Metodologia de Experimentação como estratégia potencializadora para o Ensino de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4466 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar como os alunos constroem conhecimento científicos com o uso da metodologia de experimentação no Ensino de Química, assim como, destacar aspectos da plenária de implementação dos experimentos e relatar e analisar as limitações desta metodologia. Neste contexto almeja-se responder a seguinte questão de pesquisa: “Como a metodologia de experimentação pode contribuir para a construção do conhecimento científico nas aulas de Química?” Para responder esta questão foi desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo em que se analisou os experimentos que foram implementados com alunos do primeiro Ano do Ensino Médio na disciplina de Química em uma escola Estadual de Educação Básica, localizada na zona urbana do município de Vila Nova do Sul/RS. A partir desse trabalho foi possível levantar características importantes do uso das atividades experimentais na Educação Básica, como, maior participação dos alunos durante as aulas; capacidade de trabalhar em grupos; aprimoramento da escrita e apresentação de trabalhos em forma de plenária. |
id |
METO-3_5a4ee3e8640b5e4f59aaaccb34b86f97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4466 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia de Experimentação como estratégia potencializadora para o Ensino de QuímicaEnsinoEducação Básica; Ensino de Química; Experimentação.O presente trabalho tem como objetivo investigar como os alunos constroem conhecimento científicos com o uso da metodologia de experimentação no Ensino de Química, assim como, destacar aspectos da plenária de implementação dos experimentos e relatar e analisar as limitações desta metodologia. Neste contexto almeja-se responder a seguinte questão de pesquisa: “Como a metodologia de experimentação pode contribuir para a construção do conhecimento científico nas aulas de Química?” Para responder esta questão foi desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo em que se analisou os experimentos que foram implementados com alunos do primeiro Ano do Ensino Médio na disciplina de Química em uma escola Estadual de Educação Básica, localizada na zona urbana do município de Vila Nova do Sul/RS. A partir desse trabalho foi possível levantar características importantes do uso das atividades experimentais na Educação Básica, como, maior participação dos alunos durante as aulas; capacidade de trabalhar em grupos; aprimoramento da escrita e apresentação de trabalhos em forma de plenária.Universidade Metodista de PiracicabaGonçalves, Raquel Pereira NevesGoi, Mara Elisângela Jappe2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/446610.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p219-247Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 219-2472238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4466/2409Brasil; América LatinaEnsinoDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:07Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4466Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:07Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia de Experimentação como estratégia potencializadora para o Ensino de Química |
title |
Metodologia de Experimentação como estratégia potencializadora para o Ensino de Química |
spellingShingle |
Metodologia de Experimentação como estratégia potencializadora para o Ensino de Química Gonçalves, Raquel Pereira Neves Ensino Educação Básica; Ensino de Química; Experimentação. |
title_short |
Metodologia de Experimentação como estratégia potencializadora para o Ensino de Química |
title_full |
Metodologia de Experimentação como estratégia potencializadora para o Ensino de Química |
title_fullStr |
Metodologia de Experimentação como estratégia potencializadora para o Ensino de Química |
title_full_unstemmed |
Metodologia de Experimentação como estratégia potencializadora para o Ensino de Química |
title_sort |
Metodologia de Experimentação como estratégia potencializadora para o Ensino de Química |
author |
Gonçalves, Raquel Pereira Neves |
author_facet |
Gonçalves, Raquel Pereira Neves Goi, Mara Elisângela Jappe |
author_role |
author |
author2 |
Goi, Mara Elisângela Jappe |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Raquel Pereira Neves Goi, Mara Elisângela Jappe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Educação Básica; Ensino de Química; Experimentação. |
topic |
Ensino Educação Básica; Ensino de Química; Experimentação. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo investigar como os alunos constroem conhecimento científicos com o uso da metodologia de experimentação no Ensino de Química, assim como, destacar aspectos da plenária de implementação dos experimentos e relatar e analisar as limitações desta metodologia. Neste contexto almeja-se responder a seguinte questão de pesquisa: “Como a metodologia de experimentação pode contribuir para a construção do conhecimento científico nas aulas de Química?” Para responder esta questão foi desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo em que se analisou os experimentos que foram implementados com alunos do primeiro Ano do Ensino Médio na disciplina de Química em uma escola Estadual de Educação Básica, localizada na zona urbana do município de Vila Nova do Sul/RS. A partir desse trabalho foi possível levantar características importantes do uso das atividades experimentais na Educação Básica, como, maior participação dos alunos durante as aulas; capacidade de trabalhar em grupos; aprimoramento da escrita e apresentação de trabalhos em forma de plenária. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4466 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p219-247 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4466 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p219-247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4466/2409 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; América Latina Ensino |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 219-247 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020476788736 |