A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lucelia Rodrigues dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Menezes, Jorge Almeida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/940
Resumo: O uso de estratégias metodológicas como ferramenta para dar significado aos conteúdos de Química tem sido considerado um recurso útil e elementar. A proposta dessa pesquisa visa evidenciar as principais abordagens da experimentação, assim como levantar os principais problemas e desafios encontrados na utilização desta metodologia no contexto escolar, a partir de um estudo exploratório por meio de revisão de literatura acerca da Experimentação no ensino de Química. O levantamento de dados teve, como critério, produções científicas que apresentassem os temos: ensino de química, ensino de ciências e experimentação. A experimentação pode ser trabalhada de várias formas no ensino, estando diretamente relacionada com os objetivos do professor e sua concepção teórica. Os principais entraves da Experimentação no ensino de Ciências são: a visão simplista do potencial pedagógico; a dicotomia teoria/prática;  a falta de estrutura adequada para sua realização, além das lacunas na formação docente e o desinteresse dos alunos em participar das ações propostas.Palavras-chave: Ensino de Química. Experimentação. Atividades experimentais. Experimentation in Chemistry teaching: main approaches, problems and challenges Abstract: The use of methodological strategies as a tool to make chemistry content meaningful is being considered a useful and elementary resource. This research aims to highlight the main approaches of experimentation and raise the main problems and challenges as this methodology is used at school. It is based on an exploratory study through a literature review on experimentation in chemistry teaching. Data was collected from scientific productions that included the following terms: chemistry teaching, science teaching, and experimentation. Experimentation can be used in teaching in various ways and related to the teacher’s objectives and theoretical conception. Among the main issues concerning experimentation are the simplistic view of its teaching potential, theory / practice dichotomy, the lack of adequate structure for its performance, the gaps in teacher education, and students' lack of interest in participating in the proposed actions.Keywords: Chemistry teaching. Experimentation. Experimental activities
id EDUL-1_4746f1125ece47c6b1f4964f89bba35e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/940
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafiosensino de químicaexperimentaçãoatividades experimentais.Experimentação em químicaO uso de estratégias metodológicas como ferramenta para dar significado aos conteúdos de Química tem sido considerado um recurso útil e elementar. A proposta dessa pesquisa visa evidenciar as principais abordagens da experimentação, assim como levantar os principais problemas e desafios encontrados na utilização desta metodologia no contexto escolar, a partir de um estudo exploratório por meio de revisão de literatura acerca da Experimentação no ensino de Química. O levantamento de dados teve, como critério, produções científicas que apresentassem os temos: ensino de química, ensino de ciências e experimentação. A experimentação pode ser trabalhada de várias formas no ensino, estando diretamente relacionada com os objetivos do professor e sua concepção teórica. Os principais entraves da Experimentação no ensino de Ciências são: a visão simplista do potencial pedagógico; a dicotomia teoria/prática;  a falta de estrutura adequada para sua realização, além das lacunas na formação docente e o desinteresse dos alunos em participar das ações propostas.Palavras-chave: Ensino de Química. Experimentação. Atividades experimentais. Experimentation in Chemistry teaching: main approaches, problems and challenges Abstract: The use of methodological strategies as a tool to make chemistry content meaningful is being considered a useful and elementary resource. This research aims to highlight the main approaches of experimentation and raise the main problems and challenges as this methodology is used at school. It is based on an exploratory study through a literature review on experimentation in chemistry teaching. Data was collected from scientific productions that included the following terms: chemistry teaching, science teaching, and experimentation. Experimentation can be used in teaching in various ways and related to the teacher’s objectives and theoretical conception. Among the main issues concerning experimentation are the simplistic view of its teaching potential, theory / practice dichotomy, the lack of adequate structure for its performance, the gaps in teacher education, and students' lack of interest in participating in the proposed actions.Keywords: Chemistry teaching. Experimentation. Experimental activitiesEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/940REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 180-2072177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/940/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Lucelia Rodrigues dosMenezes, Jorge Almeida de2021-03-17T21:43:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/940Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:43:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios
title A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios
spellingShingle A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios
Santos, Lucelia Rodrigues dos
ensino de química
experimentação
atividades experimentais.
Experimentação em química
title_short A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios
title_full A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios
title_fullStr A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios
title_full_unstemmed A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios
title_sort A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios
author Santos, Lucelia Rodrigues dos
author_facet Santos, Lucelia Rodrigues dos
Menezes, Jorge Almeida de
author_role author
author2 Menezes, Jorge Almeida de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lucelia Rodrigues dos
Menezes, Jorge Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de química
experimentação
atividades experimentais.
Experimentação em química
topic ensino de química
experimentação
atividades experimentais.
Experimentação em química
description O uso de estratégias metodológicas como ferramenta para dar significado aos conteúdos de Química tem sido considerado um recurso útil e elementar. A proposta dessa pesquisa visa evidenciar as principais abordagens da experimentação, assim como levantar os principais problemas e desafios encontrados na utilização desta metodologia no contexto escolar, a partir de um estudo exploratório por meio de revisão de literatura acerca da Experimentação no ensino de Química. O levantamento de dados teve, como critério, produções científicas que apresentassem os temos: ensino de química, ensino de ciências e experimentação. A experimentação pode ser trabalhada de várias formas no ensino, estando diretamente relacionada com os objetivos do professor e sua concepção teórica. Os principais entraves da Experimentação no ensino de Ciências são: a visão simplista do potencial pedagógico; a dicotomia teoria/prática;  a falta de estrutura adequada para sua realização, além das lacunas na formação docente e o desinteresse dos alunos em participar das ações propostas.Palavras-chave: Ensino de Química. Experimentação. Atividades experimentais. Experimentation in Chemistry teaching: main approaches, problems and challenges Abstract: The use of methodological strategies as a tool to make chemistry content meaningful is being considered a useful and elementary resource. This research aims to highlight the main approaches of experimentation and raise the main problems and challenges as this methodology is used at school. It is based on an exploratory study through a literature review on experimentation in chemistry teaching. Data was collected from scientific productions that included the following terms: chemistry teaching, science teaching, and experimentation. Experimentation can be used in teaching in various ways and related to the teacher’s objectives and theoretical conception. Among the main issues concerning experimentation are the simplistic view of its teaching potential, theory / practice dichotomy, the lack of adequate structure for its performance, the gaps in teacher education, and students' lack of interest in participating in the proposed actions.Keywords: Chemistry teaching. Experimentation. Experimental activities
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/940
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/940/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 180-207
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352811212800