Dano moral no direito de família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edi Schreiner
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6868
Resumo: Trata-se de pesquisa monográfica desenvolvida sobre o dano moral no direito de família, mais especificamente acerca do dever dos pais de indenizar o filho prejudicado, com o objetivo geral de analisar a possibilidade de responsabilização dos genitores por danos causados ao filho em virtude de abandono afetivo. Por conseguinte, os objetivos específicos consistem no estudo do instituto jurídico da responsabilidade civil, da filiação e na análise das correntes doutrinárias contrárias e favoráveis à possibilidade de aplicação da responsabilidade civil nas relações paterno-filiais. Com base nas pesquisas efetuadas para realização desse trabalho, percebe-se que se trata de um tema bastante polêmico, com correntes totalmente divergentes e com argumentos relevantes de ambos os lados, tendo em vista a peculiaridade inerente ao Direito de Família. No entanto, mostram-se muito graves os danos e as conseqüências que o abandono moral causa na vida do ser humano. O papel dos genitores no desenvolvimento físico e mental dos filhos é fundamental, razão pela qual a lei elenca uma série de deveres para os pais que, por sinal, vão muito além da obrigação de sustento. Ressalta-se, ainda, que a presente pesquisa apresenta alguns exemplos de abandono afetivo nas relações paterno-filiais citados pela doutrina e jurisprudência que acabam auxiliando na compreensão da problemática discutida e na formação de uma opinião acerca do tema.
id Ânima_5c06587214020ec3ac6a19c1d1e2e100
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6868
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Dano moral no direito de famíliaDireito de famíliaResponsabilidade (Direito)Pais e filhos (Direito)Dano moralTrata-se de pesquisa monográfica desenvolvida sobre o dano moral no direito de família, mais especificamente acerca do dever dos pais de indenizar o filho prejudicado, com o objetivo geral de analisar a possibilidade de responsabilização dos genitores por danos causados ao filho em virtude de abandono afetivo. Por conseguinte, os objetivos específicos consistem no estudo do instituto jurídico da responsabilidade civil, da filiação e na análise das correntes doutrinárias contrárias e favoráveis à possibilidade de aplicação da responsabilidade civil nas relações paterno-filiais. Com base nas pesquisas efetuadas para realização desse trabalho, percebe-se que se trata de um tema bastante polêmico, com correntes totalmente divergentes e com argumentos relevantes de ambos os lados, tendo em vista a peculiaridade inerente ao Direito de Família. No entanto, mostram-se muito graves os danos e as conseqüências que o abandono moral causa na vida do ser humano. O papel dos genitores no desenvolvimento físico e mental dos filhos é fundamental, razão pela qual a lei elenca uma série de deveres para os pais que, por sinal, vão muito além da obrigação de sustento. Ressalta-se, ainda, que a presente pesquisa apresenta alguns exemplos de abandono afetivo nas relações paterno-filiais citados pela doutrina e jurisprudência que acabam auxiliando na compreensão da problemática discutida e na formação de uma opinião acerca do tema.Camargo, Anna Lúcia Martins MattosoSilva, Edi Schreiner2016-11-30T14:59:52Z2020-11-27T05:12:20Z2016-11-30T14:59:52Z2020-11-27T05:12:20Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf423https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6868Direito - Florianópolisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T22:01:06Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6868Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T22:01:06Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dano moral no direito de família
title Dano moral no direito de família
spellingShingle Dano moral no direito de família
Silva, Edi Schreiner
Direito de família
Responsabilidade (Direito)
Pais e filhos (Direito)
Dano moral
title_short Dano moral no direito de família
title_full Dano moral no direito de família
title_fullStr Dano moral no direito de família
title_full_unstemmed Dano moral no direito de família
title_sort Dano moral no direito de família
author Silva, Edi Schreiner
author_facet Silva, Edi Schreiner
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Anna Lúcia Martins Mattoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edi Schreiner
dc.subject.por.fl_str_mv Direito de família
Responsabilidade (Direito)
Pais e filhos (Direito)
Dano moral
topic Direito de família
Responsabilidade (Direito)
Pais e filhos (Direito)
Dano moral
description Trata-se de pesquisa monográfica desenvolvida sobre o dano moral no direito de família, mais especificamente acerca do dever dos pais de indenizar o filho prejudicado, com o objetivo geral de analisar a possibilidade de responsabilização dos genitores por danos causados ao filho em virtude de abandono afetivo. Por conseguinte, os objetivos específicos consistem no estudo do instituto jurídico da responsabilidade civil, da filiação e na análise das correntes doutrinárias contrárias e favoráveis à possibilidade de aplicação da responsabilidade civil nas relações paterno-filiais. Com base nas pesquisas efetuadas para realização desse trabalho, percebe-se que se trata de um tema bastante polêmico, com correntes totalmente divergentes e com argumentos relevantes de ambos os lados, tendo em vista a peculiaridade inerente ao Direito de Família. No entanto, mostram-se muito graves os danos e as conseqüências que o abandono moral causa na vida do ser humano. O papel dos genitores no desenvolvimento físico e mental dos filhos é fundamental, razão pela qual a lei elenca uma série de deveres para os pais que, por sinal, vão muito além da obrigação de sustento. Ressalta-se, ainda, que a presente pesquisa apresenta alguns exemplos de abandono afetivo nas relações paterno-filiais citados pela doutrina e jurisprudência que acabam auxiliando na compreensão da problemática discutida e na formação de uma opinião acerca do tema.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2016-11-30T14:59:52Z
2016-11-30T14:59:52Z
2020-11-27T05:12:20Z
2020-11-27T05:12:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 423
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6868
identifier_str_mv 423
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415840784777216