunicação da marca e sua credibilidade perante a sociedade, através de observações feitas da marca ZARA e iFood. Concluímos esta monografia com uma análise, da marca Natura, observando a campanha de 20 anos da linha Ekos, intitulada “Somos Todos Uma Natureza Só”, que ajuda educar o consumidor sobre a necessidade de preferir consumir produtos sustentáveis e por fim, exploramos se a marca atinge os conceitos éticos, transparentes e sustentáveis, através das evidências publicitárias encontradas nas peças da campanha online. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-17T20:26:19Z 2020-12-17T20:26:19Z 2020 2021-08-04T18:53:10Z 2021-08-04T18:53:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16737 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda - Pedra Branca |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
88 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415804779823104 |