A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prychodco, Robson Celestino
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moraes, Edgard Batista de, Haas, Celia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704207
Resumo: A partir da popularização do acesso à Internet e do surgimento de novas universidades e cursos de graduação na modalidade à distância, novas estratégias didático-metodológicas e formas de proporcionar formação surgiram, o que impacta diretamente as formas de avaliação da aprendizagem. O presente investiga se a avaliação da aprendizagem na primeira universidade pública à distancia corresponde à própria proposta pedagógica e aos anseios dos estudantes de licenciatura. Objetiva-se identificar limitações e possibilidades dos processos de avaliação através da percepção dos estudantes de cursos de licenciatura. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, os dados foram coletados com recurso a um questionário on line. Participaram 35 voluntários, os dados foram organizados com recurso a um sistema categorial e analisados com vistas à literatura sobre o tema. Os principais resultados informaram que os estudantes não têm clareza sobre os instrumentos de avaliação e seus propósitos e que a instituição precisa investir mais em instrumentos e formas de avaliação baseadas nos conceitos de avaliação diagnóstica e formativa, reduzindo assim sua dependência da avaliação somativa e classificatória.
id METO-3_7550bb27e69b0c7f2607bb52ecfc8ef7
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704207
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distânciaEnsino Superior; Avaliação da aprendizagem; Educação a Distância;AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO SUPERIOR; EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA; UNIVERSIDADE PÚBLICA VIRTUAL.A partir da popularização do acesso à Internet e do surgimento de novas universidades e cursos de graduação na modalidade à distância, novas estratégias didático-metodológicas e formas de proporcionar formação surgiram, o que impacta diretamente as formas de avaliação da aprendizagem. O presente investiga se a avaliação da aprendizagem na primeira universidade pública à distancia corresponde à própria proposta pedagógica e aos anseios dos estudantes de licenciatura. Objetiva-se identificar limitações e possibilidades dos processos de avaliação através da percepção dos estudantes de cursos de licenciatura. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, os dados foram coletados com recurso a um questionário on line. Participaram 35 voluntários, os dados foram organizados com recurso a um sistema categorial e analisados com vistas à literatura sobre o tema. Os principais resultados informaram que os estudantes não têm clareza sobre os instrumentos de avaliação e seus propósitos e que a instituição precisa investir mais em instrumentos e formas de avaliação baseadas nos conceitos de avaliação diagnóstica e formativa, reduzindo assim sua dependência da avaliação somativa e classificatória.Universidade Metodista de PiracicabaSEM FINANCIAMENTOPrychodco, Robson CelestinoMoraes, Edgard Batista deHaas, Celia Maria2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionABORDAGEM QUALITATIVAapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170420710.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p185-204Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 185-2042238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704207/2627BRASIL; SÃO PAULOSÉCULO XXIALEATÓRIADireitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T19:01:26Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704207Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-03-21T19:01:26Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância
title A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância
spellingShingle A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância
Prychodco, Robson Celestino
Ensino Superior; Avaliação da aprendizagem; Educação a Distância;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO SUPERIOR; EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA; UNIVERSIDADE PÚBLICA VIRTUAL.
title_short A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância
title_full A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância
title_fullStr A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância
title_full_unstemmed A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância
title_sort A avaliação da aprendizagem em Cursos de Licenciatura na educação a distância
author Prychodco, Robson Celestino
author_facet Prychodco, Robson Celestino
Moraes, Edgard Batista de
Haas, Celia Maria
author_role author
author2 Moraes, Edgard Batista de
Haas, Celia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv SEM FINANCIAMENTO
dc.contributor.author.fl_str_mv Prychodco, Robson Celestino
Moraes, Edgard Batista de
Haas, Celia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior; Avaliação da aprendizagem; Educação a Distância;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO SUPERIOR; EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA; UNIVERSIDADE PÚBLICA VIRTUAL.
topic Ensino Superior; Avaliação da aprendizagem; Educação a Distância;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO SUPERIOR; EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA; UNIVERSIDADE PÚBLICA VIRTUAL.
description A partir da popularização do acesso à Internet e do surgimento de novas universidades e cursos de graduação na modalidade à distância, novas estratégias didático-metodológicas e formas de proporcionar formação surgiram, o que impacta diretamente as formas de avaliação da aprendizagem. O presente investiga se a avaliação da aprendizagem na primeira universidade pública à distancia corresponde à própria proposta pedagógica e aos anseios dos estudantes de licenciatura. Objetiva-se identificar limitações e possibilidades dos processos de avaliação através da percepção dos estudantes de cursos de licenciatura. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, os dados foram coletados com recurso a um questionário on line. Participaram 35 voluntários, os dados foram organizados com recurso a um sistema categorial e analisados com vistas à literatura sobre o tema. Os principais resultados informaram que os estudantes não têm clareza sobre os instrumentos de avaliação e seus propósitos e que a instituição precisa investir mais em instrumentos e formas de avaliação baseadas nos conceitos de avaliação diagnóstica e formativa, reduzindo assim sua dependência da avaliação somativa e classificatória.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ABORDAGEM QUALITATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704207
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p185-204
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704207
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p185-204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704207/2627
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv BRASIL; SÃO PAULO
SÉCULO XXI
ALEATÓRIA
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 185-204
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021478178816