Estatuto do desarmamento e a segurança pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Kleiton da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15758
Resumo: Este estudo versa a respeito do estatuto do desarmamento, em face das questões de segurança pública no país. O referido estatuto foi promulgado em 2003, com um texto que dificulta a aquisição e obtenção de porte de armas no país, visando reduzir os número de armas fora das forças policiais e, assim, controlar a criminalidade. Nesse sentido, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o referido estatuto frente as questões de segurança pública no Brasil. Procedeu-se de uma revisão de literatura apoiada em livros e artigos, como forma de demonstrar como diferentes autores se posicionam sobre o tema. O que ficou evidente é que o resultado do referendo de 2005 não serviu para que a lei deixasse de vigorar. Isso contraria os preceitos do Estado Democrático de Direito, no qual preza-se pelo respeito às leis, mas acima disso, pela proteção e preservação do cidadãos e dos direitos necessários para que tenha melhores condições de vida. No estado democrático de direito a soberania é popular, o poder de decisão está nas mãos das pessoas que conferem seus votos para aqueles candidatos que acreditam que possam representa-las. No cenário identificado no presente estudo, o que ocorre é que apesar de a soberania popular seu um dos preceitos da Constituição Federal e do Estado Democrático de Direito brasileiro, a vontade expressa pela população no que tange a restrição à aquisição e porte de armas não foi devidamente respeitada.
id Ânima_4f031755fc41d8974db5020432d1b102
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15758
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Estatuto do desarmamento e a segurança públicaEstatuto do desarmamentoSegurança públicaEstado Democrático de DireitoEste estudo versa a respeito do estatuto do desarmamento, em face das questões de segurança pública no país. O referido estatuto foi promulgado em 2003, com um texto que dificulta a aquisição e obtenção de porte de armas no país, visando reduzir os número de armas fora das forças policiais e, assim, controlar a criminalidade. Nesse sentido, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o referido estatuto frente as questões de segurança pública no Brasil. Procedeu-se de uma revisão de literatura apoiada em livros e artigos, como forma de demonstrar como diferentes autores se posicionam sobre o tema. O que ficou evidente é que o resultado do referendo de 2005 não serviu para que a lei deixasse de vigorar. Isso contraria os preceitos do Estado Democrático de Direito, no qual preza-se pelo respeito às leis, mas acima disso, pela proteção e preservação do cidadãos e dos direitos necessários para que tenha melhores condições de vida. No estado democrático de direito a soberania é popular, o poder de decisão está nas mãos das pessoas que conferem seus votos para aqueles candidatos que acreditam que possam representa-las. No cenário identificado no presente estudo, o que ocorre é que apesar de a soberania popular seu um dos preceitos da Constituição Federal e do Estado Democrático de Direito brasileiro, a vontade expressa pela população no que tange a restrição à aquisição e porte de armas não foi devidamente respeitada.Hassan, Nádila da SilvaCruz, Kleiton da2020-12-18T22:26:59Z2021-08-04T16:55:32Z2020-12-18T22:26:59Z2021-08-04T16:55:32Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15758Direito - AraranguáAraranguáAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T07:43:41Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15758Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T07:43:41Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estatuto do desarmamento e a segurança pública
title Estatuto do desarmamento e a segurança pública
spellingShingle Estatuto do desarmamento e a segurança pública
Cruz, Kleiton da
Estatuto do desarmamento
Segurança pública
Estado Democrático de Direito
title_short Estatuto do desarmamento e a segurança pública
title_full Estatuto do desarmamento e a segurança pública
title_fullStr Estatuto do desarmamento e a segurança pública
title_full_unstemmed Estatuto do desarmamento e a segurança pública
title_sort Estatuto do desarmamento e a segurança pública
author Cruz, Kleiton da
author_facet Cruz, Kleiton da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hassan, Nádila da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Kleiton da
dc.subject.por.fl_str_mv Estatuto do desarmamento
Segurança pública
Estado Democrático de Direito
topic Estatuto do desarmamento
Segurança pública
Estado Democrático de Direito
description Este estudo versa a respeito do estatuto do desarmamento, em face das questões de segurança pública no país. O referido estatuto foi promulgado em 2003, com um texto que dificulta a aquisição e obtenção de porte de armas no país, visando reduzir os número de armas fora das forças policiais e, assim, controlar a criminalidade. Nesse sentido, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o referido estatuto frente as questões de segurança pública no Brasil. Procedeu-se de uma revisão de literatura apoiada em livros e artigos, como forma de demonstrar como diferentes autores se posicionam sobre o tema. O que ficou evidente é que o resultado do referendo de 2005 não serviu para que a lei deixasse de vigorar. Isso contraria os preceitos do Estado Democrático de Direito, no qual preza-se pelo respeito às leis, mas acima disso, pela proteção e preservação do cidadãos e dos direitos necessários para que tenha melhores condições de vida. No estado democrático de direito a soberania é popular, o poder de decisão está nas mãos das pessoas que conferem seus votos para aqueles candidatos que acreditam que possam representa-las. No cenário identificado no presente estudo, o que ocorre é que apesar de a soberania popular seu um dos preceitos da Constituição Federal e do Estado Democrático de Direito brasileiro, a vontade expressa pela população no que tange a restrição à aquisição e porte de armas não foi devidamente respeitada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18T22:26:59Z
2020-12-18T22:26:59Z
2020
2021-08-04T16:55:32Z
2021-08-04T16:55:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15758
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Araranguá
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Araranguá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415852539314176