A potência da justiça restaurativa para o fenômeno do adolescente em conflito com a lei
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19616 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objeto analisar a Potência da Justiça Restaurativa levando em conta a sua efetividade em frente ao fenômeno do adolescente em conflito com a Lei, analisando o perfil do adolescente e motivos que contribuíram para a prática do ato infracional, observando a Doutrina da Proteção Integral da Criança e Adolescente, as diretrizes do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), e a aplicação das medias socioeducativas, levando em consideração que esses são considerados sujeitos detentores de direitos e necessitam de atenção especial para que consigam se desenvolver de forma sadia tanto fisicamente como mentalmente. Tal como as Medidas Socioeducativas interagem com a aplicação das medidas restaurativas que serão ilustradas em projeto que abordam a Justiça Restaurativa no país, através de ilustrações de projetos que conseguiram obter êxitos em seus resultados através da aplicação das práticas restaurativas. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados os métodos bibliográficos, a partir da leitura de doutrinas, artigos, dissertações e teses e documental, com a pesquisa na legislação pertinente ao tema. |
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A potência da justiça restaurativa para o fenômeno do adolescente em conflito com a leiAto- infracionalmedidas socioeducativasJustiça restaurativaA presente pesquisa tem como objeto analisar a Potência da Justiça Restaurativa levando em conta a sua efetividade em frente ao fenômeno do adolescente em conflito com a Lei, analisando o perfil do adolescente e motivos que contribuíram para a prática do ato infracional, observando a Doutrina da Proteção Integral da Criança e Adolescente, as diretrizes do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), e a aplicação das medias socioeducativas, levando em consideração que esses são considerados sujeitos detentores de direitos e necessitam de atenção especial para que consigam se desenvolver de forma sadia tanto fisicamente como mentalmente. Tal como as Medidas Socioeducativas interagem com a aplicação das medidas restaurativas que serão ilustradas em projeto que abordam a Justiça Restaurativa no país, através de ilustrações de projetos que conseguiram obter êxitos em seus resultados através da aplicação das práticas restaurativas. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados os métodos bibliográficos, a partir da leitura de doutrinas, artigos, dissertações e teses e documental, com a pesquisa na legislação pertinente ao tema.Santos, Danielle Maria Espezim DosFreitas, Hanna Kaline Torres Picanço2021-12-16T21:47:31Z2021-12-16T21:47:31Z2021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19616FlorianópolisAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-08-29T12:46:42Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19616Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-08-29T12:46:42Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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