Alguns apontamentos sobre a avaliação da aprendizagem na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11282 |
Resumo: | A educação a distância é considerada por muitos a metodologia de ensino do momento. Graças a fatores como a globalização, houve um despertar das potencialidades da internet para a educação, pois o interesse pelos computadores e a sua influência na sociedade cresceram de forma acentuada. Dessa forma, a EaD surge como alternativa na busca de novas soluções, já que o ensino tradicional em nosso país não consegue atingir toda a demanda de formação e atualização profissional existente. Nesse contexto, a avaliação da aprendizagem tem grande relevância, tendo o condão de possibilitar a verificação das metas e objetivos traçados pelos cursos não-presenciais. Sendo assim, a presente monografia busca apresentar alguns conceitos que possam definir a avaliação da aprendizagem, a partir de uma pesquisa bibliográfica acerca de sua história, além da identificação das suas funções e objetivos. Também, faz apontamentos sobre alguns aspectos conceituais e legais da educação a distância, suas características, vantagens e desvantagens. Por fim, realiza uma análise da avaliação da aprendizagem na EaD, por meio da discussão de seus fundamentos e de sua abordagem metodológica e função formativa. Demonstra-se assim, que a avaliação deve possibilitar o comprometimento do aluno com o conteúdo ministrado, independentemente da modalidade de ensino, sendo o componente primordial da aprendizagem. Portanto, qualquer modelo de avaliação posto em prática deve acompanhar cada passo desse processo, já que os resultados alcançados vão ser comparados com os objetivos propostos, a fim de se constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho para as correções que se fizerem necessárias. |
id |
Ânima_61e3b8b53c0ba0de3e5d8e3c13e21816 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11282 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alguns apontamentos sobre a avaliação da aprendizagem na educação a distânciaEducação a distânciaAvaliação da aprendizagemModelos de avaliaçãoA educação a distância é considerada por muitos a metodologia de ensino do momento. Graças a fatores como a globalização, houve um despertar das potencialidades da internet para a educação, pois o interesse pelos computadores e a sua influência na sociedade cresceram de forma acentuada. Dessa forma, a EaD surge como alternativa na busca de novas soluções, já que o ensino tradicional em nosso país não consegue atingir toda a demanda de formação e atualização profissional existente. Nesse contexto, a avaliação da aprendizagem tem grande relevância, tendo o condão de possibilitar a verificação das metas e objetivos traçados pelos cursos não-presenciais. Sendo assim, a presente monografia busca apresentar alguns conceitos que possam definir a avaliação da aprendizagem, a partir de uma pesquisa bibliográfica acerca de sua história, além da identificação das suas funções e objetivos. Também, faz apontamentos sobre alguns aspectos conceituais e legais da educação a distância, suas características, vantagens e desvantagens. Por fim, realiza uma análise da avaliação da aprendizagem na EaD, por meio da discussão de seus fundamentos e de sua abordagem metodológica e função formativa. Demonstra-se assim, que a avaliação deve possibilitar o comprometimento do aluno com o conteúdo ministrado, independentemente da modalidade de ensino, sendo o componente primordial da aprendizagem. Portanto, qualquer modelo de avaliação posto em prática deve acompanhar cada passo desse processo, já que os resultados alcançados vão ser comparados com os objetivos propostos, a fim de se constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho para as correções que se fizerem necessárias.Loch, MárciaPamplona, Maria Teresinha2017-10-23T19:28:34Z2020-11-29T06:35:57Z2017-10-23T19:28:34Z2020-11-29T06:35:57Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11282Palhoçaporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T08:17:37Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11282Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T08:17:37Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alguns apontamentos sobre a avaliação da aprendizagem na educação a distância |
title |
Alguns apontamentos sobre a avaliação da aprendizagem na educação a distância |
spellingShingle |
Alguns apontamentos sobre a avaliação da aprendizagem na educação a distância Pamplona, Maria Teresinha Educação a distância Avaliação da aprendizagem Modelos de avaliação |
title_short |
Alguns apontamentos sobre a avaliação da aprendizagem na educação a distância |
title_full |
Alguns apontamentos sobre a avaliação da aprendizagem na educação a distância |
title_fullStr |
Alguns apontamentos sobre a avaliação da aprendizagem na educação a distância |
title_full_unstemmed |
Alguns apontamentos sobre a avaliação da aprendizagem na educação a distância |
title_sort |
Alguns apontamentos sobre a avaliação da aprendizagem na educação a distância |
author |
Pamplona, Maria Teresinha |
author_facet |
Pamplona, Maria Teresinha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Loch, Márcia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pamplona, Maria Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Avaliação da aprendizagem Modelos de avaliação |
topic |
Educação a distância Avaliação da aprendizagem Modelos de avaliação |
description |
A educação a distância é considerada por muitos a metodologia de ensino do momento. Graças a fatores como a globalização, houve um despertar das potencialidades da internet para a educação, pois o interesse pelos computadores e a sua influência na sociedade cresceram de forma acentuada. Dessa forma, a EaD surge como alternativa na busca de novas soluções, já que o ensino tradicional em nosso país não consegue atingir toda a demanda de formação e atualização profissional existente. Nesse contexto, a avaliação da aprendizagem tem grande relevância, tendo o condão de possibilitar a verificação das metas e objetivos traçados pelos cursos não-presenciais. Sendo assim, a presente monografia busca apresentar alguns conceitos que possam definir a avaliação da aprendizagem, a partir de uma pesquisa bibliográfica acerca de sua história, além da identificação das suas funções e objetivos. Também, faz apontamentos sobre alguns aspectos conceituais e legais da educação a distância, suas características, vantagens e desvantagens. Por fim, realiza uma análise da avaliação da aprendizagem na EaD, por meio da discussão de seus fundamentos e de sua abordagem metodológica e função formativa. Demonstra-se assim, que a avaliação deve possibilitar o comprometimento do aluno com o conteúdo ministrado, independentemente da modalidade de ensino, sendo o componente primordial da aprendizagem. Portanto, qualquer modelo de avaliação posto em prática deve acompanhar cada passo desse processo, já que os resultados alcançados vão ser comparados com os objetivos propostos, a fim de se constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho para as correções que se fizerem necessárias. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2017-10-23T19:28:34Z 2017-10-23T19:28:34Z 2020-11-29T06:35:57Z 2020-11-29T06:35:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11282 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
62 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Palhoça |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415823733882880 |