OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1132 |
Resumo: | Em geral, os processos avaliativos da aprendizagem no ensino superior, tanto na modalidade presencial como na Educação a Distância, ainda são essencialmente classificatórios, o que requer ações que tornem formativas as avaliações, cujo comprometimento deve ser com o aprendizado significativo dos saberes e o desenvolvimento de habilidades e competências para solução de problemas cotidianos. Nesse contexto, os Objetos de Aprendizagem (OA) despontam com um imenso potencial para aliar o processo de ensino-aprendizagem à avaliação formativa. O objetivo deste trabalho foi desenvolver dois OA, para serem utilizados como processos avaliativos em cursos superiores de Geografia e Gestão Ambiental, ambos a distância. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas estudados, seguida pela definição dos conteúdos abordados nos OA e pelo desenvolvimento deles no programa Adobe Flash Professional CS6. Os resultados demonstraram que os OA podem possibilitar aos alunos o aprendizado a partir de seus erros e acertos, enquanto o docente avalia seus avanços na construção do aprendizado significativo, representando um importante instrumento para acoplar o processo de ensino-aprendizagem às avaliações. |
id |
UNIMES-1_5cb175579744ae3dfd6c84cf6ffc0690 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1132 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAEducação a Distância; Avaliação da Aprendizagem; Geociências e Meio AmbienteEducação a Distância; Avaliação Formativa; Objetos de Aprendizagem; Animações; SimulaçõesEm geral, os processos avaliativos da aprendizagem no ensino superior, tanto na modalidade presencial como na Educação a Distância, ainda são essencialmente classificatórios, o que requer ações que tornem formativas as avaliações, cujo comprometimento deve ser com o aprendizado significativo dos saberes e o desenvolvimento de habilidades e competências para solução de problemas cotidianos. Nesse contexto, os Objetos de Aprendizagem (OA) despontam com um imenso potencial para aliar o processo de ensino-aprendizagem à avaliação formativa. O objetivo deste trabalho foi desenvolver dois OA, para serem utilizados como processos avaliativos em cursos superiores de Geografia e Gestão Ambiental, ambos a distância. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas estudados, seguida pela definição dos conteúdos abordados nos OA e pelo desenvolvimento deles no programa Adobe Flash Professional CS6. Os resultados demonstraram que os OA podem possibilitar aos alunos o aprendizado a partir de seus erros e acertos, enquanto o docente avalia seus avanços na construção do aprendizado significativo, representando um importante instrumento para acoplar o processo de ensino-aprendizagem às avaliações.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaFrancisco, Richard FonsecaBraga, Antonio Celso de Oliveira2021-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1132Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 23 (2021); 119-13719826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1132/1038https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1132/471Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-10T23:25:29Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1132Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2021-05-10T23:25:29Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Francisco, Richard Fonseca Educação a Distância; Avaliação da Aprendizagem; Geociências e Meio Ambiente Educação a Distância; Avaliação Formativa; Objetos de Aprendizagem; Animações; Simulações |
title_short |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
Francisco, Richard Fonseca |
author_facet |
Francisco, Richard Fonseca Braga, Antonio Celso de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Antonio Celso de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Richard Fonseca Braga, Antonio Celso de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância; Avaliação da Aprendizagem; Geociências e Meio Ambiente Educação a Distância; Avaliação Formativa; Objetos de Aprendizagem; Animações; Simulações |
topic |
Educação a Distância; Avaliação da Aprendizagem; Geociências e Meio Ambiente Educação a Distância; Avaliação Formativa; Objetos de Aprendizagem; Animações; Simulações |
description |
Em geral, os processos avaliativos da aprendizagem no ensino superior, tanto na modalidade presencial como na Educação a Distância, ainda são essencialmente classificatórios, o que requer ações que tornem formativas as avaliações, cujo comprometimento deve ser com o aprendizado significativo dos saberes e o desenvolvimento de habilidades e competências para solução de problemas cotidianos. Nesse contexto, os Objetos de Aprendizagem (OA) despontam com um imenso potencial para aliar o processo de ensino-aprendizagem à avaliação formativa. O objetivo deste trabalho foi desenvolver dois OA, para serem utilizados como processos avaliativos em cursos superiores de Geografia e Gestão Ambiental, ambos a distância. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas estudados, seguida pela definição dos conteúdos abordados nos OA e pelo desenvolvimento deles no programa Adobe Flash Professional CS6. Os resultados demonstraram que os OA podem possibilitar aos alunos o aprendizado a partir de seus erros e acertos, enquanto o docente avalia seus avanços na construção do aprendizado significativo, representando um importante instrumento para acoplar o processo de ensino-aprendizagem às avaliações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1132 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1132/1038 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1132/471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 23 (2021); 119-137 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313275234975745 |