Reflexões sobre as práticas de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Débora Helena
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Guimarâes, Liandra de Souza, Parreiras, Mariana Fernanda Meira, Pereira, Carla Aparecida Miranda
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14390
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar os desafios e as estratégias de alfabetização na idade certa encontrados por professoras alfabetizadoras de Betim, particularmente neste período de pandemia, de acordo com o determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com propósito de alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário com cinco professoras tanto da rede pública quanto da privada, atuantes do 2° ano dos anos iniciais, por meio de um formulário virtual o Google Forms, composto por nove perguntas, em que as cincos professoras detalharam como tem se dado o processo de alfabetização e como ele está durante a pandemia do Covid 19. As experiências compartilhadas pelas docentes demostram como estão se planejando e organizando para aplicar as práticas de alfabetização e quais os desafios encontrados. Tudo isso pode contribuir para aprimorar estratégias de acordo com o contexto em que estamos enfrentando e reinventar a forma em que podemos utilizar metodologias pedagógicas como ferramenta facilitadora
id Ânima_4cb8f9f92631555d1aefd64f3ff68b21
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14390
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre as práticas de alfabetizaçãoAlfabetizaçãoCovid-19Métodos de alfabetizaçãoPolíticas públicas de alfabetizaçãoAlfabetização na Idade CertaO objetivo geral desta pesquisa é analisar os desafios e as estratégias de alfabetização na idade certa encontrados por professoras alfabetizadoras de Betim, particularmente neste período de pandemia, de acordo com o determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com propósito de alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário com cinco professoras tanto da rede pública quanto da privada, atuantes do 2° ano dos anos iniciais, por meio de um formulário virtual o Google Forms, composto por nove perguntas, em que as cincos professoras detalharam como tem se dado o processo de alfabetização e como ele está durante a pandemia do Covid 19. As experiências compartilhadas pelas docentes demostram como estão se planejando e organizando para aplicar as práticas de alfabetização e quais os desafios encontrados. Tudo isso pode contribuir para aprimorar estratégias de acordo com o contexto em que estamos enfrentando e reinventar a forma em que podemos utilizar metodologias pedagógicas como ferramenta facilitadoraPiva, AdrianaCardoso, Débora HelenaGuimarâes, Liandra de SouzaParreiras, Mariana Fernanda MeiraPereira, Carla Aparecida Miranda2021-07-13T00:32:17Z2021-07-13T00:32:17Z2021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36 f.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14390Betim/Minas GeraisAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-26T19:29:01Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14390Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-26T19:29:01Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre as práticas de alfabetização
title Reflexões sobre as práticas de alfabetização
spellingShingle Reflexões sobre as práticas de alfabetização
Cardoso, Débora Helena
Alfabetização
Covid-19
Métodos de alfabetização
Políticas públicas de alfabetização
Alfabetização na Idade Certa
title_short Reflexões sobre as práticas de alfabetização
title_full Reflexões sobre as práticas de alfabetização
title_fullStr Reflexões sobre as práticas de alfabetização
title_full_unstemmed Reflexões sobre as práticas de alfabetização
title_sort Reflexões sobre as práticas de alfabetização
author Cardoso, Débora Helena
author_facet Cardoso, Débora Helena
Guimarâes, Liandra de Souza
Parreiras, Mariana Fernanda Meira
Pereira, Carla Aparecida Miranda
author_role author
author2 Guimarâes, Liandra de Souza
Parreiras, Mariana Fernanda Meira
Pereira, Carla Aparecida Miranda
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piva, Adriana
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Débora Helena
Guimarâes, Liandra de Souza
Parreiras, Mariana Fernanda Meira
Pereira, Carla Aparecida Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Covid-19
Métodos de alfabetização
Políticas públicas de alfabetização
Alfabetização na Idade Certa
topic Alfabetização
Covid-19
Métodos de alfabetização
Políticas públicas de alfabetização
Alfabetização na Idade Certa
description O objetivo geral desta pesquisa é analisar os desafios e as estratégias de alfabetização na idade certa encontrados por professoras alfabetizadoras de Betim, particularmente neste período de pandemia, de acordo com o determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com propósito de alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário com cinco professoras tanto da rede pública quanto da privada, atuantes do 2° ano dos anos iniciais, por meio de um formulário virtual o Google Forms, composto por nove perguntas, em que as cincos professoras detalharam como tem se dado o processo de alfabetização e como ele está durante a pandemia do Covid 19. As experiências compartilhadas pelas docentes demostram como estão se planejando e organizando para aplicar as práticas de alfabetização e quais os desafios encontrados. Tudo isso pode contribuir para aprimorar estratégias de acordo com o contexto em que estamos enfrentando e reinventar a forma em que podemos utilizar metodologias pedagógicas como ferramenta facilitadora
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13T00:32:17Z
2021-07-13T00:32:17Z
2021-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14390
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 36 f.
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Betim/Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415805249585152