OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Richard Fonseca
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Braga, Antonio Celso de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1132
Resumo: Em geral, os processos avaliativos da aprendizagem no ensino superior, tanto na modalidade presencial como na Educação a Distância, ainda são essencialmente classificatórios, o que requer ações que tornem formativas as avaliações, cujo comprometimento deve ser com o aprendizado significativo dos saberes e o desenvolvimento de habilidades e competências para solução de problemas cotidianos. Nesse contexto, os Objetos de Aprendizagem (OA) despontam com um imenso potencial para aliar o processo de ensino-aprendizagem à avaliação formativa. O objetivo deste trabalho foi desenvolver dois OA, para serem utilizados como processos avaliativos em cursos superiores de Geografia e Gestão Ambiental, ambos a distância. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas estudados, seguida pela definição dos conteúdos abordados nos OA e pelo desenvolvimento deles no programa Adobe Flash Professional CS6. Os resultados demonstraram que os OA podem possibilitar aos alunos o aprendizado a partir de seus erros e acertos, enquanto o docente avalia seus avanços na construção do aprendizado significativo, representando um importante instrumento para acoplar o processo de ensino-aprendizagem às avaliações.
id UNIMES-1_5cb175579744ae3dfd6c84cf6ffc0690
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1132
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAEducação a Distância; Avaliação da Aprendizagem; Geociências e Meio AmbienteEducação a Distância; Avaliação Formativa; Objetos de Aprendizagem; Animações; SimulaçõesEm geral, os processos avaliativos da aprendizagem no ensino superior, tanto na modalidade presencial como na Educação a Distância, ainda são essencialmente classificatórios, o que requer ações que tornem formativas as avaliações, cujo comprometimento deve ser com o aprendizado significativo dos saberes e o desenvolvimento de habilidades e competências para solução de problemas cotidianos. Nesse contexto, os Objetos de Aprendizagem (OA) despontam com um imenso potencial para aliar o processo de ensino-aprendizagem à avaliação formativa. O objetivo deste trabalho foi desenvolver dois OA, para serem utilizados como processos avaliativos em cursos superiores de Geografia e Gestão Ambiental, ambos a distância. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas estudados, seguida pela definição dos conteúdos abordados nos OA e pelo desenvolvimento deles no programa Adobe Flash Professional CS6. Os resultados demonstraram que os OA podem possibilitar aos alunos o aprendizado a partir de seus erros e acertos, enquanto o docente avalia seus avanços na construção do aprendizado significativo, representando um importante instrumento para acoplar o processo de ensino-aprendizagem às avaliações.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaFrancisco, Richard FonsecaBraga, Antonio Celso de Oliveira2021-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1132Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 23 (2021); 119-13719826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1132/1038https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1132/471Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-10T23:25:29Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1132Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2021-05-10T23:25:29Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Francisco, Richard Fonseca
Educação a Distância; Avaliação da Aprendizagem; Geociências e Meio Ambiente
Educação a Distância; Avaliação Formativa; Objetos de Aprendizagem; Animações; Simulações
title_short OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author Francisco, Richard Fonseca
author_facet Francisco, Richard Fonseca
Braga, Antonio Celso de Oliveira
author_role author
author2 Braga, Antonio Celso de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Richard Fonseca
Braga, Antonio Celso de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância; Avaliação da Aprendizagem; Geociências e Meio Ambiente
Educação a Distância; Avaliação Formativa; Objetos de Aprendizagem; Animações; Simulações
topic Educação a Distância; Avaliação da Aprendizagem; Geociências e Meio Ambiente
Educação a Distância; Avaliação Formativa; Objetos de Aprendizagem; Animações; Simulações
description Em geral, os processos avaliativos da aprendizagem no ensino superior, tanto na modalidade presencial como na Educação a Distância, ainda são essencialmente classificatórios, o que requer ações que tornem formativas as avaliações, cujo comprometimento deve ser com o aprendizado significativo dos saberes e o desenvolvimento de habilidades e competências para solução de problemas cotidianos. Nesse contexto, os Objetos de Aprendizagem (OA) despontam com um imenso potencial para aliar o processo de ensino-aprendizagem à avaliação formativa. O objetivo deste trabalho foi desenvolver dois OA, para serem utilizados como processos avaliativos em cursos superiores de Geografia e Gestão Ambiental, ambos a distância. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas estudados, seguida pela definição dos conteúdos abordados nos OA e pelo desenvolvimento deles no programa Adobe Flash Professional CS6. Os resultados demonstraram que os OA podem possibilitar aos alunos o aprendizado a partir de seus erros e acertos, enquanto o docente avalia seus avanços na construção do aprendizado significativo, representando um importante instrumento para acoplar o processo de ensino-aprendizagem às avaliações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1132
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1132/1038
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1132/471
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 23 (2021); 119-137
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313275234975745