Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24122 |
Resumo: | Introdução: o TDAH é definido como padrão persistente e disfuncional de desatenção, podendo estar associado a sintomas de hiperatividade e impulsividade. Objetivo: transcrever, através do que está disponível na literatura, sobre o que tange o diagnóstico e tratamento do Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Metodologia: A presente pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS) e na Scientific Electronic Library Online (SCIELO). No estudo foram considerados como critérios de inclusão: artigos publicados no período de 2015 a 2021 (a fim de garantir a atualidade das publicações), disponíveis na íntegra, gratuitos, em língua portuguesa, e relacionados com a tema. Resultados: Os estudos apresentaram como é realizado o diagnóstico e o tratamento do TDHA, assim como a associação da medicação e tratamento psicossocial. Conclusão: associar o tratamento medicamentoso as intervenções de cunho psicossocial podem auxiliar na qualidade de vida das crianças com TDAH, especialmente se houver uma integração dos elementos que fazem parte do dia a dia da criança, como casa e escola e/ou pais e professores. |
id |
Ânima_637c60f83d5330061adacfad8260c9ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24122 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transtorno de Déficit de Atenção e HiperatividadeTDAHTDAHIntrodução: o TDAH é definido como padrão persistente e disfuncional de desatenção, podendo estar associado a sintomas de hiperatividade e impulsividade. Objetivo: transcrever, através do que está disponível na literatura, sobre o que tange o diagnóstico e tratamento do Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Metodologia: A presente pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS) e na Scientific Electronic Library Online (SCIELO). No estudo foram considerados como critérios de inclusão: artigos publicados no período de 2015 a 2021 (a fim de garantir a atualidade das publicações), disponíveis na íntegra, gratuitos, em língua portuguesa, e relacionados com a tema. Resultados: Os estudos apresentaram como é realizado o diagnóstico e o tratamento do TDHA, assim como a associação da medicação e tratamento psicossocial. Conclusão: associar o tratamento medicamentoso as intervenções de cunho psicossocial podem auxiliar na qualidade de vida das crianças com TDAH, especialmente se houver uma integração dos elementos que fazem parte do dia a dia da criança, como casa e escola e/ou pais e professores.Fernanda Xavier ArenaClaudia de Vargas2022-07-02T15:00:02Z2022-07-02T15:00:02Z2022-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis17application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24122PORTO ALEGREAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-02T15:00:05Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24122Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-02T15:00:05Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH |
title |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade |
spellingShingle |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Claudia de Vargas TDAH |
title_short |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade |
title_full |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade |
title_fullStr |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade |
title_full_unstemmed |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade |
title_sort |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade |
author |
Claudia de Vargas |
author_facet |
Claudia de Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernanda Xavier Arena |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claudia de Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDAH |
topic |
TDAH |
description |
Introdução: o TDAH é definido como padrão persistente e disfuncional de desatenção, podendo estar associado a sintomas de hiperatividade e impulsividade. Objetivo: transcrever, através do que está disponível na literatura, sobre o que tange o diagnóstico e tratamento do Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Metodologia: A presente pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS) e na Scientific Electronic Library Online (SCIELO). No estudo foram considerados como critérios de inclusão: artigos publicados no período de 2015 a 2021 (a fim de garantir a atualidade das publicações), disponíveis na íntegra, gratuitos, em língua portuguesa, e relacionados com a tema. Resultados: Os estudos apresentaram como é realizado o diagnóstico e o tratamento do TDHA, assim como a associação da medicação e tratamento psicossocial. Conclusão: associar o tratamento medicamentoso as intervenções de cunho psicossocial podem auxiliar na qualidade de vida das crianças com TDAH, especialmente se houver uma integração dos elementos que fazem parte do dia a dia da criança, como casa e escola e/ou pais e professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-02T15:00:02Z 2022-07-02T15:00:02Z 2022-06-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24122 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
17 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
PORTO ALEGRE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415800604393472 |