Reflexões sobre as práticas de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14390 |
Resumo: | O objetivo geral desta pesquisa é analisar os desafios e as estratégias de alfabetização na idade certa encontrados por professoras alfabetizadoras de Betim, particularmente neste período de pandemia, de acordo com o determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com propósito de alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário com cinco professoras tanto da rede pública quanto da privada, atuantes do 2° ano dos anos iniciais, por meio de um formulário virtual o Google Forms, composto por nove perguntas, em que as cincos professoras detalharam como tem se dado o processo de alfabetização e como ele está durante a pandemia do Covid 19. As experiências compartilhadas pelas docentes demostram como estão se planejando e organizando para aplicar as práticas de alfabetização e quais os desafios encontrados. Tudo isso pode contribuir para aprimorar estratégias de acordo com o contexto em que estamos enfrentando e reinventar a forma em que podemos utilizar metodologias pedagógicas como ferramenta facilitadora |
id |
Ânima_4cb8f9f92631555d1aefd64f3ff68b21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14390 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre as práticas de alfabetizaçãoAlfabetizaçãoCovid-19Métodos de alfabetizaçãoPolíticas públicas de alfabetizaçãoAlfabetização na Idade CertaO objetivo geral desta pesquisa é analisar os desafios e as estratégias de alfabetização na idade certa encontrados por professoras alfabetizadoras de Betim, particularmente neste período de pandemia, de acordo com o determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com propósito de alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário com cinco professoras tanto da rede pública quanto da privada, atuantes do 2° ano dos anos iniciais, por meio de um formulário virtual o Google Forms, composto por nove perguntas, em que as cincos professoras detalharam como tem se dado o processo de alfabetização e como ele está durante a pandemia do Covid 19. As experiências compartilhadas pelas docentes demostram como estão se planejando e organizando para aplicar as práticas de alfabetização e quais os desafios encontrados. Tudo isso pode contribuir para aprimorar estratégias de acordo com o contexto em que estamos enfrentando e reinventar a forma em que podemos utilizar metodologias pedagógicas como ferramenta facilitadoraPiva, AdrianaCardoso, Débora HelenaGuimarâes, Liandra de SouzaParreiras, Mariana Fernanda MeiraPereira, Carla Aparecida Miranda2021-07-13T00:32:17Z2021-07-13T00:32:17Z2021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36 f.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14390Betim/Minas GeraisAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-26T19:29:01Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14390Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-26T19:29:01Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre as práticas de alfabetização |
title |
Reflexões sobre as práticas de alfabetização |
spellingShingle |
Reflexões sobre as práticas de alfabetização Cardoso, Débora Helena Alfabetização Covid-19 Métodos de alfabetização Políticas públicas de alfabetização Alfabetização na Idade Certa |
title_short |
Reflexões sobre as práticas de alfabetização |
title_full |
Reflexões sobre as práticas de alfabetização |
title_fullStr |
Reflexões sobre as práticas de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre as práticas de alfabetização |
title_sort |
Reflexões sobre as práticas de alfabetização |
author |
Cardoso, Débora Helena |
author_facet |
Cardoso, Débora Helena Guimarâes, Liandra de Souza Parreiras, Mariana Fernanda Meira Pereira, Carla Aparecida Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Guimarâes, Liandra de Souza Parreiras, Mariana Fernanda Meira Pereira, Carla Aparecida Miranda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piva, Adriana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Débora Helena Guimarâes, Liandra de Souza Parreiras, Mariana Fernanda Meira Pereira, Carla Aparecida Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Covid-19 Métodos de alfabetização Políticas públicas de alfabetização Alfabetização na Idade Certa |
topic |
Alfabetização Covid-19 Métodos de alfabetização Políticas públicas de alfabetização Alfabetização na Idade Certa |
description |
O objetivo geral desta pesquisa é analisar os desafios e as estratégias de alfabetização na idade certa encontrados por professoras alfabetizadoras de Betim, particularmente neste período de pandemia, de acordo com o determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com propósito de alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário com cinco professoras tanto da rede pública quanto da privada, atuantes do 2° ano dos anos iniciais, por meio de um formulário virtual o Google Forms, composto por nove perguntas, em que as cincos professoras detalharam como tem se dado o processo de alfabetização e como ele está durante a pandemia do Covid 19. As experiências compartilhadas pelas docentes demostram como estão se planejando e organizando para aplicar as práticas de alfabetização e quais os desafios encontrados. Tudo isso pode contribuir para aprimorar estratégias de acordo com o contexto em que estamos enfrentando e reinventar a forma em que podemos utilizar metodologias pedagógicas como ferramenta facilitadora |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-13T00:32:17Z 2021-07-13T00:32:17Z 2021-07-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14390 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
36 f. application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Betim/Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415805249585152 |