Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curi, Elias Alivan de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16960
Resumo: O aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizado, com a adaptação às novas tecnologias disponíveis faz-se necessário para a contextualização das experiências vividas em sala de aula às da realidade contemporânea. Nesse âmbito, existem várias propostas para a inclusão de tecnologias de ensino, tanto de forma geral quanto de forma específica, para lecionar Matemática, especialmente no Ensino Médio. Nesta pesquisa, propôs-se a aplicação do GeoGebra como ferramenta auxiliar dentro das metodologias de ensino da Matemática no Ensino Médio, através da análise de suas aplicabilidades nos conteúdos presentes na proposta curricular desta etapa, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Ainda, foram propostas metodologias de ensino com a utilização do software, de forma a sugerir métodos para sua incorporação ao currículo. Em comparação com as metodologias tradicionais de ensino, observou-se melhorias na facilidade e capacidade de apresentação de conteúdos, além da criação de possibilidades de abordagens alternativas que permitem a representação dinâmica e interativa de conceitos e conteúdos; o que indica uma grande eficiência do software utilizado no âmbito do ensino da Matemática no Ensino Médio.
id Ânima_5d4760f6e3f61674143520214a80e82d
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16960
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino MédioGeoGebraMatemáticaEnsino MédioO aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizado, com a adaptação às novas tecnologias disponíveis faz-se necessário para a contextualização das experiências vividas em sala de aula às da realidade contemporânea. Nesse âmbito, existem várias propostas para a inclusão de tecnologias de ensino, tanto de forma geral quanto de forma específica, para lecionar Matemática, especialmente no Ensino Médio. Nesta pesquisa, propôs-se a aplicação do GeoGebra como ferramenta auxiliar dentro das metodologias de ensino da Matemática no Ensino Médio, através da análise de suas aplicabilidades nos conteúdos presentes na proposta curricular desta etapa, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Ainda, foram propostas metodologias de ensino com a utilização do software, de forma a sugerir métodos para sua incorporação ao currículo. Em comparação com as metodologias tradicionais de ensino, observou-se melhorias na facilidade e capacidade de apresentação de conteúdos, além da criação de possibilidades de abordagens alternativas que permitem a representação dinâmica e interativa de conceitos e conteúdos; o que indica uma grande eficiência do software utilizado no âmbito do ensino da Matemática no Ensino Médio.Dutra, Ana Regina de AguiarCuri, Elias Alivan de Oliveira2020-12-22T14:26:47Z2021-08-04T19:18:09Z2020-12-22T14:26:47Z2021-08-04T19:18:09Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16960Matemática Licenciatura - Unisul VirtualTubarãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T09:43:50Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16960Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T09:43:50Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio
title Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio
spellingShingle Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio
Curi, Elias Alivan de Oliveira
GeoGebra
Matemática
Ensino Médio
title_short Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio
title_full Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio
title_fullStr Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio
title_full_unstemmed Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio
title_sort Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio
author Curi, Elias Alivan de Oliveira
author_facet Curi, Elias Alivan de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dutra, Ana Regina de Aguiar
dc.contributor.author.fl_str_mv Curi, Elias Alivan de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra
Matemática
Ensino Médio
topic GeoGebra
Matemática
Ensino Médio
description O aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizado, com a adaptação às novas tecnologias disponíveis faz-se necessário para a contextualização das experiências vividas em sala de aula às da realidade contemporânea. Nesse âmbito, existem várias propostas para a inclusão de tecnologias de ensino, tanto de forma geral quanto de forma específica, para lecionar Matemática, especialmente no Ensino Médio. Nesta pesquisa, propôs-se a aplicação do GeoGebra como ferramenta auxiliar dentro das metodologias de ensino da Matemática no Ensino Médio, através da análise de suas aplicabilidades nos conteúdos presentes na proposta curricular desta etapa, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Ainda, foram propostas metodologias de ensino com a utilização do software, de forma a sugerir métodos para sua incorporação ao currículo. Em comparação com as metodologias tradicionais de ensino, observou-se melhorias na facilidade e capacidade de apresentação de conteúdos, além da criação de possibilidades de abordagens alternativas que permitem a representação dinâmica e interativa de conceitos e conteúdos; o que indica uma grande eficiência do software utilizado no âmbito do ensino da Matemática no Ensino Médio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22T14:26:47Z
2020-12-22T14:26:47Z
2020
2021-08-04T19:18:09Z
2021-08-04T19:18:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16960
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matemática Licenciatura - Unisul Virtual
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415843902193664