Metodologia de Experimentação como estratégia potencializadora para o Ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Raquel Pereira Neves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Goi, Mara Elisângela Jappe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4466
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar como os alunos constroem conhecimento científicos com o uso da metodologia de experimentação no Ensino de Química, assim como, destacar aspectos da plenária de implementação dos experimentos e relatar e analisar as limitações desta metodologia. Neste contexto almeja-se responder a seguinte questão de pesquisa: “Como a metodologia de experimentação pode contribuir para a construção do conhecimento científico nas aulas de Química?” Para responder esta questão foi desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo em que se analisou os experimentos que foram implementados com alunos do primeiro Ano do Ensino Médio na disciplina de Química em uma escola Estadual de Educação Básica, localizada na zona urbana do município de Vila Nova do Sul/RS. A partir desse trabalho foi possível levantar características importantes do uso das atividades experimentais na Educação Básica, como, maior participação dos alunos durante as aulas; capacidade de trabalhar em grupos; aprimoramento da escrita e apresentação de trabalhos em forma de plenária.
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