A influência do estresse e da ansiedade na alimentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nilo, Alice
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Tainá
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31768
Resumo: O artigo em questão procurou identificar as consequências do comportamento alimentar quando o indivíduo se vê em uma atualidade rodeada de alto estresse e ansiedade. Nota-se que, foram identificados que quando o indivíduo sofre de um ataque de estresse ou de ansiedade uma grande quantidade de cortisol é liberado no organismo, logo o mesmo procura um meio rápido de impedir todo esse estresse, assim ele consome uma alta quantidade de carboidrato simples (ex: doces, bolos, chocolates), descontando tudo na alimentação inadequada. Porém existe a contrapartida de que algumas pessoas quando passam por situações de estresse e ansiedade perdem completamente o apetite, passando horas sem se alimentar. Tendo visto isso, é perceptível que uma alimentação adequada e a prática de atividade física ajuda um indivíduo nessa necessidade da diminuição do cortisol na corrente sanguínea, além de ajudar no bom funcionamento da microbiota intestinal que serve de prevenção contra doenças psicológicas.
id Ânima_54f163d03a3307a609c7b11c07ae9dfc
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31768
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A influência do estresse e da ansiedade na alimentaçãoThe influence of stress and anxiety on foodComportamento alimentarEstresseAnsiedadeAlimentação inadequadaO artigo em questão procurou identificar as consequências do comportamento alimentar quando o indivíduo se vê em uma atualidade rodeada de alto estresse e ansiedade. Nota-se que, foram identificados que quando o indivíduo sofre de um ataque de estresse ou de ansiedade uma grande quantidade de cortisol é liberado no organismo, logo o mesmo procura um meio rápido de impedir todo esse estresse, assim ele consome uma alta quantidade de carboidrato simples (ex: doces, bolos, chocolates), descontando tudo na alimentação inadequada. Porém existe a contrapartida de que algumas pessoas quando passam por situações de estresse e ansiedade perdem completamente o apetite, passando horas sem se alimentar. Tendo visto isso, é perceptível que uma alimentação adequada e a prática de atividade física ajuda um indivíduo nessa necessidade da diminuição do cortisol na corrente sanguínea, além de ajudar no bom funcionamento da microbiota intestinal que serve de prevenção contra doenças psicológicas.The article in question sought to identify the consequences of eating behavior when the individual finds himself surrounded by high stress and anxiety. Note that it has been identified that when the individual suffers from a stress or anxiety attack, a large amount of cortisol is released in the body, so he looks for a quick way to prevent all this stress, so he consumes a high amount of simple carbohydrates (ex: sweets, cakes, chocolates), discounting everything in inadequate food. However, there is the counterpart that some people when they go through situations of stress and anxiety completely lose their appetite, spending hours without eating. Having seen this, it is noticeable that an adequate diet and the practice of physical activity help an individual in this need to decrease cortisol in the bloodstream, in addition to helping in the proper functioning of the intestinal microbiota, which serves as a prevention against psychological diseases.Carvalho, Fábio Luiz Oliveira deNilo, AliceSilva, Tainá2023-01-23T14:18:29Z2023-01-23T14:18:29Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis20 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31768Paripiranga-BaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-23T14:18:30Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31768Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-23T14:18:30Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do estresse e da ansiedade na alimentação
The influence of stress and anxiety on food
title A influência do estresse e da ansiedade na alimentação
spellingShingle A influência do estresse e da ansiedade na alimentação
Nilo, Alice
Comportamento alimentar
Estresse
Ansiedade
Alimentação inadequada
title_short A influência do estresse e da ansiedade na alimentação
title_full A influência do estresse e da ansiedade na alimentação
title_fullStr A influência do estresse e da ansiedade na alimentação
title_full_unstemmed A influência do estresse e da ansiedade na alimentação
title_sort A influência do estresse e da ansiedade na alimentação
author Nilo, Alice
author_facet Nilo, Alice
Silva, Tainá
author_role author
author2 Silva, Tainá
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Fábio Luiz Oliveira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Nilo, Alice
Silva, Tainá
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento alimentar
Estresse
Ansiedade
Alimentação inadequada
topic Comportamento alimentar
Estresse
Ansiedade
Alimentação inadequada
description O artigo em questão procurou identificar as consequências do comportamento alimentar quando o indivíduo se vê em uma atualidade rodeada de alto estresse e ansiedade. Nota-se que, foram identificados que quando o indivíduo sofre de um ataque de estresse ou de ansiedade uma grande quantidade de cortisol é liberado no organismo, logo o mesmo procura um meio rápido de impedir todo esse estresse, assim ele consome uma alta quantidade de carboidrato simples (ex: doces, bolos, chocolates), descontando tudo na alimentação inadequada. Porém existe a contrapartida de que algumas pessoas quando passam por situações de estresse e ansiedade perdem completamente o apetite, passando horas sem se alimentar. Tendo visto isso, é perceptível que uma alimentação adequada e a prática de atividade física ajuda um indivíduo nessa necessidade da diminuição do cortisol na corrente sanguínea, além de ajudar no bom funcionamento da microbiota intestinal que serve de prevenção contra doenças psicológicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
2023-01-23T14:18:29Z
2023-01-23T14:18:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31768
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 20 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga-Ba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415844230397952