Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16960 |
Resumo: | O aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizado, com a adaptação às novas tecnologias disponíveis faz-se necessário para a contextualização das experiências vividas em sala de aula às da realidade contemporânea. Nesse âmbito, existem várias propostas para a inclusão de tecnologias de ensino, tanto de forma geral quanto de forma específica, para lecionar Matemática, especialmente no Ensino Médio. Nesta pesquisa, propôs-se a aplicação do GeoGebra como ferramenta auxiliar dentro das metodologias de ensino da Matemática no Ensino Médio, através da análise de suas aplicabilidades nos conteúdos presentes na proposta curricular desta etapa, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Ainda, foram propostas metodologias de ensino com a utilização do software, de forma a sugerir métodos para sua incorporação ao currículo. Em comparação com as metodologias tradicionais de ensino, observou-se melhorias na facilidade e capacidade de apresentação de conteúdos, além da criação de possibilidades de abordagens alternativas que permitem a representação dinâmica e interativa de conceitos e conteúdos; o que indica uma grande eficiência do software utilizado no âmbito do ensino da Matemática no Ensino Médio. |
id |
Ânima_5d4760f6e3f61674143520214a80e82d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16960 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino MédioGeoGebraMatemáticaEnsino MédioO aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizado, com a adaptação às novas tecnologias disponíveis faz-se necessário para a contextualização das experiências vividas em sala de aula às da realidade contemporânea. Nesse âmbito, existem várias propostas para a inclusão de tecnologias de ensino, tanto de forma geral quanto de forma específica, para lecionar Matemática, especialmente no Ensino Médio. Nesta pesquisa, propôs-se a aplicação do GeoGebra como ferramenta auxiliar dentro das metodologias de ensino da Matemática no Ensino Médio, através da análise de suas aplicabilidades nos conteúdos presentes na proposta curricular desta etapa, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Ainda, foram propostas metodologias de ensino com a utilização do software, de forma a sugerir métodos para sua incorporação ao currículo. Em comparação com as metodologias tradicionais de ensino, observou-se melhorias na facilidade e capacidade de apresentação de conteúdos, além da criação de possibilidades de abordagens alternativas que permitem a representação dinâmica e interativa de conceitos e conteúdos; o que indica uma grande eficiência do software utilizado no âmbito do ensino da Matemática no Ensino Médio.Dutra, Ana Regina de AguiarCuri, Elias Alivan de Oliveira2020-12-22T14:26:47Z2021-08-04T19:18:09Z2020-12-22T14:26:47Z2021-08-04T19:18:09Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16960Matemática Licenciatura - Unisul VirtualTubarãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T09:43:50Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16960Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T09:43:50Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio |
title |
Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio |
spellingShingle |
Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio Curi, Elias Alivan de Oliveira GeoGebra Matemática Ensino Médio |
title_short |
Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio |
title_full |
Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio |
title_fullStr |
Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio |
title_sort |
Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio |
author |
Curi, Elias Alivan de Oliveira |
author_facet |
Curi, Elias Alivan de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dutra, Ana Regina de Aguiar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Curi, Elias Alivan de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra Matemática Ensino Médio |
topic |
GeoGebra Matemática Ensino Médio |
description |
O aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizado, com a adaptação às novas tecnologias disponíveis faz-se necessário para a contextualização das experiências vividas em sala de aula às da realidade contemporânea. Nesse âmbito, existem várias propostas para a inclusão de tecnologias de ensino, tanto de forma geral quanto de forma específica, para lecionar Matemática, especialmente no Ensino Médio. Nesta pesquisa, propôs-se a aplicação do GeoGebra como ferramenta auxiliar dentro das metodologias de ensino da Matemática no Ensino Médio, através da análise de suas aplicabilidades nos conteúdos presentes na proposta curricular desta etapa, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Ainda, foram propostas metodologias de ensino com a utilização do software, de forma a sugerir métodos para sua incorporação ao currículo. Em comparação com as metodologias tradicionais de ensino, observou-se melhorias na facilidade e capacidade de apresentação de conteúdos, além da criação de possibilidades de abordagens alternativas que permitem a representação dinâmica e interativa de conceitos e conteúdos; o que indica uma grande eficiência do software utilizado no âmbito do ensino da Matemática no Ensino Médio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22T14:26:47Z 2020-12-22T14:26:47Z 2020 2021-08-04T19:18:09Z 2021-08-04T19:18:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16960 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Matemática Licenciatura - Unisul Virtual |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
39 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415843902193664 |