A utilização da experimentação como estratégia metodológica em química: uma proposta para o ensino de ácidos e bases

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guarezi, Rafael
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20145
Resumo: As Funções Inorgânicas são grupos de substâncias que apresentam características semelhantes com relação a propriedades químicas e estruturais. São quatro as funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. A experimentação aplicada ao ensino de ácidos e bases foi identificada como uma estratégia metodológica para a melhoria do aprendizado de Química no Ensino Médio. No ensino tradicional vários estudantes têm tido dificuldades em associar o conteúdo da disciplina de Química com o cotidiano, assim como os conceitos de ácidos e bases. A experimentação promove um efeito motivador no aluno por fazer uma ligação entre o cotidiano e os conteúdos abordados em sala, viabilizando a aprendizagem significativa. Baseado nisso, questiona-se, por que os alunos apresentam tanta dificuldade em aprender algo que está inserido em seu dia-a-dia. Na busca de alternativas que visam despertar a atenção do aluno, a temática dessa pesquisa propõe a utilização da experimentação como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem em Química das funções inorgânicas de ácidos e bases. A pesquisa foi desenvolvida com 16 estudantes do terceiro ano do ensino médio da escola de educação básica Princesa Isabel no município de Morro da Fumaça – SC. Os conteúdos abordados neste trabalho foram as funções inorgânicas ácidos e bases, pH e produto iônico da água. Analisaram-se os resultados por meio de questionários para verificar os conhecimentos prévios e adquiridos, e pela proposta de uma aula prática. Os dados apontaram que a dificuldade e o desinteresse dos alunos nas aulas de química são de 88% entre os entrevistados. A metodologia experimental despertou o interesse e a motivação dos alunos em 100%, e observou-se um índice de aproveitamento de 90% (considerando média 7,0) destacando a sua importância para a aprendizagem significativa.
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