A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704207 |
Resumo: | A partir da popularização do acesso à Internet e do surgimento de novas universidades e cursos de graduação na modalidade à distância, novas estratégias didático-metodológicas e formas de proporcionar formação surgiram, o que impacta diretamente as formas de avaliação da aprendizagem. O presente investiga se a avaliação da aprendizagem na primeira universidade pública à distancia corresponde à própria proposta pedagógica e aos anseios dos estudantes de licenciatura. Objetiva-se identificar limitações e possibilidades dos processos de avaliação através da percepção dos estudantes de cursos de licenciatura. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, os dados foram coletados com recurso a um questionário on line. Participaram 35 voluntários, os dados foram organizados com recurso a um sistema categorial e analisados com vistas à literatura sobre o tema. Os principais resultados informaram que os estudantes não têm clareza sobre os instrumentos de avaliação e seus propósitos e que a instituição precisa investir mais em instrumentos e formas de avaliação baseadas nos conceitos de avaliação diagnóstica e formativa, reduzindo assim sua dependência da avaliação somativa e classificatória. |
id |
METO-3_7550bb27e69b0c7f2607bb52ecfc8ef7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704207 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distânciaEnsino Superior; Avaliação da aprendizagem; Educação a Distância;AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO SUPERIOR; EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA; UNIVERSIDADE PÚBLICA VIRTUAL.A partir da popularização do acesso à Internet e do surgimento de novas universidades e cursos de graduação na modalidade à distância, novas estratégias didático-metodológicas e formas de proporcionar formação surgiram, o que impacta diretamente as formas de avaliação da aprendizagem. O presente investiga se a avaliação da aprendizagem na primeira universidade pública à distancia corresponde à própria proposta pedagógica e aos anseios dos estudantes de licenciatura. Objetiva-se identificar limitações e possibilidades dos processos de avaliação através da percepção dos estudantes de cursos de licenciatura. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, os dados foram coletados com recurso a um questionário on line. Participaram 35 voluntários, os dados foram organizados com recurso a um sistema categorial e analisados com vistas à literatura sobre o tema. Os principais resultados informaram que os estudantes não têm clareza sobre os instrumentos de avaliação e seus propósitos e que a instituição precisa investir mais em instrumentos e formas de avaliação baseadas nos conceitos de avaliação diagnóstica e formativa, reduzindo assim sua dependência da avaliação somativa e classificatória.Universidade Metodista de PiracicabaSEM FINANCIAMENTOPrychodco, Robson CelestinoMoraes, Edgard Batista deHaas, Celia Maria2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionABORDAGEM QUALITATIVAapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170420710.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p185-204Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 185-2042238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704207/2627BRASIL; SÃO PAULOSÉCULO XXIALEATÓRIADireitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T19:01:26Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704207Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-03-21T19:01:26Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância |
title |
A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância |
spellingShingle |
A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância Prychodco, Robson Celestino Ensino Superior; Avaliação da aprendizagem; Educação a Distância; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO SUPERIOR; EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA; UNIVERSIDADE PÚBLICA VIRTUAL. |
title_short |
A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância |
title_full |
A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância |
title_fullStr |
A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância |
title_full_unstemmed |
A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância |
title_sort |
A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância |
author |
Prychodco, Robson Celestino |
author_facet |
Prychodco, Robson Celestino Moraes, Edgard Batista de Haas, Celia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Edgard Batista de Haas, Celia Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SEM FINANCIAMENTO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prychodco, Robson Celestino Moraes, Edgard Batista de Haas, Celia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior; Avaliação da aprendizagem; Educação a Distância; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO SUPERIOR; EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA; UNIVERSIDADE PÚBLICA VIRTUAL. |
topic |
Ensino Superior; Avaliação da aprendizagem; Educação a Distância; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO SUPERIOR; EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA; UNIVERSIDADE PÚBLICA VIRTUAL. |
description |
A partir da popularização do acesso à Internet e do surgimento de novas universidades e cursos de graduação na modalidade à distância, novas estratégias didático-metodológicas e formas de proporcionar formação surgiram, o que impacta diretamente as formas de avaliação da aprendizagem. O presente investiga se a avaliação da aprendizagem na primeira universidade pública à distancia corresponde à própria proposta pedagógica e aos anseios dos estudantes de licenciatura. Objetiva-se identificar limitações e possibilidades dos processos de avaliação através da percepção dos estudantes de cursos de licenciatura. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, os dados foram coletados com recurso a um questionário on line. Participaram 35 voluntários, os dados foram organizados com recurso a um sistema categorial e analisados com vistas à literatura sobre o tema. Os principais resultados informaram que os estudantes não têm clareza sobre os instrumentos de avaliação e seus propósitos e que a instituição precisa investir mais em instrumentos e formas de avaliação baseadas nos conceitos de avaliação diagnóstica e formativa, reduzindo assim sua dependência da avaliação somativa e classificatória. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ABORDAGEM QUALITATIVA |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704207 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p185-204 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704207 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p185-204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704207/2627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
BRASIL; SÃO PAULO SÉCULO XXI ALEATÓRIA |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 185-204 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021478178816 |