Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudia de Vargas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24122
Resumo: Introdução: o TDAH é definido como padrão persistente e disfuncional de desatenção, podendo estar associado a sintomas de hiperatividade e impulsividade. Objetivo: transcrever, através do que está disponível na literatura, sobre o que tange o diagnóstico e tratamento do Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Metodologia: A presente pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS) e na Scientific Electronic Library Online (SCIELO). No estudo foram considerados como critérios de inclusão: artigos publicados no período de 2015 a 2021 (a fim de garantir a atualidade das publicações), disponíveis na íntegra, gratuitos, em língua portuguesa, e relacionados com a tema. Resultados: Os estudos apresentaram como é realizado o diagnóstico e o tratamento do TDHA, assim como a associação da medicação e tratamento psicossocial. Conclusão: associar o tratamento medicamentoso as intervenções de cunho psicossocial podem auxiliar na qualidade de vida das crianças com TDAH, especialmente se houver uma integração dos elementos que fazem parte do dia a dia da criança, como casa e escola e/ou pais e professores.
id Ânima_637c60f83d5330061adacfad8260c9ee
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24122
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Transtorno de Déficit de Atenção e HiperatividadeTDAHTDAHIntrodução: o TDAH é definido como padrão persistente e disfuncional de desatenção, podendo estar associado a sintomas de hiperatividade e impulsividade. Objetivo: transcrever, através do que está disponível na literatura, sobre o que tange o diagnóstico e tratamento do Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Metodologia: A presente pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS) e na Scientific Electronic Library Online (SCIELO). No estudo foram considerados como critérios de inclusão: artigos publicados no período de 2015 a 2021 (a fim de garantir a atualidade das publicações), disponíveis na íntegra, gratuitos, em língua portuguesa, e relacionados com a tema. Resultados: Os estudos apresentaram como é realizado o diagnóstico e o tratamento do TDHA, assim como a associação da medicação e tratamento psicossocial. Conclusão: associar o tratamento medicamentoso as intervenções de cunho psicossocial podem auxiliar na qualidade de vida das crianças com TDAH, especialmente se houver uma integração dos elementos que fazem parte do dia a dia da criança, como casa e escola e/ou pais e professores.Fernanda Xavier ArenaClaudia de Vargas2022-07-02T15:00:02Z2022-07-02T15:00:02Z2022-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis17application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24122PORTO ALEGREAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-02T15:00:05Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24122Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-02T15:00:05Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
TDAH
title Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
spellingShingle Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Claudia de Vargas
TDAH
title_short Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
title_full Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
title_fullStr Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
title_full_unstemmed Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
title_sort Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
author Claudia de Vargas
author_facet Claudia de Vargas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernanda Xavier Arena
dc.contributor.author.fl_str_mv Claudia de Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH
topic TDAH
description Introdução: o TDAH é definido como padrão persistente e disfuncional de desatenção, podendo estar associado a sintomas de hiperatividade e impulsividade. Objetivo: transcrever, através do que está disponível na literatura, sobre o que tange o diagnóstico e tratamento do Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Metodologia: A presente pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS) e na Scientific Electronic Library Online (SCIELO). No estudo foram considerados como critérios de inclusão: artigos publicados no período de 2015 a 2021 (a fim de garantir a atualidade das publicações), disponíveis na íntegra, gratuitos, em língua portuguesa, e relacionados com a tema. Resultados: Os estudos apresentaram como é realizado o diagnóstico e o tratamento do TDHA, assim como a associação da medicação e tratamento psicossocial. Conclusão: associar o tratamento medicamentoso as intervenções de cunho psicossocial podem auxiliar na qualidade de vida das crianças com TDAH, especialmente se houver uma integração dos elementos que fazem parte do dia a dia da criança, como casa e escola e/ou pais e professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-02T15:00:02Z
2022-07-02T15:00:02Z
2022-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24122
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 17
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv PORTO ALEGRE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415800604393472