Os riscos da fadiga à segurança de voo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8238 |
Resumo: | Este trabalho cientifico apresentou os resultados da pesquisa de uma condição experienciada por muitas pessoas, a fadiga, mas de difícil percepção devido à complexidade de sua mensuração, que afeta diretamente questões fisiológicas dos indivíduos, principalmente daqueles que trabalham na aviação. O objetivo foi trazer à pauta um estudo amplo e completo, que pudesse estar ao alcance da interpretação e entendimento de pessoas das mais diversas áreas. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, com procedimento bibliográfico e com abordagem qualitativa, sendo referenciada através de livros, artigos, trabalhos científicos e pesquisas aplicadas por instituições da área da medicina e aviação, e que ajudam a enriquecer e esclarecer o conhecimento sobre o tema. O trabalho abordou de forma cronológica o fator humano e a fadiga na aviação, com o desenvolvimento de um estudo sobre a ciência do sono e da fisiologia humana, inseriu e relacionou a problemática dentro de incidentes e acidentes aeronáuticas, por fim, explanou os principais aspectos da Nova Lei do Aeronauta e RBAC 117 criados com embasamento científico e exposição de recursos para o gerenciamento de fadiga. Como resultado desta monografia, foi constatado como a privação de sono, o acúmulo de noites mal dormidas, escalas de trabalho mal elaboradas e regulamentação trabalhista falha propiciam à fadiga, e o quanto esta condição pode afetar a rotina de um indivíduo, causando transtornos motores, fisiológicos e cognitivos graves, além de erros significativos nos critérios de tomadas de decisão e alerta situacional das atividades onde se exige alto grau de atenção, como a dos aeronautas, podendo levar a consequências catastróficas. Entretanto, fica também evidenciado que o uso de ferramentas mitigadoras, o incentivo a pesquisas e o comprometimento de todos inseridos no meio aeronáutico se mostra como o caminho mais eficaz para um sistema aéreo mais seguro e uma vida plena. |
id |
Ânima_64f3638cc330930340b24c28c5de3692 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/8238 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os riscos da fadiga à segurança de vooCiência do sonoFadigaFator humanoGerenciamento de fadigaRBAC 117Este trabalho cientifico apresentou os resultados da pesquisa de uma condição experienciada por muitas pessoas, a fadiga, mas de difícil percepção devido à complexidade de sua mensuração, que afeta diretamente questões fisiológicas dos indivíduos, principalmente daqueles que trabalham na aviação. O objetivo foi trazer à pauta um estudo amplo e completo, que pudesse estar ao alcance da interpretação e entendimento de pessoas das mais diversas áreas. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, com procedimento bibliográfico e com abordagem qualitativa, sendo referenciada através de livros, artigos, trabalhos científicos e pesquisas aplicadas por instituições da área da medicina e aviação, e que ajudam a enriquecer e esclarecer o conhecimento sobre o tema. O trabalho abordou de forma cronológica o fator humano e a fadiga na aviação, com o desenvolvimento de um estudo sobre a ciência do sono e da fisiologia humana, inseriu e relacionou a problemática dentro de incidentes e acidentes aeronáuticas, por fim, explanou os principais aspectos da Nova Lei do Aeronauta e RBAC 117 criados com embasamento científico e exposição de recursos para o gerenciamento de fadiga. Como resultado desta monografia, foi constatado como a privação de sono, o acúmulo de noites mal dormidas, escalas de trabalho mal elaboradas e regulamentação trabalhista falha propiciam à fadiga, e o quanto esta condição pode afetar a rotina de um indivíduo, causando transtornos motores, fisiológicos e cognitivos graves, além de erros significativos nos critérios de tomadas de decisão e alerta situacional das atividades onde se exige alto grau de atenção, como a dos aeronautas, podendo levar a consequências catastróficas. Entretanto, fica também evidenciado que o uso de ferramentas mitigadoras, o incentivo a pesquisas e o comprometimento de todos inseridos no meio aeronáutico se mostra como o caminho mais eficaz para um sistema aéreo mais seguro e uma vida plena.Lohn, Joel IrineuPereira, Douglas de Borba2020-08-31T21:37:35Z2020-11-28T23:34:01Z2020-08-31T21:37:35Z2020-11-28T23:34:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8238Ciências Aeronáuticas - Unisul VirtualPalhoça- SCAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-03-30T13:40:52Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/8238Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-03-30T13:40:52Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os riscos da fadiga à segurança de voo |
title |
Os riscos da fadiga à segurança de voo |
spellingShingle |
Os riscos da fadiga à segurança de voo Pereira, Douglas de Borba Ciência do sono Fadiga Fator humano Gerenciamento de fadiga RBAC 117 |
title_short |
Os riscos da fadiga à segurança de voo |
title_full |
Os riscos da fadiga à segurança de voo |
title_fullStr |
Os riscos da fadiga à segurança de voo |
title_full_unstemmed |
Os riscos da fadiga à segurança de voo |
title_sort |
Os riscos da fadiga à segurança de voo |
author |
Pereira, Douglas de Borba |
author_facet |
Pereira, Douglas de Borba |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lohn, Joel Irineu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Douglas de Borba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência do sono Fadiga Fator humano Gerenciamento de fadiga RBAC 117 |
topic |
Ciência do sono Fadiga Fator humano Gerenciamento de fadiga RBAC 117 |
description |
Este trabalho cientifico apresentou os resultados da pesquisa de uma condição experienciada por muitas pessoas, a fadiga, mas de difícil percepção devido à complexidade de sua mensuração, que afeta diretamente questões fisiológicas dos indivíduos, principalmente daqueles que trabalham na aviação. O objetivo foi trazer à pauta um estudo amplo e completo, que pudesse estar ao alcance da interpretação e entendimento de pessoas das mais diversas áreas. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, com procedimento bibliográfico e com abordagem qualitativa, sendo referenciada através de livros, artigos, trabalhos científicos e pesquisas aplicadas por instituições da área da medicina e aviação, e que ajudam a enriquecer e esclarecer o conhecimento sobre o tema. O trabalho abordou de forma cronológica o fator humano e a fadiga na aviação, com o desenvolvimento de um estudo sobre a ciência do sono e da fisiologia humana, inseriu e relacionou a problemática dentro de incidentes e acidentes aeronáuticas, por fim, explanou os principais aspectos da Nova Lei do Aeronauta e RBAC 117 criados com embasamento científico e exposição de recursos para o gerenciamento de fadiga. Como resultado desta monografia, foi constatado como a privação de sono, o acúmulo de noites mal dormidas, escalas de trabalho mal elaboradas e regulamentação trabalhista falha propiciam à fadiga, e o quanto esta condição pode afetar a rotina de um indivíduo, causando transtornos motores, fisiológicos e cognitivos graves, além de erros significativos nos critérios de tomadas de decisão e alerta situacional das atividades onde se exige alto grau de atenção, como a dos aeronautas, podendo levar a consequências catastróficas. Entretanto, fica também evidenciado que o uso de ferramentas mitigadoras, o incentivo a pesquisas e o comprometimento de todos inseridos no meio aeronáutico se mostra como o caminho mais eficaz para um sistema aéreo mais seguro e uma vida plena. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31T21:37:35Z 2020-11-28T23:34:01Z 2020-08-31T21:37:35Z 2020-11-28T23:34:01Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8238 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciências Aeronáuticas - Unisul Virtual |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
75 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Palhoça- SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415797791064064 |