Os inquilinos do cárcere: Direito Penal, cor e pobreza no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Alana Soares de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23742
Resumo: A grande quantidade de negros encarcerados no atual sistema penal brasileiro é absurda em relação ao número de brancos. Esse fato é algo revoltante, pois gera o encarceramento em massa dessa população no sistema prisional, que sobrevive em condições degradantes, em precária assistência à saúde, com ineficiente acesso à educação e higiene e, para piorar, convive em celas superlotadas. O presente estudo tem como um de seus objetivos entender a atual situação do sistema prisional do País, o que levou a sociedade a optar por punir com maior frequência uma classe escolhida pelo quesito cor. Faz-se mister destacar, no presente estudo, os motivos que levaram o sistema a enquadrar tantos negros ao cárcere, pois isso mostra o quanto excludente é a nossa sociedade. Para isso, foram apresentados dados no trabalho acerca dos níveis carcerários no país, bem como a falta de responsabilidade e de comprometimento do Estado com o que rege a lei sobre o princípio da dignidade da pessoa humana. Foi analisado também durante este trabalho sobre a má utilização das políticas públicas, o que gera prejuízos sociais gigantes. Por fim, foi realizada uma verificação a respeito da população negra como alvo do sistema punitivo e o controle social, principalmente no sistema carcerário brasileiro.
id Ânima_5595ba60668b2068ee999eef2203e6b8
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23742
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Os inquilinos do cárcere: Direito Penal, cor e pobreza no BrasilNegrosCárcerePunitivoCorA grande quantidade de negros encarcerados no atual sistema penal brasileiro é absurda em relação ao número de brancos. Esse fato é algo revoltante, pois gera o encarceramento em massa dessa população no sistema prisional, que sobrevive em condições degradantes, em precária assistência à saúde, com ineficiente acesso à educação e higiene e, para piorar, convive em celas superlotadas. O presente estudo tem como um de seus objetivos entender a atual situação do sistema prisional do País, o que levou a sociedade a optar por punir com maior frequência uma classe escolhida pelo quesito cor. Faz-se mister destacar, no presente estudo, os motivos que levaram o sistema a enquadrar tantos negros ao cárcere, pois isso mostra o quanto excludente é a nossa sociedade. Para isso, foram apresentados dados no trabalho acerca dos níveis carcerários no país, bem como a falta de responsabilidade e de comprometimento do Estado com o que rege a lei sobre o princípio da dignidade da pessoa humana. Foi analisado também durante este trabalho sobre a má utilização das políticas públicas, o que gera prejuízos sociais gigantes. Por fim, foi realizada uma verificação a respeito da população negra como alvo do sistema punitivo e o controle social, principalmente no sistema carcerário brasileiro.Oliveira, José Marcelo Domingos deSantana, Alana Soares de2022-06-30T10:45:51Z2022-06-30T10:45:51Z2022-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60 f.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23742ParipirangaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-06-30T10:45:54Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23742Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-06-30T10:45:54Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os inquilinos do cárcere: Direito Penal, cor e pobreza no Brasil
title Os inquilinos do cárcere: Direito Penal, cor e pobreza no Brasil
spellingShingle Os inquilinos do cárcere: Direito Penal, cor e pobreza no Brasil
Santana, Alana Soares de
Negros
Cárcere
Punitivo
Cor
title_short Os inquilinos do cárcere: Direito Penal, cor e pobreza no Brasil
title_full Os inquilinos do cárcere: Direito Penal, cor e pobreza no Brasil
title_fullStr Os inquilinos do cárcere: Direito Penal, cor e pobreza no Brasil
title_full_unstemmed Os inquilinos do cárcere: Direito Penal, cor e pobreza no Brasil
title_sort Os inquilinos do cárcere: Direito Penal, cor e pobreza no Brasil
author Santana, Alana Soares de
author_facet Santana, Alana Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, José Marcelo Domingos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Alana Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Negros
Cárcere
Punitivo
Cor
topic Negros
Cárcere
Punitivo
Cor
description A grande quantidade de negros encarcerados no atual sistema penal brasileiro é absurda em relação ao número de brancos. Esse fato é algo revoltante, pois gera o encarceramento em massa dessa população no sistema prisional, que sobrevive em condições degradantes, em precária assistência à saúde, com ineficiente acesso à educação e higiene e, para piorar, convive em celas superlotadas. O presente estudo tem como um de seus objetivos entender a atual situação do sistema prisional do País, o que levou a sociedade a optar por punir com maior frequência uma classe escolhida pelo quesito cor. Faz-se mister destacar, no presente estudo, os motivos que levaram o sistema a enquadrar tantos negros ao cárcere, pois isso mostra o quanto excludente é a nossa sociedade. Para isso, foram apresentados dados no trabalho acerca dos níveis carcerários no país, bem como a falta de responsabilidade e de comprometimento do Estado com o que rege a lei sobre o princípio da dignidade da pessoa humana. Foi analisado também durante este trabalho sobre a má utilização das políticas públicas, o que gera prejuízos sociais gigantes. Por fim, foi realizada uma verificação a respeito da população negra como alvo do sistema punitivo e o controle social, principalmente no sistema carcerário brasileiro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30T10:45:51Z
2022-06-30T10:45:51Z
2022-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23742
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 60 f.
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415821026459648