Como a ISO 9001 destaca empresas no ramo da construção civil na cidade de São Paulo em meio à competitividade do mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marsoli, Gesiane Kessili
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Linhares, Maria Nathalya Gomes, Ramos, Mauricio Moura, Oliveira, Najla Sales Coimbra De, Torres, Sarah Penace
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18015
Resumo: O mercado tem evoluído rapidamente, fazendo com que os clientes exerçam uma pressão constante sobre os prestadores de serviços, de forma que estes lhe propiciem índices crescentes em conformidade à qualidade, para que esses serviços sejam amplamente confiáveis. Com a concorrência elevada na construção civil, o setor tem focado em produtos e serviços com diferenciais. Atualmente, uma medida estratégica de empresas que buscam se manterem competitivas no mercado local é a adesão a um sistema de gestão da qualidade (SGQ). Fundamentado nesse contexto, este estudo tem por finalidade apresentar a contribuição e analisar a influência da implantação da norma ISO 9001 em empresas do ramo da construção civil na cidade de São Paulo. A metodologia empregada foi baseada em uma pesquisa exploratória quali-quantitativa, na qual o meio adotado para captar as informações é o da escala Likert, via Google Forms, visando verificar os impactos e benefícios da sua aplicação nas empresas certificadas. A partir dos resultados da pesquisa, foi constatado que a implantação da ISO 9001 promove de fato, mudanças significativas nessas empresas em fatores como: captação de novos clientes, aumento no volume de vendas, elevação no nível de satisfação do cliente pelo serviço prestado e crescimento nas solicitações de serviços. Ademais, foram analisados os fatores em conjunto que agregam valor ao produto em relação à satisfação do cliente e se eles proporcionam a promoção da competitividade e da rentabilidade na organização.
id Ânima_5f2f66d6c34d96bd69c0688b8c3d4934
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18015
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Como a ISO 9001 destaca empresas no ramo da construção civil na cidade de São Paulo em meio à competitividade do mercadoISO 9001Sistema de QualidadeConstrução CivilO mercado tem evoluído rapidamente, fazendo com que os clientes exerçam uma pressão constante sobre os prestadores de serviços, de forma que estes lhe propiciem índices crescentes em conformidade à qualidade, para que esses serviços sejam amplamente confiáveis. Com a concorrência elevada na construção civil, o setor tem focado em produtos e serviços com diferenciais. Atualmente, uma medida estratégica de empresas que buscam se manterem competitivas no mercado local é a adesão a um sistema de gestão da qualidade (SGQ). Fundamentado nesse contexto, este estudo tem por finalidade apresentar a contribuição e analisar a influência da implantação da norma ISO 9001 em empresas do ramo da construção civil na cidade de São Paulo. A metodologia empregada foi baseada em uma pesquisa exploratória quali-quantitativa, na qual o meio adotado para captar as informações é o da escala Likert, via Google Forms, visando verificar os impactos e benefícios da sua aplicação nas empresas certificadas. A partir dos resultados da pesquisa, foi constatado que a implantação da ISO 9001 promove de fato, mudanças significativas nessas empresas em fatores como: captação de novos clientes, aumento no volume de vendas, elevação no nível de satisfação do cliente pelo serviço prestado e crescimento nas solicitações de serviços. Ademais, foram analisados os fatores em conjunto que agregam valor ao produto em relação à satisfação do cliente e se eles proporcionam a promoção da competitividade e da rentabilidade na organização.Moratti, TathyanaMarsoli, Gesiane KessiliLinhares, Maria Nathalya GomesRamos, Mauricio MouraOliveira, Najla Sales Coimbra DeTorres, Sarah Penace2021-12-04T16:06:10Z2021-12-04T16:06:10Z2021-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54application/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18015São Paulo, SPAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-05-13T19:55:11Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18015Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-05-13T19:55:11Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como a ISO 9001 destaca empresas no ramo da construção civil na cidade de São Paulo em meio à competitividade do mercado
title Como a ISO 9001 destaca empresas no ramo da construção civil na cidade de São Paulo em meio à competitividade do mercado
spellingShingle Como a ISO 9001 destaca empresas no ramo da construção civil na cidade de São Paulo em meio à competitividade do mercado
Marsoli, Gesiane Kessili
ISO 9001
Sistema de Qualidade
Construção Civil
title_short Como a ISO 9001 destaca empresas no ramo da construção civil na cidade de São Paulo em meio à competitividade do mercado
title_full Como a ISO 9001 destaca empresas no ramo da construção civil na cidade de São Paulo em meio à competitividade do mercado
title_fullStr Como a ISO 9001 destaca empresas no ramo da construção civil na cidade de São Paulo em meio à competitividade do mercado
title_full_unstemmed Como a ISO 9001 destaca empresas no ramo da construção civil na cidade de São Paulo em meio à competitividade do mercado
title_sort Como a ISO 9001 destaca empresas no ramo da construção civil na cidade de São Paulo em meio à competitividade do mercado
author Marsoli, Gesiane Kessili
author_facet Marsoli, Gesiane Kessili
Linhares, Maria Nathalya Gomes
Ramos, Mauricio Moura
Oliveira, Najla Sales Coimbra De
Torres, Sarah Penace
author_role author
author2 Linhares, Maria Nathalya Gomes
Ramos, Mauricio Moura
Oliveira, Najla Sales Coimbra De
Torres, Sarah Penace
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moratti, Tathyana
dc.contributor.author.fl_str_mv Marsoli, Gesiane Kessili
Linhares, Maria Nathalya Gomes
Ramos, Mauricio Moura
Oliveira, Najla Sales Coimbra De
Torres, Sarah Penace
dc.subject.por.fl_str_mv ISO 9001
Sistema de Qualidade
Construção Civil
topic ISO 9001
Sistema de Qualidade
Construção Civil
description O mercado tem evoluído rapidamente, fazendo com que os clientes exerçam uma pressão constante sobre os prestadores de serviços, de forma que estes lhe propiciem índices crescentes em conformidade à qualidade, para que esses serviços sejam amplamente confiáveis. Com a concorrência elevada na construção civil, o setor tem focado em produtos e serviços com diferenciais. Atualmente, uma medida estratégica de empresas que buscam se manterem competitivas no mercado local é a adesão a um sistema de gestão da qualidade (SGQ). Fundamentado nesse contexto, este estudo tem por finalidade apresentar a contribuição e analisar a influência da implantação da norma ISO 9001 em empresas do ramo da construção civil na cidade de São Paulo. A metodologia empregada foi baseada em uma pesquisa exploratória quali-quantitativa, na qual o meio adotado para captar as informações é o da escala Likert, via Google Forms, visando verificar os impactos e benefícios da sua aplicação nas empresas certificadas. A partir dos resultados da pesquisa, foi constatado que a implantação da ISO 9001 promove de fato, mudanças significativas nessas empresas em fatores como: captação de novos clientes, aumento no volume de vendas, elevação no nível de satisfação do cliente pelo serviço prestado e crescimento nas solicitações de serviços. Ademais, foram analisados os fatores em conjunto que agregam valor ao produto em relação à satisfação do cliente e se eles proporcionam a promoção da competitividade e da rentabilidade na organização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-04T16:06:10Z
2021-12-04T16:06:10Z
2021-11-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18015
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo, SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415824153313280